Campeão de 2006, Hayden volta à MotoGP no GP de Aragão para substituir lesionado Miller na Marc VDS

Nicky Hayden foi confirmado nesta segunda-feira (19) como substituto de Jack Miller na Marc VDS na etapa de Aragão da MotoGP. Australiano foi barrado por conta das fraturas na mão direita que o tiraram do GP de San Marino e da Riviera de Rimini

Oito anos após deixar a equipe oficial da Honda, Nicky Hayden voltará a guiar uma RCV. Nesta segunda-feira (19), a Marc VDS anunciou que o norte-americano vai disputar o GP de Aragão deste fim de semana substituindo o lesionado Jack Miller.
 
Campeão da MotoGP em 2006, Hayden guiou pela Honda até 2008, quando usava a RC212V, antecessora da atual RC213V. Hoje, o #69 disputa o Mundial de Superbike também com a marca da asa dourada.
 
A participação de Miller na prova do MotorLand foi vetada por conta das fraturas sofridas na mão direita em um acidente no warm-up para o GP da Áustria. Desde então, Jack disputou o GP da Grã-Bretanha — que terminou em 16º —, mas acabou vetado para a corrida de Misano após participar dos treinos e da classificação.
Nicky Hayden está disputando o Mundial de Superbike com a Honda (Foto: Honda)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Novos exames realizados após a etapa de San Marino mostraram que Jack tem duas fraturas na mão direita, e o esforço para pilotar vinha retardando a recuperação dos ossos. A decisão de deixar Miller de fora da etapa de Aragão foi tomada em conjunto pela Marc VDS e pela Honda.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Já em Misano, alguns rumores apontavam para a participação de Hayden no lugar de Miller. Os boatos ganharam força no último fim de semana, enquanto Nicky disputava a etapa de Lausitzring do Mundial de Superbike.
 
“Antes de mais nada, quero desejar ao Jack uma pronto recuperação. Ele é um amigo e um piloto em que acredito muito, então espero que ele possa ficar em forma o mais rápido possível para mostrar o alto potencial que todos sabemos que ele tem. Ele só precisa estar com o corpo em dia para que possa ter performance”, começou Nicky. “Esta é uma experiência incomum para mim, pois eu nunca fui um piloto substituto antes”, contou.
 
“Mas eu tenho uma boa relação com a Honda e, quando a ideia surgiu pela primeira vez, eles apoiaram e a Ten Kate me deu sua benção, então é bom ir ajudar outra equipe da Honda”, comentou. “Para mim, é apenas uma chance de me divertir. Eu provavelmente estaria andando de moto de qualquer jeito e, com certeza, estaria assistindo a corrida na TV, então também posso aparecer e me divertir”, seguiu.
 
Apesar da longa experiência no Mundial, Hayden, que entrou para o rol de ‘Lendas da MotoGP’ no ano passado, reconheceu que não terá uma tarefa fácil, uma vez que não tem experiência com os atuais pneus Michelin e tampouco com a eletrônica padrão.
 
“Sei que a MotoGP não é um lugar sempre fácil para se divertir, pois o nível é muito alto, mas tenho muito para aprender e não vai ser um passeio no parque”, ressaltou. “Não pilotei a moto e têm pneus e eletrônica diferentes, mas tenho muita experiência e tenho outra chance na MotoGP, o que é ótimo para mim, pessoalmente. Quero agradecer a Estrella Galicia 0,0 Marc VDS pela oportunidade e a Ten Kate e meus patrocinadores que fizeram isso acontecer. Vou tentar deixá-los orgulhosos”, completou.
 
Chefe da escuderia belga, Michael Bartholemy admitiu que preferia ver Miller na pista, mas avaliou que agora é importante deixar o australiano de repouso para que ele possa se recuperar. O dirigente agradeceu Nicky por aceitar o convite e se mostrou confiante no trabalho do norte-americano.
 
“Obviamente, nós preferíamos que Jack corresse em Aragão, mas são as corridas que estão impedindo as duas fraturas de estabilizarem corretamente”, disse Bartholemy. “Faz sentido deixá-lo fora desta corrida para que a recuperação possa seguir adiante para as corridas além-mar, uma delas que é a corrida de casa dele, na Austrália”, continuou.
 
“Estou ansioso para receber Nicky no time e quero agradecer a Honda e a Ten Kate por o terem liberado para correr neste fim de semana”, agradeceu. “Como ex-campeão da MotoGP pela Honda, ele traz uma vasta experiência, que será critica levando em conta a íngreme curva de aprendizado que ele vai enfrentar com a nova moto, os novos pneus e a nova eletrônica. Tenho certeza que ele vai fazer um bom trabalho para nós”, concluiu.
 
Hayden não será o único piloto do Mundial de Superbike a disputar a prova da MotoGP em Aragão. Assim como aconteceu em Silverstone e Misano, Alex Lowes corre ao lado de Pol Espargaró na Tech3 em substituição ao lesionado Bradley Smith.
PADDOCK GP #46 TRAZ BOB KELLER E DEBATE VITÓRIAS DE FRAGA E PEDROSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.