Stoner faz alerta a Martín por título: “Sei o que Ducati está disposta a fazer para vencer”
Primeiro campeão da MotoGP pela Ducati, Casey Stoner se disse surpreso com o fato de a marca não ter tentado sabotar as chances de Jorge Martín de garantir o título de 2024 da MotoGP. Ainda assim, australiano alertou que jogo não acabou e frisou que os italianos não querem perder o #1
Casey Stoner lançou um alerta a Jorge Martín às vésperas da decisão da temporada 2024. Primeiro campeão com a marca de Bolonha na MotoGP, o australiano frisou que os italianos não querem perder o #1 e disse saber o que eles estão “dispostos a fazer” para vencer.
Martín vai para o GP Solidário de Barcelona — que substituiu o GP da Comunidade Valenciana em virtude da catástrofe climática que assola a região valenciana — com 24 pontos de frente para Francesco Bagnaia e podendo fechar o campeonato já no sábado, caso consiga ampliar a margem em mais dois pontos.
Relacionadas
Tal qual aconteceu no ano passado, a briga pelo título está centrada nos dois e, desde sempre, a Ducati garante que não vai interferir para manter o título em casa. A própria Pramac já garantiu que a fábrica não tirou nada no apoio que tradicionalmente deu à equipe, mas nem todo mundo acredita na igualdade de condições.
“Acho que Jorge merece o título e esta em posição de vencer”, disse Stoner em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport. “Pecco fará tudo que puder para vencer e Ducati gostaria de manter o número 1. Espero que tudo corra bem, pois pode haver um pouco de caos”, seguiu.
LADO A LADO
▶️ Jorge Martín x Francesco Bagnaia
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Stoner, porém, concordou quando ouviu que algumas pessoas na Ducati não gostariam de ver Martín coroado campeão de 2024.
“Sou da mesma opinião. Conheço a companhia e sei o que estão dispostos a fazer para vencer. Estou surpreso por não ter visto isso antes, ou talvez tenha acontecido e Jorge ficou bem com isso”, ponderou.
Diretor da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna garantiu diversas vezes que o piloto da Pramac receberá, até o fim, o mesmo tratamento que é dado a Pecco. O próprio #1 já assumiu que testou um chassi de que gostou, mas não recebeu de Borgo Panigale, uma vez que não existem unidades suficientes para atender a todos os pilotos da marca.
Stoner acredita, entretanto, que outras pessoas dentro da Ducati podem ter opiniões diferentes de Dall’Igna.
“Isso é o que Gigi pensa. Mas tem os [chefes da Ducati], que não querem perder o número 1”, avaliou. “Mas todos estão olhando para eles muito de perto. Se cometerem um erro como este, vai ser descoberto. Se eles criarem um problema, o tiro sairá pela culatra”, apostou.
“Espero que tudo corra bem e que possamos ver o campeão real”, torceu.
Por fim, Casey exaltou o espanhol de 26 anos, que pode se tornar apenas o terceiro piloto da história a alcançar o título com a casa de Bolonha. Em 2025, Martín muda para a Aprilia após, pela terceira vez, ser rejeitado pela Ducati, que optou por promover Marc Márquez ao time principal.
“Jorge mostrou do que é capaz e melhorou continuamente. Ele merece vencer o mundial”, defendeu. “Para a Ducati, seria um golpe duro, perdê-lo no próximo ano, mas acho que ainda mais para Jorge, que passou esses anos sendo leal à marca, fez esforços extraordinários para ser o único capaz de brigar com Bagnaia para vencer corridas e o campeonato, e eles o privaram da oportunidade de subir para a equipe de fábrica. Não acho que seja justo”, opinou.
“Mas, infelizmente, é assim que a Ducati trabalha. E é por isso que perdeu tantos pilotos. Você tem de deixar a melhor moto, mas você não corre só por dinheiro, você corre por paixão e para se divertir”, apontou. “E quando tem pessoas que viram as costas para você tão fácil, você encontra motivação indo para outro lugar”, concluiu.
A MotoGP volta a acelerar entre 15 a 17 de novembro, com o GP Solidário de Barcelona, na Catalunha, , para a última etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.