Chefão da MotoGP alfineta decisão da F1 2021: “Não gosto de dúvidas após o fim”

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, que organiza a MotoGP, foi mais um a comentar a polêmica e dramática final da Fórmula 1 em 2021. O dirigente criticou a forma que as voltas finais do GP de Abu Dhabi foram conduzidas

MARC MÁRQUEZ E O LONGO HISTÓRICO DE LESÕES NA MOTOGP

A polêmica e dramática final da temporada 2021 da Fórmula 1, em Abu Dhabi, segue repercutindo no mundo do esporte a motor. Quase dois meses depois da coroação de Max Verstappen como novo campeao mundial, o assunto ainda é comentado por várias pessoas. Dessa vez, foi Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna e organizador da MotoGP, que opinou sobre erros e acertos da categoria rival.

O GP de Abu Dhabi de 2021 foi marcado por uma série de decisões contraditórias do diretor Michael Masi, que agora está no olho do furacão. Todas as atitudes, especialmente nas voltas finais da prova, estão sob investigação. Ainda, Lewis Hamilton se calou após a derroa sofrida na pista árabe. O inglês liderava a corrida e tinha nas mãos o oitavo título mundial, quando os procedimentos feitos sob o safety-car final acabaram por lhe tirar a chance. O heptacampeão bradou contra as ações e decidiu se afastar das redes sociais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; ABU DHABI;
Polêmico GP de Abu Dhabi ainda rende assunto nas análises de Fórmula 1 (Foto: AFP)

“Não gostaria que a MotoGP tivesse um final como o da Fórmula 1. Queria ver dois pilotos brigando pelo título na última corrida, mas a maneira como tudo se desenrolou…”, disse Ezpeleta ao jornal espanhol Marca.

“Foi um campeonato fantástica ao longo do ano e, no fim, teve controvérsias que não foram boas. Eu gostaria de ter um certame que, se possível, vá até o fim, mas não gosto que existam dúvidas após a decisão, que o vice fique sumido. Certamente não sonho com isso”, seguiu.

A MotoGP, porém, já teve uma polêmica decisão no passado. Em 2015, Valentino Rossi chutou a moto de Marc Márquez durante o GP da Malásia e forçou a queda do rival, que abandonou. Na época, o italiano liderava o campeonato e brigava pelo título contra Jorge Lorenzo. Por conta do incidente, foi punido, largou no fim do grid na etapa final, em Valência, e acabou superado na pontuação.

Questionado pela publicação sobre o incidente entre Rossi e Márquez ano passado, Ezpeleta foi sucinto e chamou de “uma bagunça”. O dirigente ainda pontuou que espera nunca mais ver algo do tipo no Mundial de Motovelocidade.

A dramática última volta do GP de Abu Dhabi de F1 (Vídeo: TSN)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.