Enea Bastianini voltou ao topo do pódio da Moto3 com uma atuação irretocável no GP do Japão. O piloto da Gresini caçou Brad Binder na parte final da prova deste domingo (16) e deu o bote na volta final para receber a bandeirada com 0s017 de margem.
Largando em segundo, Binder dominou a maior parte da corrida, enquanto Bastianini travou um longo duelo com Andrea Migno. Na segunda metade da corrida, o piloto da Red Bull KTM Ajo apertou o passo e chegou a abrir quase 1s de vantagem, mas viu o rival da Gresini escapar das garras da concorrência e iniciar uma verdadeira caçada.
Enea Bastianini venceu o GP do Japão (Foto: Gresini)
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Na volta final, Enea aproveitou o vácuo de Binder na reta oposta para encostar no rival e lançar um ataque certeiro na curva 11. Brad seguiu junto, mas sem novas chances de recuperar a posição.
Correndo em casa, Hiroki Ono teve sorte em escapar ileso de um erro de Migno na volta final e conquistou seu primeiro pódio no Mundial. Mas perdeu seu pódio duas horas depois da corrida, desclassificado por seu conjunto moto/piloto estar aquém do peso mínimo.
Com o tombo de Migno e a desclassificação de Ono, Nicolò Bulega garantiu a terceira colocação, à frente de Fabio Di Giannantonio, Francesco Bagnaia e Livio Loi. Fabio Quartararo, Joan Mir e Niccolò Antonelli completam o rol dos dez primeiros.
Ainda nos primeiros metros da disputa, Jorge Navarro sofreu uma queda e não conseguiu voltar para a disputa. Assim, Bastianini retoma o segundo posto na classificação do Mundial de Moto3.
Binder chegou aos 269 pontos, 105 a mais que Bastianini, que abriu 21 de frente para Navarro. Bulega e Mir completam o top-5 da classificação.
Saiba como foi o GP do Japão de Moto3:
Acompanhando o previsto pelos meteorologistas, o domingo em Motegi amanheceu com sol e tempo firme. Quando os pilotos da Moto3 alinharam no grid para a 15ª etapa da temporada, os termômetros marcavam 22°C, com o asfalto chegando aos 32 °C.
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Dono da segunda melhor marca no treino classificatório, Andrea Migno vai largar na pole-position pela primeira vez na carreira depois de herdar a ponta do grid por conta de uma punição a Hiroki Ono. Campeão antecipado de 2016, Brad Binder aparece em segundo, à frente de Enea Bastianini.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop separou pneus dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, a escolha mais popular foi um par de compostos médios, com alguns pilotos como Quartararo, Oettl, Loi, Danilo, Bendsneyder e Herrera optando pela borracha macia na traseira, enquanto Jules, Guevara e Livio foram com o pneu amarelo na dianteira.
Quando as luzes se apagaram no circuito da ilha de Honshu, Migno fez uma boa saída apesar de um wheelie sob o olhar atento do mentor Valentino Rossi e manteve a ponta, à frente de Binder e Bastianini.
Ainda na primeira curva, John McPhee, Gabriel Rodrigo e Jorge Navarro se envolveram em um acidente e caíram, com os dois últimos permanecendo no chão para receber atenção dos fiscais.
Enquanto isso, Migno deu uma errada e escapou da linha, facilitando a passagem de Binder, Bastianini e Bagnaia, que tomaram o top-3.
Mais adiante, Bagnaia saltou para o segundo posto, com Migno também passando o rival da Gresini na curva cinco. O #33 reagiu metros mais tarde e voltou a ocupar a terceira colocação.
No segundo giro, Bastianini assumiu o segundo posto, à frente de Bagnaia, Ono e Migno. Líder, Binder tinha 0s4 de vantagem.
Ainda no início da corrida, a direção de prova anunciou punições a María Herrera e Bo Bendsneyder, que tiveram de cumprir um ride-through por terem queimado a largada.
Brad Binder ficou a 0s017 da vitória (Foto: Red Bull KTM Ajo)
Rapidamente, Bastianini começou a descontar a vantagem de Binder, se aproximando da briga pela ponta. Migno vinha em terceiro, à frente de Bagnaia, Ono, Bulega, Quartararo, Dalla Porta, Darryn Binder e Di Giannantonio. Aliás, vinha sendo um ótimo fim de semana para o irmão caçula do campeão de 2016.
Vinha sendo do verbo não é mais. Na quarta volta, Darryn caiu na curva três, mas voltou para a pista rapidamente. A zona de pontuação, entretanto, já tinha ficado pelo caminho.
Pouco depois, Locatelli foi ao chão na curva nove, assim como Locatelli, que se acidentou no mesmo ponto. Ilesos, os dois logo correram para pegar as motos e voltar para a pista.
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Alheio aos problemas da concorrência, Migno passou Bastianini por dentro na curva cinco e assumiu o segundo posto, passando a liderar o ataque ao líder Binder. Enea, entretanto, agiu rápido e retomou a posição na freada da 90°.
Mais atrás, Bulega ia avançando aos poucos. Na sexta volta, o italiano passou Ono pelo quinto posto e agora tinha Bagnaia como próximo alvo.
Lá na frente, Migno voltou a atacar Bastianini e passou por dentro, mas levou o troco alguns metros adiante.
Em seguida, Bulega, que completa 17 anos neste domingo, escapou da linha e perdeu o sexto posto para Ono. Na abertura da oitava volta, o top-6 já tinha escapado do segundo pelotão, com Di Giannantonio, o sétimo na tabela, exibindo 1s833 de atraso para Nicolò, o sexto.
Ainda sem ameaçaram Binder, Bastianini e Migno seguiam numa briga de gato e rato, com o #33 levando vantagem em meados do oitavo giro da disputa.
Depois da escapadela, Bulega não tardou em se recompor e aproveitou um erro de Ono para pular para o quinto posto. Bagnaia vinha cerca de 0s3 à frente.
Restando 11 voltas para o fim da corrida, Migno voltou a passar Bastianini na curva três, mas o troco veio pouco depois, na curva cinco.
Apesar da disputa que acontecia logo atrás, Binder não tinha conseguido escapar e estava quase sempre a cerca de 0s2 dos rivais.
Sem avanços de Bulega na direção de Bagnaia, Ono voltou a passar o piloto da VR46, assumindo a caçada ao adversário da Aspar.
Na décima volta da disputa, Arón Canet sofreu uma queda e abandonou a disputa. Foi a segunda queda do piloto da Estrella Galicia 0,0. Falando na equipe de Emilio Alzamora, a informação que vinha de Motegi era de que Navarro tinha deslocado o ombro no acidente da primeira volta.
Também em meados da disputa, Jorge Martín sucumbiu às dores resultantes de acidentes anteriores e acabou abandonando a corrida.
Na 12ª volta da prova, Binder seguia no topo da tabela, agora com 0s288 de vantagem para Bastianini. Migno era o terceiro, à frente de Ono, Bagnaia, Bulega, Oettl, Di Giannantonio, Loi e Mir.
Campeão antecipado, Binder não vinha nem um pouco em ritmo de festa e passou a apertar o passo para ampliar sua folga na ponta. Na abertura do 13º giro, o sul-africano tinha 0s378 de margem para Bastianini.
Na curva 11, Ono passou Migno e assumiu o terceiro lugar, mas o troco veio minutos mais tarde. Bulega também aproveitou e subiu para quarto, mas também levou o Xis.
Vendo a fuga de Binder, Bastianini passou a apertar o passo e reduziu para menos de 0s3 a margem do #41 quando restavam apenas três voltas para o fim da corrida.
Mais atrás, Andrea Migno voltou a passar Ono pelo terceiro posto num erro do nipônico. Bulega era quinto, à frente de Oettl e Di Giannantonio.
Pressionado, Binder deu uma ligeira escapada da linha, facilitando a aproximação de Bastianini, que já exibia mais de 1s5 de vantagem para Migno, o terceiro.
Com dois giros para o fim, Ono conseguiu passar Migno para voltar ao pódio, deixando o italiano para se defender da pressão de Bulega.
Na última volta, Bastianini vinha colado em Binder, que ia conseguindo defender a ponta.
Já nos metros finais, Migno errou tentando passar Ono e caiu, abandonando a disputa. Na ponta, Enea aproveitou o vácuo na reta oposta, lançou um ataque na curva 11 e garantiu a vitória com 0s017 de margem.
Moto3, GP do Japão, Motegi, Final:
1 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
39:24.273 |
20 voltas |
2 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
+0.017 |
|
3 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+4.002 |
|
4 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+5.119 |
|
5 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+6.288 |
|
6 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+7.739 |
|
7 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
+7.749 |
|
8 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
+8.344 |
|
9 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
+8.880 |
|
10 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+9.037 |
|
11 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
VR46 KTM |
+12.332 |
|
12 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
+13.525 |
|
13 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
+18.818 |
|
14 |
12 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
SAXOPRINT Peugeot |
+21.263 |
|
15 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
+21.291 |
|
16 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+21.727 |
|
17 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE Mahindra |
+34.475 |
|
18 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+39.950 |
|
19 |
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
+40.177 |
|
20 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
+46.804 |
|
21 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+49.085 |
|
22 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE Mahindra |
+52.570 |
|
23 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
+52.682 |
|
24 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+1:16.774 |
|
25 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
+1:22.102 |
|
26 |
13 |
SHIZUKA OKAZAKI |
JAP |
UQ & TELURU KOHARA Honda |
+1:51.623 |
|
|
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
|
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
NC |
|
|
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
NC |
|
|
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
NC |
|
|
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
NC |
|
|
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
NC |
|
|
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
NC |
|
|
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
Desclassificado |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
1:56.443 |
148.4 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
1:57.218 |
147.4 km/h |
RECORDE |
ÁLEX MÁRQUEZ |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:57.112 |
147.5 km/h |
MELHOR VOLTA |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
1:56.443 |
148.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
SOL |
|
ar: 23ºC | pista: 35ºC |
#GALERIA(6818)
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