|
A cobertura completa do GP da Grã-Bretanha no GRANDE PRÊMIO |
|
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Como esperado, a derrota em Brno não mexeu com a cabeça de Marc Márquez. De volta à pista nesta sexta-feira (29), o espanhol logo tratou de mostrar sua força e não deu chance aos rivais na fria manhã inglesa.
Cravando volta rápida atrás de volta rápida, o espanhol dominou a sessão praticamente de ponta a ponta e usou seu último giro para garantir a marca de 2min03s208.
Marc Márquez sobrou no primeiro treino em Silverstone (Foto: Repsol)
Já com o cronômetro zerado, Andrea Iannone registrou 2min03s869 e saltou para o segundo posto, 0s661 mais lento que o líder do Mundial. A melhora do piloto da Pramac, aliás, tirou Andrea Dovizioso da segunda colocação.
Com seu melhor giro em 2min04s052, o italiano da Ducati ficou com o terceiro lugar, 0s844 mais lento que o piloto da Honda #93.
Álvaro Bautista foi mais um que melhorou sua marca nos segundos finais. O espanhol da Gresini registrou 2min04s187 como melhor marca e ficou com o quarto posto, 0s979 atrás de Marc.
Com as Yamaha oficiais apagadas, coube a Aleix Espargaró colocar a M1 em uma boa posição, mesmo que fosse em sua versão Aberta. O catalão recém-casado ficou com a quinta posição, 1s004 mais lento que Márquez.
Stefan Bradl também foi melhor no fim e ficou com o sexto posto, à frente de Jorge Lorenzo. O bicampeão estabeleceu sua melhor volta em 2min02s240.
Com 2min04s281, Valentino Rossi ficou com o oitavo tempo, 1s073 mais lento que o líder da atividade. Yonny Hernández aparece logo atrás, com Dani Pedrosa fechando a lista dos dez melhores.
Saiba como foi o primeiro treino livre da MotoGP na Grã-Bretanha:
Assim como aconteceu com a Moto3, os pilotos da MotoGP puderam ir para a pista com o asfalto seco, mas as temperaturas seguiam baixas. Os termômetros marcavam 16°C, com a cobertura do traçado chegando aos 19°C.
Com muitas nuvens no céu e ventos de 21 km/h, os pilotos não tardaram a deixar os boxes e foram para a pista assim que o pit-lane foi aberto.
Quando todos os pilotos completaram sua primeira volta rápida, Marc Márquez surgiu na ponta da tabela de tempos, 0s415 à frente de Andrea Dovizioso. Álvaro Bautista aparecia em terceiro, à frente de Scott Redding e Yonny Hernández.
Márquez baixou sua marca na sequência e agora tinha 0s293 de vantagem para Dovizioso, que também melhorou seu tempo de volta. Aleix Espargaró vinha em terceiro, à frente de Hernandez e Redding.
Com 2min04s565, Dovizioso assumiu a liderança, mas logo viu Márquez ser 0s424 mais rápido e reassumir o comando. Pedrosa saltou para o terceiro posto, seguido por Bautista, Bradl, Crutchlow, Aleix, Hernández, Redding e Rossi.
Na sequência, Márquez foi ainda mais rápido, ampliando sua vantagem em relação ao rival da Ducati. Bautista vinha em terceiro, mas logo foi superado por Rossi. Pedrosa tinha a quinta marca, à frente de Lorenzo.
Com o primeiro terço do exercício completado, os pilotos seguiram para os boxes. Márquez liderava, à frente de Dovizioso, Bradl, Rossi, Bautista, Pedrosa, Lorenzo, Iannone, Crutchlow e Pol Espargaró.
Antes de parar, Bradl cravou 2min04s232 e assumiu o segundo posto, 0s511 atrás de Márquez. Dovizioso era o terceiro, à frente de Rossi e Iannone.
Com os pilotos ainda nos boxes, os fiscais começaram a sinalizar a chegada da chuva em Silverstone. Restavam 25 minutos para o fim da sessão.
Mesmo com a garoa, os pilotos optaram por voltar a pista, tentando melhorar suas marcas. Márquez baixou para 2min03s329 e se manteve na ponta, 0s723 à frente de Dovizioso. Bradl vinha em terceiro, seguido por Lorenzo e Rossi.
No fundo da tabela, Michael Laverty vinha sofrendo com problemas mecânicos e tinha mais de 8s de atraso para o líder.
Pouco depois, os pilotos partiram para mais uma rodada de pit-stops. Márquez liderava, à frente de Dovizioso, Bradl, Lorenzo, Rossi, Iannone, Bautista, Pedrosa, Smith e Pol.
O líder do Mundial logo tratou de voltar para a pista, desta vez calçando a RC213V com um pneu dianteiro macio.
Com 2min04s609, Smith assumiu o quarto posto, abrindo 0s098 de vantagem para Lorenzo, que caiu para quinto. Rossi vinha em sexto, à frente de Iannone e Bautista.
Álvaro foi mais rápido na sequência e passou o bicampeão da Yamaha. Com 2min04s564, Lorenzo tratou de reagir e passou a ocupar o quarto posto, 1s235 mais lento que o líder.
Hernández e Iannone também tiraram proveito dos minutos finais e saltaram para sexto e sétimo, respectivamente. Tirando vantagem do vácuo dos rivais, Bautista baixou para 2min04s187 e assumiu o terceiro posto.
Já com o cronômetro zerado, Rossi passou em 2min04s281 e assumiu o sétimo posto, mas caiu para oitavo com Aleix Espargaró se instalando na quinta colocação.
Com 2min03s869, Iannone se instalou no segundo posto, 0s661 atrás de Márquez, que garantiu a marca de 2min03s208 em seu último giro.
|
Os filhos do pai: Chicho Lorenzo e o trabalho com jovens pilotos |
MotoGP, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, 1º Treino Livre:
1
|
93
|
MARC MÁRQUEZ
|
ESP
|
HONDA
|
2:03.208
|
|
2
|
29
|
ANDREA IANNONE
|
ITA
|
PRAMAC DUCATI
|
2:03.869
|
+0.661
|
3
|
4
|
ANDREA DOVIZIOSO
|
ITA
|
DUCATI
|
2:04.052
|
+0.844
|
4
|
19
|
ÁLVARO BAUTISTA
|
ESP
|
GRESINI HONDA
|
2:04.187
|
+0.979
|
5
|
41
|
ALEIX ESPARGARÓ
|
ESP
|
FORWARD
|
2:04.212
|
+1.004
|
6
|
6
|
STEFAN BRADL
|
ALE
|
LCR HONDA
|
2:04.232
|
+1.024
|
7
|
99
|
JORGE LORENZO
|
ESP
|
YAMAHA
|
2:04.240
|
+1.032
|
8
|
46
|
VALENTINO ROSSI
|
ITA
|
YAMAHA
|
2:04.281
|
+1.073
|
9
|
68
|
YONNY HERNÁNDEZ
|
COL
|
PRAMAC DUCATI
|
2:04.301
|
+1.093
|
10
|
26
|
DANI PEDROSA
|
ESP
|
HONDA
|
2:04.338
|
+1.130
|
11
|
38
|
BRADLEY SMITH
|
ING
|
TECH3 YAMAHA
|
2:04.609
|
+1.401
|
12
|
44
|
POL ESPARGARÓ
|
ESP
|
TECH3 YAMAHA
|
2:04.628
|
+1.420
|
13
|
35
|
CAL CRUTCHLOW
|
ING
|
DUCATI
|
2:05.130
|
+1.922
|
14
|
45
|
SCOTT REDDING
|
ING
|
GRESINI HONDA
|
2:05.503
|
+2.295
|
15
|
17
|
KAREL ABRAHAM
|
TCH
|
AB
|
2:06.085
|
+2.877
|
16
|
7
|
HIROSHI AOYAMA
|
JAP
|
ASPAR HONDA
|
2:06.250
|
+3.042
|
17
|
15
|
ALEX DE ANGELIS
|
RSM
|
FORWARD
|
2:06.333
|
+3.125
|
18
|
9
|
DANILO PETRUCCI
|
ITA
|
IODA ART
|
2:07.761
|
+4.553
|
19
|
2
|
LEON CAMIER
|
ING
|
ASPAR HONDA
|
2:07.774
|
+4.566
|
20
|
8
|
HECTOR BARBERÁ
|
ESP
|
AVINTIA
|
2:08.358
|
+5.150
|
21
|
63
|
MIKE DI MEGLIO
|
FRA
|
AVINTIA
|
2:09.056
|
+5.848
|
22
|
23
|
BROC PARKES
|
AUS
|
PAUL BIRD
|
2:10.042
|
+6.834
|
|
|
TEMPO 107%
|
TL1
|
|
2:11.832
|
|
|
70
|
MICHAEL LAVERTY
|
ING
|
PAUL BIRD
|
2:11.919
|
+8.711
|
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE
|
DANI PEDROSA
|
ESP
|
HONDA
|
2:01.941
|
174.1 km/h
|
|
MELHOR VOLTA
|
MARC MÁRQUEZ
|
ESP
|
HONDA
|
2:00.691
|
175.9 km/h
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
PISTA SECA
|
|
ar: 16ºC | pista: 19ºC
|