A chuva provocou uma zebra no treino classificatório da Moto3 na tarde deste sábado (9). Depois de um início com pista molhada, os pilotos conseguiram marcar algumas voltas com os pneus slicks, mas mal se acostumaram com a nova borracha e viram as bandeiras de chuva voltarem a tremular.
Com pneus slicks desde sua primeira saída, Philipp Oettl não encontrou adversários e faturou a primeira pole-position da carreira no Mundial de Motovelocidade ao cravar 2min18s398.
Philipp Ottl ficou com a pole em Austin (Foto: Reprodução Facebook)
Um dos favoritos até então, Jorge Navarro virou 0s587 mais lento que o #65 e assegurou o segundo posto, com Enea Bastianini aparecendo para completar a primeira linha da grelha.
Jakub Kornfeil ainda tentou ameaçar Oettl no início da sessão, mas acabou com o quarto tempo, 0s670 atrás do piloto que vai estrear na primeira fila com uma pole.
Romano Fenati aparece na sequência, à frente do debutante Adam Norrodin. Andrea Locatelli tem o sétimo posto, à frente de Jules Danilo e Fabio Quartararo. Livio Loi completa o rol dos dez primeiros.
Líder do Mundial de Moto3, Brad Binder fez sua melhor volta em 2min20s456 e ficou apenas com o 12º posto do grid, 0s012 atrás de Nicolò Bulega, que larga na posição da frente.
LEIA TAMBÉM
Guia da temporada 2016 do Mundial de Motovelocidade
Saiba como foi treino classificatório da Moto3 em Austin:
Apesar da chuva que atrapalhou o terceiro treino livre da Moto2, o clima não era dos mais molhados no início da sessão de classificação da Moto3. Embora os pilotos tenham ido para a pista com os compostos de pista molhada, o asfalto não era dos piores e a temperatura também ajudava a secar, já que os termômetros marcavam 21°C, com o piso atingindo os 25°C. A velocidade dos ventos estava em 10 km/h.
Com os pneus de chuva, os tempos começaram nas alturas nesta tarde. Primeiro a aparecer no topo da tabela, Phillip Oettl registrou 2min26s125 com seus slicks, 1s409 melhor que Niccolò Antonelli, o segundo colocado.
Com a pista mais para seco do que qualquer outra coisa, muitos pilotos voltaram aos pits logo de cara em busca dos slicks.
Oettl logo baixou mais ainda, abrindo 4s413 de diferença para Antonelli. Vencedor do GP da Argentina. Khairull Idham Pawi tinha o terceiro posto, à frente de Gabriel Rodrigo e Jorge Navarro.
Enquanto Oettl tratava de melhorar suas marcas a cada volta, os demais iam tentando encostar, agora com os pneus certos. Quartararo se instalou em segundo, mas de 3s atrás do #65, mas pouco depois Jakub Kornfeil apareceu para cortar a vantagem de Philipp para 0s743.
O titular SIC melhorou mais uma vez e agora tinha apenas 0s349 de atraso para Oettl. Bastianini também foi mais rápido e passou a ocupar o terceiro posto.
Pouco depois, Jorge Navarro anotou 2min19s087 e saltou para a segunda colocação, 0s1 atrás do ponteiro. Oettl reagiu de imediato, baixou para 2min18s398 e voltou a ampliar a vantagem.
0s598 mais lento que Philipp, Bastianini assumiu o segundo lugar, com Kornfeil, Navarro e Fenati completando o top-5.
Com cerca de 20 minutos de sessão, a chuva voltou a dar as caras em Austin, com os fiscais logo agitando as bandeiras para alertar os competidores da mudança climática.
Oettl seguia na ponta, com 0s587 de margem para Navarro. Bastianini era o terceiro, seguido por Kornfeil, Fenati, Norrodin, Locatelli, Danilo, Quartararo e Loi. Líder do Mundial, Binder era apenas o 12º.
Pouco depois, Karel Hanika caiu na curva 14, mas não se feriu.
Os pilotos, então, partiram todos para os boxes, aguardando uma definição melhor da situação. A chuva já parecia ter parado, ao menos esse era o relato que vinha do pit-lane.
Restando pouco mais de dez minutos para o fim da sessão, Lorenzo Petrarca e Arón Canet quebraram o silêncio, pouco depois sendo acompanhados por Antonelli e muitos outros. Era hora de ver como estava a pista.
Ainda com a memória fresca da atuação de Pawi na Argentina, a VR46 decidiu brincar com a bela atuação do malaio. O time de Valentino Rossi postou uma foto de Romano Fenati nas redes sociais, com o italiano pedindo para ser treinado pelo jovem malaio.
Com o piso longe do ideal, alguns pilotos ainda tentaram voltas rápidas, mas a o top-12 permaneceu inalterado.
Moto3, GP das Américas, Austin, treino classificatório:
1 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
2:18,398 |
|
|
2 |
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:18,985 |
+0,587 |
|
3 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
2:18,996 |
+0,598 |
|
4 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
2:19,068 |
+0,670 |
|
5 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
2:19,135 |
+0,737 |
|
6 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
2:19,469 |
+1,071 |
|
7 |
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
2:19,708 |
+1,310 |
|
8 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
2:19,790 |
+1,392 |
|
9 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
2:20,118 |
+1,720 |
|
10 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
2:20,230 |
+1,832 |
|
11 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
2:20,444 |
+2,046 |
|
12 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
2:20,456 |
+2,058 |
|
13 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
2:20,499 |
+2,101 |
|
14 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
2:20,649 |
+2,251 |
|
15 |
10 |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
SAXOPRINT Peugeot |
2:20,773 |
+2,375 |
|
16 |
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
2:21,151 |
+2,753 |
|
17 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
2:21,159 |
+2,761 |
|
18 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
2:21,309 |
+2,911 |
|
19 |
98 |
KAREL HANIKA |
TCH |
AMBROGIO Mahindra |
2:21,379 |
+2,981 |
|
20 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
2:21,486 |
+3,088 |
|
21 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
2:21,957 |
+3,559 |
|
22 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
2:22,232 |
+3,834 |
|
23 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
2:22,251 |
+3,853 |
|
24 |
91 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
2:22,687 |
+4,289 |
|
25 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
2:22,794 |
+4,396 |
|
26 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
AMBROGIO Mahindra |
2:23,097 |
+4,699 |
|
27 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
HUSQVARNA LAGLISSE |
2:23,461 |
+5,063 |
|
28 |
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
2:23,495 |
+5,097 |
|
29 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
2:23,578 |
+5,180 |
|
30 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
2:24,379 |
+5,981 |
|
31 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
2:24,477 |
+6,079 |
|
32 |
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
2:24,640 |
+6,242 |
|
33 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
2:28,085 |
+9,687 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
LUIS SALOM |
ESP |
RED BULL KTM AJO |
2:16,345 |
145.5 km/h |
|
MELHOR VOLTA |
DANNY KENT |
ING |
KIEFER Honda |
2:15,344 |
146.6 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 21ºC | pista: 23ºC |
|
PADDOCK GP #23, FALA SOBRE FITTIPALDI E FIM DE SEMANA MOVIMENTADO NO ESPORTE
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.