Com Aleix Espargaró em 3º, Aprilia volta à primeira fila da classe rainha após 21 anos

A última vez que a casa de Noale tinha visto uma de suas motos no top-3 do grid tinha sido no GP da Austrália de 2000, quando Jeremy McWilliams colocou a RSW2 na pole das 500cc em Phillip Island

Aleix Espargaró colocou a Aprilia pela primeira vez na primeira fila em 21 anos de classe rainha (Vídeo: MotoGP)

A Aprilia viveu um sábado (19) histórico em Sachsenring: ela primeira vez em 21 anos, a casa de Noale viu uma de suas motos garantir vaga na primeira fila do grid da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Nesta tarde, Aleix Espargaró cravou 1min20s447 e colocou a RS-GP no terceiro posto do grid para o GP da Alemanha, 0s211 atrás de Johann Zarco, o dono da pole-position da MotoGP.

FATOS E CURIOSIDADES
⇝ GP da Alemanha de MotoGP

Aleix Espargaró não aparecia na primeira fila desde o segundo lugar no GP da Holanda de 2015 (Foto: Aprilia)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A última vez em que a Aprilia tinha estado na primeira fila do grid tinha sido na última etapa da temporada 2000, ainda na era das 500cc, quando Jeremy McWilliams garantiu a posição de honra no GP da Austrália com a RSW2.

“É verdade que é só sábado, mas chegar ao parque fechado e ver toda a minha equipe feliz, com um enorme sorriso no rosto, me deixou muito feliz”, disse Aleix. “Estamos crescendo e melhorando”, frisou.

Desde o início do ano, Aleix tem celebrado a evolução da RS-GP, que está bastante mais competitiva. A marca italiana é a única que ainda pode contar com as concessões previstas em regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), mas neste ano conta apenas com o mais velho dos Espargaró, já que Lorenzo Savadori não consegue acompanhar o ritmo dos demais.

Nesta temporada, o irmão de Pol conquistou dois sextos lugares, dois sétimos, um décimo e dois abandonos. Assim, soma 44 pontos e tem a oitava colocação na classificação da MotoGP. Ano passado, Aleix somou 42 pontos em toda a temporada.

A largada do GP da Alemanha de MotoGP, oitava etapa da temporada 2021, está marcada para as 9h (de Brasília). Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.