Arón Canet está em outro planeta em Austin. O piloto da Estrella Galicia 0,0 comandou com mão de ferro o treino classificatório deste sábado (22) e conquistou a segunda pole-position da carreira com direito a um novo recorde para o Circuito das Américas.
Com a melhor de suas 14 voltas em 2min14s644, Canet bateu o recorde da pista por 0s700 e garantiu a posição de honra no grid com 0s987 de margem para Joan Mir, o líder do Mundial. Romano Fenati melhorou nos instantes finais e completa a primeira fila.
Arón Canet faturou a pole com folga (Foto: Estrella Galicia 0,0)
Nicolò Bulega também conseguiu avançar e vai abrir a segunda fila, à frente de Jorge Martín. Fabio Di Giannantonio fecha o top-6.
Já 1s388 atrás do tempo da pole, Enea Bastianini ficou com a sétima colocação, acompanhado por Niccolò Antonelli e John McPhee. Bo Bendsneyder completa a lista dos dez primeiros na grelha.
Saiba como foi o treino classificatório da Moto3 em Austin:
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Ainda com o céu bastante nublado, os pilotos da Moto3 entraram na pista para a classificação com a temperatura na casa dos 17°C e o asfalto chegando aos 26°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
Dominante ao longo de todo o fim de semana, Canet entrou logo na pista, tentando evitar que os outros o seguissem. Após perder a chance com o piloto da Estrella Galicia 0,0, um grupo de pilotos optou por seguir Mir, que saiu da pista para evitar ‘caronas’.
No traçado com a maior reta do calendário, o vácuo, especialmente na Moto3, era uma mão na roda na busca por tempos.
Com 2min16s256, Canet foi o primeiro a ocupar o topo da tabela — já a melhor volta do fim de semana —, 0s426 à frente de Mr. Martín, Rodrigo e Loi vinham na sequência.
No giro seguinte, Canet chegou a 2min15s785, abrindo 0s897 de margem para Mir. A melhor volta em Austin na Moto3 foi registrada em 2015 por Danny Kent em 2min15s344.
Arón conseguiu uma nova melhora, chegando em 1min15s443, e se manteve na ponta, agora com 1s069 de margem para Martín, o segundo colocado. Rodrigo era o terceiro, à frente de Mir e Sasaki.
Ainda nos primeiros minutos, Kaito Toba sofreu uma estranha queda na curva 11, mas não se feriu. Pouco depois, o mexicano wild-card Gabriel Martínez-Abrego também foi ao chão, mas escapou de maiores problemas.
Líder do Mundial, Joan Mir vai sair em segundo (Foto: Kiefer)
No extremo oposto da sessão, Mártin melhorou sua marca e reduziu para 0s785 a vantagem de Canet.
Com pouco mais de 27 minutos para o fim, os pilotos começaram a ir rumo aos boxes. Canet liderava, com Martín, Rodrigo, Mir, Bastianini, Loi, Sasaki, Antonelli, Binder e Arbolino completando o top-10.
De volta à pista, Fenati anotou 2min16s758 e subiu para a sétima colocação, 1s315 atrás do líder.
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Em sua nona volta, Canet alcançou 2min15s356, levando a diferença em relação a Martín para 0s872. Guevara vinha agora em terceiro, à frente de Fenati e Rodrigo.
Pouco depois, Di Giannantonio subiu para a segunda colocação, ainda 0s770 mais lento que Canet. Martín era o terceiro.
No último terço da sessão, uma parada final nos boxes para novos pneus antes do ataque final à pole. Canet liderava, seguido por Di Giannantonio, Martín, Bastianini, Guevara, Fenati, Rodrigo, Mir, Bulega e Loi.
Martín abriu um bom giro, mas acabou perdendo tempo no meio do caminho. Ainda assim, o piloto da Gresini conseguiu subir para segundo, 0s728 atrás do líder. Usando o vácuo do #88, Arbolino saltou para a quarta colocação, 0s987 mais lento que Canet.
Ciente das tentativas da concorrência, Canet mostrou que tinha mais um pouquinho na manga: 2min14s644. A marca superava — e muito — o recorde da pista. A diferença para a marca de Kent foi de 0s700.
Pouco depois, Fenati subiu para o segundo posto, 0s997 mais lento que Canet, que já estava de volta aos boxes.
Nakarin Atiratphuvapat sofreu uma forte queda e foi retirado da pista de maca. Guevara também se acidentou, mas saiu com as próprias pernas.
Mir avançou ao terceiro posto, mas caiu para quarto na sequência, com Martín virando 0s038 melhor.
Dominante, Canet ainda voltou para a pista para tentar um pouco mais.
Joan reagiu, chegou a 2min15s631 e pilou para a segunda colocação, 0s987 mais lento que Canet. Fenati era terceiro, com Bulega e Martín fechando o top-5.
#GALERIA(6998)
Moto3, GP das Américas, Austin, classificação:
1 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:14.644 |
|
2 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
2:15.631 |
+0.987 |
3 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
2:15.641 |
+0.997 |
4 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
2:15.815 |
+1.171 |
5 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
2:15.921 |
+1.277 |
6 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
2:15.962 |
+1.318 |
7 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:16.032 |
+1.388 |
8 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
2:16.060 |
+1.416 |
9 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
2:16.199 |
+1.555 |
10 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
2:16.284 |
+1.640 |
11 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
2:16.340 |
+1.696 |
12 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
2:16.343 |
+1.699 |
13 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
2:16.503 |
+1.859 |
14 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
2:16.557 |
+1.913 |
15 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
2:16.647 |
+2.003 |
16 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
KIEFER Honda |
2:16.753 |
+2.109 |
17 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
2:16.808 |
+2.164 |
18 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
2:16.862 |
+2.218 |
19 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
2:16.938 |
+2.294 |
20 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
2:17.007 |
+2.363 |
21 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
2:17.113 |
+2.469 |
22 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Honda |
2:17.141 |
+2.497 |
23 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
2:17.198 |
+2.554 |
24 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
ARGIÑANO & GINÉS KTM |
2:17.272 |
+2.628 |
25 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
2:17.410 |
+2.766 |
26 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
2:17.734 |
+3.090 |
27 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
2:17.957 |
+3.313 |
28 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
2:17.998 |
+3.354 |
29 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
2:18.206 |
+3.562 |
30 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
2:18.606 |
+3.962 |
31 |
18 |
GABRIEL MARTINEZ-ABREGO |
MEX |
MOTOMEX KTM |
2:19.074 |
+4.430 |
32 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
2:19.544 |
+4.900 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:14.644 |
147.4 km/h |
MELHOR VOLTA |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:14.644 |
147.4 km/h |
|
|
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|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 18ºC | pista: 27ºC |
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