Bastianini caça Binder, dá bote na volta final da Moto3 e vence GP do Japão com 0s017 de vantagem

Enea Bastianini encerrou um longo jejum de vitórias com uma atuação irretocável na segunda metade do GP do Japão. Piloto da Gresini deu o bote em Brad Binder na volta final e recebeu a bandeirada com 0s017 de vantagem. Hiroki Ono fechou o top-3, mas acabou desclassificado

Enea Bastianini voltou ao topo do pódio da Moto3 com uma atuação irretocável no GP do Japão. O piloto da Gresini caçou Brad Binder na parte final da prova deste domingo (16) e deu o bote na volta final para receber a bandeirada com 0s017 de margem.
 
Largando em segundo, Binder dominou a maior parte da corrida, enquanto Bastianini travou um longo duelo com Andrea Migno. Na segunda metade da corrida, o piloto da Red Bull KTM Ajo apertou o passo e chegou a abrir quase 1s de vantagem, mas viu o rival da Gresini escapar das garras da concorrência e iniciar uma verdadeira caçada.
Enea Bastianini venceu o GP do Japão (Foto: Gresini)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A classificação do Mundial de Moto3 após o GP do Japão

Na volta final, Enea aproveitou o vácuo de Binder na reta oposta para encostar no rival e lançar um ataque certeiro na curva 11. Brad seguiu junto, mas sem novas chances de recuperar a posição.

Correndo em casa, Hiroki Ono teve sorte em escapar ileso de um erro de Migno na volta final e conquistou seu primeiro pódio no Mundial. Mas perdeu seu pódio duas horas depois da corrida, desclassificado por seu conjunto moto/piloto estar aquém do peso mínimo.
 
Com o tombo de Migno e a desclassificação de Ono, Nicolò Bulega garantiu a terceira colocação, à frente de Fabio Di Giannantonio, Francesco Bagnaia e Livio Loi. Fabio Quartararo, Joan Mir e Niccolò Antonelli completam o rol dos dez primeiros.
 
Ainda nos primeiros metros da disputa, Jorge Navarro sofreu uma queda e não conseguiu voltar para a disputa. Assim, Bastianini retoma o segundo posto na classificação do Mundial de Moto3.
Binder chegou aos 269 pontos, 105 a mais que Bastianini, que abriu 21 de frente para Navarro. Bulega e Mir completam o top-5 da classificação.
 
Saiba como foi o GP do Japão de Moto3:
 
Acompanhando o previsto pelos meteorologistas, o domingo em Motegi amanheceu com sol e tempo firme. Quando os pilotos da Moto3 alinharam no grid para a 15ª etapa da temporada, os termômetros marcavam 22°C, com o asfalto chegando aos 32 °C. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Dono da segunda melhor marca no treino classificatório, Andrea Migno vai largar na pole-position pela primeira vez na carreira depois de herdar a ponta do grid por conta de uma punição a Hiroki Ono. Campeão antecipado de 2016, Brad Binder aparece em segundo, à frente de Enea Bastianini.
 
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop separou pneus dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, a escolha mais popular foi um par de compostos médios, com alguns pilotos como Quartararo, Oettl, Loi, Danilo, Bendsneyder e Herrera optando pela borracha macia na traseira, enquanto Jules, Guevara e Livio foram com o pneu amarelo na dianteira.
 
Quando as luzes se apagaram no circuito da ilha de Honshu, Migno fez uma boa saída apesar de um wheelie sob o olhar atento do mentor Valentino Rossi e manteve a ponta, à frente de Binder e Bastianini.
 
Ainda na primeira curva, John McPhee, Gabriel Rodrigo e Jorge Navarro se envolveram em um acidente e caíram, com os dois últimos permanecendo no chão para receber atenção dos fiscais.
 
Enquanto isso, Migno deu uma errada e escapou da linha, facilitando a passagem de Binder, Bastianini e Bagnaia, que tomaram o top-3.
 
Mais adiante, Bagnaia saltou para o segundo posto, com Migno também passando o rival da Gresini na curva cinco. O #33 reagiu metros mais tarde e voltou a ocupar a terceira colocação.
 
No segundo giro, Bastianini assumiu o segundo posto, à frente de Bagnaia, Ono e Migno. Líder, Binder tinha 0s4 de vantagem.
 
Ainda no início da corrida, a direção de prova anunciou punições a María Herrera e Bo Bendsneyder, que tiveram de cumprir um ride-through por terem queimado a largada.
Brad Binder ficou a 0s017 da vitória (Foto: Red Bull KTM Ajo)
Rapidamente, Bastianini começou a descontar a vantagem de Binder, se aproximando da briga pela ponta. Migno vinha em terceiro, à frente de Bagnaia, Ono, Bulega, Quartararo, Dalla Porta, Darryn Binder e Di Giannantonio. Aliás, vinha sendo um ótimo fim de semana para o irmão caçula do campeão de 2016.
 
Vinha sendo do verbo não é mais. Na quarta volta, Darryn caiu na curva três, mas voltou para a pista rapidamente. A zona de pontuação, entretanto, já tinha ficado pelo caminho.
 
Pouco depois, Locatelli foi ao chão na curva nove, assim como Locatelli, que se acidentou no mesmo ponto. Ilesos, os dois logo correram para pegar as motos e voltar para a pista.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Alheio aos problemas da concorrência, Migno passou Bastianini por dentro na curva cinco e assumiu o segundo posto, passando a liderar o ataque ao líder Binder. Enea, entretanto, agiu rápido e retomou a posição na freada da 90°.
 
Mais atrás, Bulega ia avançando aos poucos. Na sexta volta, o italiano passou Ono pelo quinto posto e agora tinha Bagnaia como próximo alvo.
 
Lá na frente, Migno voltou a atacar Bastianini e passou por dentro, mas levou o troco alguns metros adiante.
Em seguida, Bulega, que completa 17 anos neste domingo, escapou da linha e perdeu o sexto posto para Ono. Na abertura da oitava volta, o top-6 já tinha escapado do segundo pelotão, com Di Giannantonio, o sétimo na tabela, exibindo 1s833 de atraso para Nicolò, o sexto.
 
Ainda sem ameaçaram Binder, Bastianini e Migno seguiam numa briga de gato e rato, com o #33 levando vantagem em meados do oitavo giro da disputa.
 
Depois da escapadela, Bulega não tardou em se recompor e aproveitou um erro de Ono para pular para o quinto posto. Bagnaia vinha cerca de 0s3 à frente.
 
Restando 11 voltas para o fim da corrida, Migno voltou a passar Bastianini na curva três, mas o troco veio pouco depois, na curva cinco.
 
Apesar da disputa que acontecia logo atrás, Binder não tinha conseguido escapar e estava quase sempre a cerca de 0s2 dos rivais.
 
Sem avanços de Bulega na direção de Bagnaia, Ono voltou a passar o piloto da VR46, assumindo a caçada ao adversário da Aspar.
 
Na décima volta da disputa, Arón Canet sofreu uma queda e abandonou a disputa. Foi a segunda queda do piloto da Estrella Galicia 0,0. Falando na equipe de Emilio Alzamora, a informação que vinha de Motegi era de que Navarro tinha deslocado o ombro no acidente da primeira volta.
 
Também em meados da disputa, Jorge Martín sucumbiu às dores resultantes de acidentes anteriores e acabou abandonando a corrida.
 
Na 12ª volta da prova, Binder seguia no topo da tabela, agora com 0s288 de vantagem para Bastianini. Migno era o terceiro, à frente de Ono, Bagnaia, Bulega, Oettl, Di Giannantonio, Loi e Mir.
 
Campeão antecipado, Binder não vinha nem um pouco em ritmo de festa e passou a apertar o passo para ampliar sua folga na ponta. Na abertura do 13º giro, o sul-africano tinha 0s378 de margem para Bastianini. 
 
Na curva 11, Ono passou Migno e assumiu o terceiro lugar, mas o troco veio minutos mais tarde. Bulega também aproveitou e subiu para quarto, mas também levou o Xis.
 
Vendo a fuga de Binder, Bastianini passou a apertar o passo e reduziu para menos de 0s3 a margem do #41 quando restavam apenas três voltas para o fim da corrida.
 
Mais atrás, Andrea Migno voltou a passar Ono pelo terceiro posto num erro do nipônico. Bulega era quinto, à frente de Oettl e Di Giannantonio.
 
Pressionado, Binder deu uma ligeira escapada da linha, facilitando a aproximação de Bastianini, que já exibia mais de 1s5 de vantagem para Migno, o terceiro.
 
Com dois giros para o fim, Ono conseguiu passar Migno para voltar ao pódio, deixando o italiano para se defender da pressão de Bulega.
 
Na última volta, Bastianini vinha colado em Binder, que ia conseguindo defender a ponta.
 
Já nos metros finais, Migno errou tentando passar Ono e caiu, abandonando a disputa. Na ponta, Enea aproveitou o vácuo na reta oposta, lançou um ataque na curva 11 e garantiu a vitória com 0s017 de margem.

Moto3, GP do Japão, Motegi, Final:

1 33 ENEA BASTIANINI ITA GRESINI Honda 39:24.273 20 voltas
2 41 BRAD BINDER RSA RED BULL KTM AJO +0.017  
3 8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM +4.002  
4 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +5.119  
5 4 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda +6.288  
6 21 FRANCESCO BAGNAIA ITA ASPAR Mahindra +7.739  
7 11 LIVIO LOI BEL RW Kalex Honda +7.749  
8 20 FABIO QUARTARARO FRA KIEFER KTM +8.344  
9 36 JOAN MIR ESP KIEFER KTM +8.880  
10 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA ONGETTA Honda +9.037  
11 48 LORENZO DALLA PORTA ITA VR46 KTM +12.332  
12 7 ADAM NORRODIN MAL SEPANG Honda +13.525  
13 84 JAKUB KORNFEIL TCH SEPANG Honda +18.818  
14 12 ALBERT ARENAS ESP SAXOPRINT Peugeot +21.263  
15 24 TATSUKI SUZUKI JAP CIP Mahindra +21.291  
16 95 JULES DANILO FRA ONGETTA Honda +21.727  
17 42 MARCOS RAMÍREZ ESP WORLDWIDE Mahindra +34.475  
18 64 BO BENDSNEYDER HOL RED BULL KTM AJO +39.950  
19 89 KHAIRUL IDHAM PAWI MAL TEAM ASIA Honda +40.177  
20 3 FABIO SPIRANELLI ITA CIP Mahindra +46.804  
21 77 LORENZO PETRARCA ITA TEAM ITALIA Mahindra +49.085  
22 40 DARRYN BINDER RSA WORLDWIDE Mahindra +52.570  
23 6 MARÍA HERRERA ESP MH6 KTM +52.682  
24 16 ANDREA MIGNO ITA VR46 KTM +1:16.774  
25 58 JUANFRAN GUEVARA ESP RBA KTM +1:22.102  
26 13 SHIZUKA OKAZAKI JAP UQ & TELURU KOHARA Honda +1:51.623  
  88 JORGE MARTÍN ESP ASPAR Mahindra NC  
  44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda NC  
  55 ANDREA LOCATELLI ITA KIEFER KTM NC  
  43 STEFANO VALTULINI ITA TEAM ITALIA Mahindra NC  
  9 JORGE NAVARRO ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda NC  
  17 JOHN McPHEE ING SAXOPRINT Peugeot NC  
  19 GABRIEL RODRIGO ARG RBA KTM NC  
  76 HIROKI ONO JAP TEAM ASIA Honda Desclassificado  
             
POLE HIROKI ONO JAP TEAM ASIA Honda 1:56.443 148.4 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM 1:57.218 147.4 km/h
RECORDE ÁLEX MÁRQUEZ ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda 1:57.112 147.5 km/h
MELHOR VOLTA HIROKI ONO JAP TEAM ASIA Honda 1:56.443 148.4 km/h
             
    Condições do tempo   SOL   ar: 23ºC | pista: 35ºC
 

#GALERIA(6818)

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.