Bulega domina classificação em Motegi e encerra longo jejum com primeira pole da temporada. Líder da Moto3, Mir sai em 20º
Nicolò Bulega desfilou uma performance impecável no treino classificatório deste sábado (14) e conquistou sua primeira pole-position na temporada 2017. 0s272 mais lento, Niccolò Antonelli ficou em segundo, com Arón Canet completando o top-3. No primeiro match-point do título, Joan Mir vai largar apenas em 20º por aliar punição e o 14º tempo
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Nicolò Bulega colocou um ponto final em um jejum que vinha desde o GP da Espanha de abril do ano passado. Impecável na tarde deste sábado (14), o italiano não deu muitas chances à concorrência e tratou de cravar sua primeira pole-position na temporada 2017.
Com uma volta rápida atrás da outra, o pupilo de Valentino Rossi fez a melhor de suas 16 marcas em 2min09s320, 0s272 melhor que Niccolò Antonelli, o segundo colocado. Arón Canet vai fechar a primeira fila do grid.
Nicolò Bulega vai sair na pole em Motegi (Foto: VR46)
Já 0s477 atrás do ponteiro, Marco Bezzecchi ficou com o quarto posto, à frente de Enea Bastianini, Romano Fenati, Jorge Martín, Gabriel Rodrigo e Manuel Pagliani. Andrea Migno fecha o top-10.
Líder da Moto3, Joan Mir foi 1s260 mais lento que Bulega nesta tarde e ficou apenas com o 14º tempo. Como carrega uma punição de Aragão, o #36 vai iniciar seu primeiro match-point para o título apenas em 20º em Motegi.
Saiba como foi o treino classificatório da Moto3 no Japão:
A chuva deu uma trégua em Motegi, mas o asfalto ainda estava longe de estar seco, o que forçaria mais uma sessão ― ao menos nesses primeiros minutos ― sem os slicks. Pouco antes do cronometro ser acionado, os termômetros marcavam 15°C, com o asfalto chegando a 17°C. A velocidade do vento era de 3 km/h.
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O treino desta tarde, aliás, inaugurou uma nova modalidade de punição. Andrea Migno e Lorenza Dalla Porta foram impedidos de participar dos primeiros 20 minutos da sessão classificatória por terem guiado de maneira irresponsável no treino classificatório de Aragão. A direção de prova segue tentando impedir que os pilotos da categoria inicial reduzam a velocidade na pista a espera de um piloto mais rápido.
Com 2min12s654, Arenas começou a sessão na pole provisória, 0s414 à frente de Canet. Fenati, Mir e Bulega vinham na sequência.
Na passagem seguinte, Arenas foi ainda melhor e manteve a ponta da tabela, agora com 0s188 de margem para Mir. Suzuki tinha o terceiro posto, à frente de Oettl.
Pouco depois, Bulega alcançou 2min11s727 e assumiu a ponta, passando Arenas por 0s047. Canet, Mir e Fenati apareciam em seguida.
Sem demora, Arenas deu o troco e retomou a ponta ao superar a marca de Bulega por 0s366. Fenati, então, avançou ao segundo posto, apenas 0s019 mais rápido que o piloto da VR46.
Nicolò cravou 2min11s472 em sua sexta volta e voltou ao segundo lugar, reduzindo para 0s111 a margem de Arenas no topo da tabela. Rodrigo era agora o terceiro.
Pouco depois, tudo mudou. Fenati achou uma volta em 2min11s058 com uma última parcial perfeita e assumiu a ponta, 0s117 à frente de Suzuki. McPhee vinha em terceiro, seguido por Rodrigo e Canet. Arenas era agora o sexto, com Bezzecchi e Bulega atrás.
A liderança de Fenati, no entanto, também foi breve, já que Canet apareceu com 2min10s881 e abriu 0s177 de margem para o #5.
Com cerca de 15 minutos para o fim da sessão, Arenas sofreu uma queda na curva 14 e teve de voltar a pé para os boxes. O espanhol parece ter se ferido no acidente.
Enquanto isso, Bulega saltou para o segundo posto, 0s264 mais lento que Canet, que tinha acabado de melhorar sua parcial. Fenati era o terceiro, à frente de Oettl e Suzuki.
Bulega fez uma nova tentativa e alcançou a ponta da tabela ao registrar 2min10s237, 0s421 melhor que Canet. Mais atrás, Antonelli também tinha melhorado e aparecia em quarto.
Antonelli, aliás, conseguiu melhorar mais e assumiu o segundo posto, mas logo caiu para terceiro, com Bezzecchi virando 0s012 melhor. Bulega,então, tratou de alcançar 2min09s933 para se manter isolado na ponta.
Na sequência, Rodrigo se instalou em segundo, mas perdeu a posição para Fenati quase que imediatamente. Canet era o quarto, à frente de Bezzecchi. Atiratphuvapat ocupava o sétimo lugar.
Intocável, Bulega seguia melhorando e chegou em 2min09s688 em sua 14ª volta, mais de 0s5 melhor que os rivais. O #8, porém, deu uma escapada da pista, mas evitou a queda e voltou ao treino.
Quem não conseguiu evitar o tombo foi Atiratphuvapat, mas o tailandês logo voltou para a pista para dar sequência à sessão.
Já na reta final do treino, Bastianini e Fenati se juntaram ao clube das voltas em 2min09s, se colocando em segundo e terceiro, respectivamente. Depois de cumprir punição, Migno vinha em nono.
Restando poucos segundos no cronômetro, Bezzecchi saltou para o segundo posto, 0s109 mais lento que Bulega, que vinha apertando o passo outra vez.
Canet, então, foi a 2min09s708, assumindo o segundo posto com 0s020 de atraso para Bulega.
Com o cronômetro travado, Bulega cravou 2min09s320, abrindo 0s388 de margem para Canet, que ainda tinha tempo para mais uma volta.
Em seu giro final, Antonelli foi 0s272 mais lento que Bulega e avançou para a segunda colocação, à frente de Canet.
#GALERIA(7208)
Moto3, GP do Japão, Motegi, Classificação:
1 | 8 | NICOLÒ BULEGA | ITA | VR46 KTM | 2:09.320 | |
2 | 23 | NICCOLÒ ANTONELLI | ITA | RED BULL KTM AJO | 2:09.592 | +0.272 |
3 | 44 | ARÓN CANET | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | 2:09.708 | +0.388 |
4 | 12 | MARCO BEZZECCHI | ITA | CIP Mahindra | 2:09.797 | +0.477 |
5 | 33 | ENEA BASTIANINI | ITA | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | 2:09.846 | +0.526 |
6 | 5 | ROMANO FENATI | ITA | ONGETTA Honda | 2:09.881 | +0.561 |
7 | 88 | JORGE MARTÍN | ESP | GRESINI Honda | 2:10.152 | +0.832 |
8 | 19 | GABRIEL RODRIGO | ARG | RBA Mahindra | 2:10.227 | +0.907 |
9 | 96 | MANUEL PAGLIANI | FRA | CIP Mahindra | 2:10.305 | +0.985 |
10 | 16 | ANDREA MIGNO | ITA | VR46 KTM | 2:10.320 | +1.000 |
11 | 64 | BO BENDSNEYDER | HOL | RED BULL KTM AJO | 2:10.383 | +1.063 |
12 | 41 | NAKARIN ATIRATPHUVAPAT | TAI | TEAM ASIA Honda | 2:10.385 | +1.065 |
13 | 7 | ADAM NORRODIN | MAL | SIC Racing Team Honda | 2:10.538 | +1.218 |
14 | 24 | TATSUKI SUZUKI | JAP | SIC58 Honda | 2:10.737 | +1.417 |
15 | 11 | LIVIO LOI | BEL | KIEFER Honda | 2:10.877 | +1.557 |
16 | 21 | FABIO DI GIANNANTONIO | ITA | GRESINI Honda | 2:10.888 | +1.568 |
17 | 17 | JOHN MCPHEE | ING | BRITISH TALENT TEAM Honda | 2:10.925 | +1.605 |
18 | 58 | JUANFRAN GUEVARA | ESP | RBA Mahindra | 2:10.968 | +1.648 |
19 | 84 | JAKUB KORNFEIL | TCH | SAXOPRINT Peugeot | 2:11.012 | +1.692 |
20 | 36 | JOAN MIR | ESP | KIEFER Honda | 2:10.580 | +1.260 |
21 | 65 | PHILIPP OETTL | ALE | SCHEDL GP KTM | 2:11.097 | +1.777 |
22 | 42 | MARCOS RAMÍREZ | ESP | WORLDWIDE KTM | 2:11.125 | +1.805 |
23 | 95 | JULES DANILO | FRA | ONGETTA Honda | 2:11.262 | +1.942 |
24 | 71 | AYUMU SASAKI | JAP | SIC Racing Team KTM | 2:11.298 | +1.978 |
25 | 40 | DARRYN BINDER | RSA | WORLDWIDE KTM | 2:11.349 | +2.029 |
26 | 75 | ALBERT ARENAS | ESP | ASPAR Mahindra | 2:11.361 | +2.041 |
27 | 48 | LORENZO DALLA PORTA | ITA | ASPAR Mahindra | 2:11.400 | +2.080 |
28 | 27 | KAITO TOBA | JAP | TEAM ASIA Honda | 2:11.999 | +2.679 |
29 | 4 | PATRIK PULKKINEN | FIN | SAXOPRINT Peugeot | 2:12.735 | +3.415 |
30 | 14 | TONY ARBOLINO | ITA | SIC58 Honda | 2:12.925 | +3.605 |
31 | 70 | TOM TOPARIS | AUS | CUBE KTM | 2:16.493 | +7.173 |
RECORDE | ÁLEX MÁRQUEZ | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | 1:57.112 | 147.5 km/h | |
MELHOR VOLTA | HIROKI ONO | JAP | TEAM ASIA Honda | 1:56.443 | 148.4 km/h | |
Condições do tempo | PISTA MOLHADA | ar: 14ºC | pista: 17ºC |
’EXTRAORDINÁRIO’
DI GRASSI VÊ HAMILTON COMO UM DOS TRÊS MAIORES DA HISTÓRIA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }