Barberá bate Márquez por 0s06 em pista molhada e fecha segundo treino da MotoGP na Alemanha na frente. Dovizioso é 7º
Héctor Barberá aproveitou a última de suas 26 voltas para bater Marc Márquez por 0s063 e ficar com a liderança do segundo treino da MotoGP na Alemanha. Com pista molhada, Dani Pedrosa fez o terceiro tempo, enquanto Andrea Dovizioso ficou em sétimo
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Héctor Barberá conseguiu combater a força da Honda no piso molhado de Sachsenring. O piloto da Avintia aproveitou a última de suas 26 voltas na manhã desta sexta-feira (30) para superar Marc Márquez e garantir o topo da folha de tempos.
Depois de uma manhã bastante nublada, a tarde foi de chuva em Sachsenring. Confirmando a previsão desanimadora para o fim de semana, os pilotos encontraram condições variadas nesta tarde alemã. Após o piso seco da manhã, os titulares da classe rainha encontraram o asfalto em condições intermediárias e, depois, completamente molhado.
Já na parte final da sessão, os tempos começaram a cair com o asfalto secando, agitando a briga pelo topo da tabela. Com 1min28s115, Barberá tirou a liderança de Márquez por apenas 0s063.
Héctor Barberá foi o mais rápido nesta tarde (Foto: Michelin)
Mostrando bom ritmo no molhado, Dani Pedrosa ficou com o terceiro tempo, à frente de Danilo Petrucci, que segue em boa fase. 0s412 atrás de Héctor, Aleix Espargaró colocou a Aprilia na quinta colocação, seguido por Cal Crutchlow.
Líder do Mundial, Andrea Dovizioso foi 0s638 mais lento que o piloto da Avintia e ficou no sétimo posto, escoltado por Jonas Folger, Sam Lowes e Jorge Lorenzo.
Valentino Rossi foi 1s434 mais lento que o líder e ficou apenas em 15º, com Maverick Viñales aparecendo em 20º.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Sachsenring:
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Depois de uma manhã de pista seca, os pilotos tiveram de lidar com condições completamente opostas em Sachsenring, já que a chuva começou ao fim do treino da Moto3. Quando a classe rainha voltou para a pista, os termômetros marcavam 18°C, com o asfalto chegando a 24°C. A velocidade do vento era de 23 km/h.
No piso molhado, foi Dani Pedrosa quem começou na frente, 0s956 mais rápido que Petrucci. Márquez vinha em terceiro, seguido por Pol, Barberá e Lorenzo.
Pouco depois, Barberá tomou a liderança, mas apenas brevemente, com Pedrosa virando 0s953 melhor logo depois. Lorenzo era terceiro, à frente de Lowes e Rossi.
Exalando confiança, Pedrosa melhorou ainda mais, alcançando 1min29s572, 0s841 melhor que Márquez, o segundo colocado. Lorenzo era terceiro, à frente de Rossi e Baz.
Loris, aliás, avançou pouco depois, assumindo o segundo posto, ainda 0s300 atrás de Pedrosa. Márquez caiu para terceiro, à frente de Crutchlow e Lorenzo.
Com 1min29s472, Márquez encerrou o reinado do companheiro de equipe no topo da tabela, 0s100 mais rápido que Dani. Baz era o terceiro, com Lowes vindo em quarto, à frente de Petrucci.
Com cerca de 20 minutos de sessão, os boxes ganharam em movimentação. O top-10 tinha Márquez, Pedrosa, Petrucci, Baz, Lowes, Crutchlow, Aleix, Barberá, Rossi e Abraham. Viñales era 15º, à frente de Dovizioso.
Quando os times começavam a pensar em colocar os slicks, a chuva voltou. E com força. Restava pouco menos de meia hora no cronômetro.
Durante o treino desta tarde, aliás, a Aspar começou a testar o sistema de comunicação por mensagens de texto que entrará em vigor no próximo ano. Karel Abraham, por exemplo, recebeu o aviso para entrar nos boxes para uma troca de pneus.
Karel Abraham testou o novo sistema de comunicação (Foto: Reprodução)
Um dos poucos a rodar, Zarco sofre uma queda na curva quatro, mas escapou sem maiores consequências. Antes de cair, porém, Johann saltou para o sétimo posto da tabela, 0s635 atrás de Márquez.
Aos poucos, mais e mais pilotos foram entrando na pista, mas com poucas mudanças na tabela de tempos.
Com o asfalto secando, embora ainda com muito spray, Petrucci avançou para a segunda colocação, 0s059 atrás de Márquez. Aleix também foi mais rápido e subiu para a quarta colocação.
Faltando menos de dez minutos para a bandeirada, Danilo chegou a 1min29s209 e assumiu o comando da sessão, 0s263 mais rápido que Márquez. Baz seguiu a mesma linha e se instalou em terceiro, assim como Miller, o novo quinto colocado.
Pouco depois, Dovizioso baixou para 1min29s340 e avançou para a terceira colocação, 0s131 atrás de Petrucci. Mais atrás, Viñales era 14º.
0s163 melhor que Petrucci, Barberá pegou a liderança da sessão, mas mal conseguiu esquentar o lugar, já que Aleix passou 0s170 melhor e ficou com a ponta.
Dovizioso entrou na brincadeira, foi a 1min28s753 e se colocou na liderança, 0s123 melhor que Aleix. Márquez, então, apareceu para tirar 0s302 da marca de Andrea e dar o ritmo da sessão.
Pedrosa conseguiu uma melhora e avançou para segundo, mas a dobradinha da Honda não durou, já que Aleix, Petrucci e Barberá apareceram para separa a dupla espanhola.
Márquez, então, baixou sua marca, mas seguiu escoltado de perto por Barberá. Com ritmo forte, o #93 foi mais longe e abriu 0s269 de margem para o rival. Restava um minuto de sessão. Mais atrás, Rossi avançou para 12º, 1s4 atrás do líder.
Já com o cronômetro zerado em Sachsenring, Barberá bateu Márquez pela ponta por 0s063 e ficou com a liderança.
MotoGP, GP da Alemanha, Sachsenring, 2º Treino Livre:
1 | 8 | HECTOR BARBERÁ | ESP | AVINTIA DUCATI | 1:28.115 | |
2 | 93 | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:28.178 | +0.063 |
3 | 26 | DANI PEDROSA | ESP | HONDA | 1:28.468 | +0.353 |
4 | 9 | DANILO PETRUCCI | ITA | DUCATI | 1:28.468 | +0.353 |
5 | 41 | ALEIX ESPARGARÓ | ESP | APRILIA | 1:28.527 | +0.412 |
6 | 35 | CAL CRUTCHLOW | ING | LCR HONDA | 1:28.616 | +0.501 |
7 | 4 | ANDREA DOVIZIOSO | ITA | DUCATI | 1:28.753 | +0.638 |
8 | 94 | JONAS FOLGER | ALE | TECH3 YAMAHA | 1:28.988 | +0.873 |
9 | 22 | SAM LOWES | ING | APRILIA | 1:28.994 | +0.879 |
10 | 99 | JORGE LORENZO | ESP | DUCATI | 1:29.017 | +0.902 |
11 | 19 | ÁLVARO BAUTISTA | ESP | ASPAR DUCATI | 1:29.076 | +0.961 |
12 | 44 | POL ESPARGARÓ | ESP | KTM | 1:29.321 | +1.206 |
13 | 76 | LORIS BAZ | ESP | AVINTIA DUCATI | 1:29.364 | +1.249 |
14 | 36 | MIKA KALLIO | FIN | KTM | 1:29.446 | +1.331 |
15 | 46 | VALENTINO ROSSI | ITA | YAMAHA | 1:29.549 | +1.434 |
16 | 43 | JACK MILLER | AUS | MARC VDS HONDA | 1:29.586 | +1.471 |
17 | 17 | KAREL ABRAHAM | RTC | ASPAR DUCATI | 1:29.774 | +1.659 |
18 | 5 | JOHANN ZARCO | FRA | TECH3 YAMAHA | 1:29.927 | +1.812 |
19 | 38 | BRADLEY SMITH | ING | KTM | 1:29.972 | +1.857 |
20 | 25 | MAVERICK VIÑALES | ESP | YAMAHA | 1:30.017 | +1.902 |
21 | 45 | SCOTT REDDING | ING | PRAMAC DUCATI | 1:30.017 | +1.902 |
22 | 42 | ÁLEX RINS | ESP | SUZUKI | 1:30.342 | +2.227 |
23 | 53 | TITO RABAT | ESP | MARC VDS HONDA | 1:30.508 | +2.393 |
24 | 29 | ANDREA IANNONE | ITA | SUZUKI | 1:30.559 | +2.444 |
RECORDE | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:21.530 | 162.0 km/h | |
MELHOR VOLTA | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:20.336 | 164.5 km/h | |
Condições do tempo | PISTA MOLHADA | ar: 18°C | pista: 20ºC |
#GALERIA(7095)
POLÊMICA MOSTRA QUE VETTEL PISOU NA BOLA E HAMILTON FOI MALANDRO EM BAKU
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }