Buenos Aires inicia reformas no circuito e almeja etapa da MotoGP a partir de 2026

Buenos Aires começa reformas no tradicional circuito e já pensa em receber a MotoGP, aproveitando a incerteza sobre o futuro da etapa em Termas de Río Hondo. O autódromo, porém, ainda precisa de homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)

A Argentina já possui uma etapa no calendário do Mundial de Motovelocidade, mas Termas de Río Hondo não passa muita segurança para o futuro, especialmente pelos problemas financeiros do país e pela rodada cancelada na temporada 2024. Por isso, Buenos Aires aparece como uma opção para receber a MotoGP no futuro.

O Autódromo Oscar y Juan Gálvez, localizado na capital argentina, vai passar por obras de infraestrutura e, assim, alcançar a licença de Grau 2 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A MotoGP, porém, também está no radar dos administradores do circuito.

Em entrevista ao programa Carburando, da televisão argentina, Juan Pablo Sassano, responsável pela realização de eventos no autódromo, revelou os próximos passos da pista de Buenos Aires e os desejos para o futuro.

“Há uma clara intenção. Vamos começar as obras para melhorar o autódromo, para colocá-lo no caminho da homologação. Esse é o primeiro objetivo e também receber a MotoGP em 2026”, declarou.

Buenos Aires mostrou desejo de receber a MotoGP a partir de 2026 (Foto: Duda Bairros/Vicar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“As obras estão focadas na infraestrutura, parte hidráulica e elétrica, depois vamos trabalhar também na melhoria dos boxes. Serão muitas obras. Existem detalhes que ainda não posso dizer porque não temos bem claro. Sempre há contato com a FIM [Federação Internacional de Motociclismo], pois estes trabalhos acontecem em conjunto com eles”, seguiu.

No início de dezembro, a Dorna — promotora do campeonato — anunciou o retorno do Mundial de Motovelocidade ao Brasil para a temporada 2026, com um acordo de cinco anos com a cidade de Goiânia, para correr no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Na Argentina, porém, a prova em Termas de Río Hondo possui contrato apenas até o próximo ano.

O circuito de Buenos Aires já recebeu o Mundial de Motovelocidade no passado, primeiro entre 1961 e 1963, depois em momentos esporádicos dos anos 80 e 90. Em 2014, o país voltou a receber a prova, mas em outra localidade.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.