Binder ganha duelo com Márquez e escapa no fim em Aragão para vencer na Moto2. Bagnaia é 2º

Brad Binder conseguiu responder ao ataque de Álex Márquez e aproveitou as voltas finais para escapar do rival da Marc VDS em Aragão e vencer pela segunda vez na Moto2. Francesco Bagnaia também colocou o #73 para escanteio e ficou com o segundo posto

Brad Binder surpreendeu mais uma vez. Depois de faturar a pole em Aragão, o #41 venceu um duelo com Álex Márquez e disparou na ponta nas voltas finais do GP deste domingo (23) para alcançar seu segundo triunfo na Moto2.
 
Dono na pole, Binder fez uma boa saída e manteve a ponta, com Márquez logo bateu Marcel Schrotter para subir para o segundo posto. No fim da segunda volta, o #73 passou Brad e assumiu a ponta num erro do rival na curva 17.
 
Os dois ponteiros seguiram juntos nas voltas seguintes, com Francesco Bagnaia em terceiro, não muito distante. Com dez voltas para o fim, a disputa começou a esquentar, com Brad conseguindo retomar a ponta, mas perdendo após um erro na curva um.
Brad Binder venceu pela segunda vez na Moto2 (Foto: KTM)
Duas voltas mais tarde, Bagnaia tentou aproveitar um erro de Binder, mas os dois se tocaram e o líder do Mundial escapou ligeiramente da linha na curva 17. Baldassarri, então, passou o #42 e assumiu o terceiro posto.
 
Com sete voltas para o fim, Binder passou Márquez na curva 12 e, mesmo depois de um toque, se manteve na liderança e subiu o ritmo para abrir uma confortável vantagem. Baldassarri passou a pressionar Álex, mas errou entre as curvas 3 e 4 e acabou superado por Bagnaia.
 
Restando três voltas pata o fim, Bagnaia passou Márquez na curva um e assumiu o segundo posto, já 1s atrás de Binder. Pouco depois, foi o titular da Pons quem tirou a posição de Álex.
 
Ao fim das 21 voltas, Binder recebeu a bandeirada com 1s526 de vantagem para Bagnaia, com Baldassarri completando o pódio. 2s396 atrás do sul-africano, Márquez ficou em quarto.
Marcel Schrotter recebeu a bandeirada na quinta colocação, à frente de Joan Mir. Vice-líder do Mundial, Miguel Oliveira fez uma prova de recuperação após se classificar em 18º e acabou em sétimo, seguido por Mattia Pasini. Fabio Quartararo e Jorge Navarro completam o top-10.
Com o resultado em Alcañiz, Bagnaia aumentou de oito para 19 pontos sua vantagem em relação a Oliveira na liderança da Moto2. Binder tem o terceiro posto, à frente de Baldassarri e Márquez.
 

Saiba como foi o GP de Aragão de Moto2:

 
O sol que reinou soberano nos últimos dois dias seguiu presente em Teruel. No momento em que as Moto2 entraram na pista para a corrida deste domingo, os termômetros marcavam 26°C, com o asfalto chegando a 31°C. A velocidade do vento era de 9 km/h.
 
Pela primeira vez na Moto2, Brad Binder tinha a pole-position, a primeira de um sul-africano na classe intermediária desde Mario Rademeyer em Kyalami em 1984. Marcel Schrotter aparece na sequência, seguido por Jorge Navarro, Álex Márquez e Francesco Bagnaia, o líder do campeonato. Em seu pior grid no ano, Miguel Oliveira tem a 18ª colocação.
 
Neste fim de semana, a Dunlop levou ao MotorLand o pneu dianteiro médios ‘2’ e os traseiros 2R1 e médio ‘3’.
 
Poucos minutos antes da largada, veio a notícia de que a Forward só iria alinhar uma moto. Isso porque Isaac Viñales não tinha condições físicas por uma sequência de acidentes sofridos.
 
Veio a largada e Binder saiu muito bem, dando pinta de que iria tentar algo parecido com o que Jorge Martín fez na Moto3. Márquez também largou direito e superou Schrotter logo na segunda curva em boa manobra. Bagnaia, Pasini, Baldassarri, Quartararo, Corsi, Mir – em grande largada – e Lecuona vinham atrás.
 
Oliveira também largava bem e ia de 18º para 13º, tentando iniciar uma reação que seria fundamental para o campeão, para não deixar Bagnaia desgarrar. Ainda na primeira volta, o pivô da confusão com Romano Fenati, Stefano Manzi, caiu e deu adeus a um final de semana em que tudo deu errado para ele. 
 
No segundo giro, Márquez já começou a apertar o ritmo em cima de Binder e forçou o erro do rival, que abriu muito a curva. O espanhol mergulhou e assumiu a liderança, já abrindo um pouco na dianteira. Oliveira passava já para 11º e Bagnaia pulava para quarto, enquanto Danny Kent, em seu calvário, caía de novo.

Binder conseguia acompanhar Márquez de perto e puxava junto Bagnaia, que já surgia na terceira colocação. Baldassarri, Schrotter, Mir, Pasini, Quartararo, Corsi e Oliveira fechavam o top-10.
 
Como acontece mesmo normalmente, a Moto2 não tinha a mesma divisão da Moto3 em grandes pelotões e, da mesma forma, não tinha tantas ultrapassagens assim, mas o top-3 andava bem próximo e o desgaste de pneus parecia que iria definir a parada entre Márquez, Binder e Bagnaia.
 
Após uma largada catastrófica após sair de terceiro, Navarro tentava reagir do 11º lugar. Pouco na frente dele, Oliveira passava Corsi para assumir a nona colocação.
Com dez voltas para o final, Binder resolveu agir e tentou passar Márquez na 16ª curva, rapidamente tomando o troco por ter deixado para frear muito tarde. A briga trazia Baldassarri também para a disputa, colando em Bagnaia.
 
Binder voltou a espalhar ao tentar o bote em Márquez e Bagnaia mergulhou. Binder voltou para a linha justamente onde estava o italiano e os dois colidiram. Por sorte, ninguém caiu, mas Bagnaia perdeu ritmo e ficou para trás de Baldassarri.
 
Só que Binder não perdeu velocidade alguma ali e seguiu insistindo em Márquez até um de seus mergulhos dar certo com sete voltas pela frente. Os dois quase se tocaram e Baldassarri entrou no jogo. Mais atrás, Oliveira superava Quartararo e reduzia mais a distância para Bagnaia, virando oitavo.

Baldassarri tanto forçou para cima de Márquez que Bagnaia aproveitou aquilo e virou terceiro. E Oliveira seguia crescendo, fazendo linda ultrapassagem em cima de Pasini. Só que Márquez estava completamente sem ritmo e, mesmo se defendendo muito bem, não tinha como segurar Bagnaia e Baldassarri, que passaram em sequência.

Se aproveitando de toda confusão que causou Márquez com a falta de ritmo, Binder só marchou para vencer com folgas. Bagnaia, em segundo, se deu muito bem pensando no campeonato. Baldassarri fechou o pódio, com Márquez, Schrotter, Mir, Oliveira, Pasini, Quartararo e Navarro no top-10.

Moto2 2018, GP de Aragão, MotorLand, Final:

1 B BINDER Red Bull KTM Ajo 39:59.247 21 voltas
2 F BAGNAIA VR46 Kalex +1.526  
3 L BALDASSARRI PONS Kalex +2.055  
4 A MÁRQUEZ Marc VDS Kalex +2.396  
5 M SCHROTTER Intact Kalex +5.850  
6 J MIR Marc VDS Kalex +6.205  
7 M OLIVEIRA Red Bull KTM Ajo +6.741  
8 M PASINI Italtrans Kalex +9.650  
9 F QUARTARARO Speed UP +9.746  
10 J NAVARRO Gresini Kalex +9.848  
11 L MARINI VR46 Kalex +11.568  
12 S CORSI TASCA Kalex +13.786  
13 A FERNANDEZ PONS Kalex +17.856  
14 I LECUONA Interwetten KTM +19.232  
15 T NAGASHIMA Tady Kalex +21.258  
16 A LOCATELLI Italtrans Kalex +21.393  
17 E PONS AGR Kalex +26.553  
18 S ODENDAAL RW NTS +27.747  
19 R GARDNER Tech3 Mistral 610 +28.339  
20 S LOWES Interwetten KTM +31.826  
21 D AEGERTER Kiefer KTM +32.214  
22 N TUULI SIC Kalex +34.961  
23 J RAFFIN SAG Kalex +36.569  
24 J ROBERTS RW NTS +37.143  
25 B BENDSNEYDER Tech3 Mistral 610 +42.222  
26 J DANILO SAG Kalex +53.557  
27 K IDHAM PAWI Tady Kalex +53.675  
28 X CARDELUS Stylobike Kalex +1:14.999  
  X VIERGE Intact Kalex NC  
  F FULIGNI TASCA Kalex NC  
  D KENT Speed UP NC  
  S MORAIS WILL RACE Kalex NC  
  S MANZI Forward Suter NC  
         
REC A RINS Pons Kalex 1:52.767 162.1 km/h
MV T RABAT Marc VDS Kalex 1:52.232 162.8 km/h
         
  Condições do tempo PISTA SECA   ar: 28ºC | pista: 41ºC

#GALERIA(9546)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.