Coluna Wild Card, por Juliana Tesser: A conquista do Oeste

Honda, Yamaha e LCR desembarcaram em Austin nesta semana para uma bateria de testes privados no Circuito das Américas. Traçado norte-americano recebe MotoGP pela primeira vez em abril deste ano

 

O Circuito das Américas recebe nesta semana pela primeira vez os protótipos das duas principais equipes da MotoGP. De olho no circuito estreante, a Honda decidiu agendar um teste privado em Austin e convidou Stefan Bradl para participar da sessão. Por um pedido da Dorna, a promotora do Mundial, a fábrica nipônica aceitou abrir o exercício para as demais escuderias rivais e ganhou a companhia da Yamaha.
 
Após os primeiros testes, o que se sabe é que a pista texana favorece a Honda. Valentino Rossi e Jorge Lorenzo já reconheceram que a melhor aceleração da RC213V vai beneficiar a equipe adversária no estreante traçado e seguem em busca de uma evolução da M1 neste mesmo quesito.
Márquez vem dominando os primeiros testes em Austin (Foto: Repsol)
O destaque absoluto deste início de teste ficou com Marc Márquez. Ainda pegando a mão no protótipo nipônico, o jovem espanhol se mostrou confortável na pista e impôs uma larga vantagem aos rivais nesses primeiros exercícios.
 
Apesar de estreante na categoria, Marc já mostrou a que veio. Reafirmando as expectativas de todos que acompanham o Mundial de Motovelocidade, o espanhol mostrou que vai se adaptar rapidamente e cada treino confirma sua posição entre os quatro grandes da MotoGP.
 
Falando no top-4, é bom ver que Dani Pedrosa conseguiu se manter em boa forma durante as férias. Se o piloto que alinhar a moto 26 no GP do Catar for o mesmo das últimas corridas da temporada, a competitividade de 2013 já ficará garantida somente com a dupla da Honda. 
 
Na Yamaha, o cenário também é bastante positivo. Jorge Lorenzo segue exibindo um ritmo constante e, apesar de ter sido batido por Pedrosa algumas vezes, mostra que tem plenas chances de lutar pelo tricampeonato.
 
A situação de Valentino Rossi também mostra que ele terá condições de brigar pelo pódio. É difícil dizer que o italiano vai lutar pelo título, mas, pessoalmente, não acho nada impossível. Já disse uma vez que a Ducati não matou o multicampeão, e não custa repetir. 
 
Valentino segue sendo o mesmo piloto de antes. Mais velho, é verdade, mas pode ser que isso não mude muita coisa. Como disse o italiano, ele ensinou muitos de seus métodos para essa nova geração de pilotos que domina o top-3, mas Rossi já mostrou que sabe se reinventar. 
 
Quem também vem bem este ano é Stefan Bradl. Agora debaixo das asas da HRC, o germânico deve ter mais condições de mostrar serviço e vai procurar fazer isso rapidamente.
 
Os testes em Austin seguem nesta quinta-feira, mas a Yamaha deve ficar de fora deste dia final de atividades. Afinal de contas, Valentino precisa embarcar para o Brasil para participar do lançamento da Nova Factor Segunda Geração 2014. 
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