Com Brasil e Argentina, FIM divulga calendário provisório de 2014 da MotoGP sem Laguna Seca

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta quarta-feira (2) o calendário provisório da temporada 2014 da MotoGP. Cronograma inclui os GPs da Argentina e do Brasil e deixa de fora a prova de Laguna Seca

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) publicou nesta quarta-feira (2) o calendário provisório de 2014 do Mundial de Motovelocidade. A temporada, prevista para ter 19 etapas, segue a linha deste ano e começa com o GP do Catar, com o GP de Valência fechando a programação.
 
A primeira etapa da temporada 2014 acontece no dia 23 de março com uma prova noturna em Losail. Na sequência, as três classes do Mundial viajam para os Estados Unidos, onde visitam o Circuito das Américas, em Austin, no Texas.
Etapa de Losail abre a temporada 2014 da MotoGP (Foto: Pons)
Uma das novidades da próxima temporada é a inclusão da Argentina no calendário. Completamente revitalizado, o Circuito de Termas de Río Hondo recebe o Mundial no dia 27 de abril. 
 
Ainda sujeito a contrato, o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, está marcado para 4 de maio. As motos viajam na sequência para França, Itália e Catalunha. Em 28 de junho, um sábado, a Holanda recebe a etapa de Assen. Alemanha aparece na sequência.
 
Apesar das críticas dos pilotos ao asfalto, que é composto por três tipos de coberturas diferentes, o GP de Indianápolis segue firme e forte no calendário, com prova marcada em 10 de agosto, antes de República Tcheca, Inglaterra, San Marino e Aragão.
 
A outra novidade no cronograma do Mundial é o GP do Brasil. A prova em Brasília foi marcada para o dia 28 de setembro, mas resta a pendência com a homologação do traçado, que tem de ser completamente reformado. Inicialmente, era esperado que a etapa brasileira fechasse o calendário, para dar mais tempo para a realização das obras necessárias, mas, como vem acontecendo ao longo dos últimos anos, Valência realiza a última prova do ano.
Laguna Seca sai do calendário para dar lugar ao GP do Brasil (Foto: Repsol)
Depois do Brasil, a MotoGP inicia a perna asiática do Mundial, com as etapas da Malásia, do Japão e da Austrália acontecendo entre 12 e 26 de outubro. O encerramento do Mundial acontece no Circuito Ricardo Tormo, no dia 9 de novembro.
 
A grande ausência no calendário de 2014 é o GP dos Estados Unidos. Embora com contrato válido para o próximo ano, Laguna Seca ficou de fora da programação, deixando os Estados Unidos com apenas duas etapas. 
 
23/3
GP do Catar *
Losail
13/4
GP das Américas
Circuito das Américas
27/4
GP da Argentina
Termas de Río Hondo
4/5
GP da Espanha **
Jerez de la Frontera
18/5
GP da França
Le Mans
1/6
GP da Itália
Mugello
15/6
GP da Catalunha
Barcelona-Catalunha
28/6
GP da Holanda ***
Assen
13/7
GP da Alemanha
Sachsenring
10/8
GP de Indianápolis
Indianápolis
17/8
GP da República Tcheca
Brno
31/8
GP da Inglaterra
Silverstone
14/9
GP de San Marino
Misano
21/9
GP de Aragão
Aragão
28/9
GP do Brasil ****
Brasília
12/10
GP da Malásia
Sepang
19/10
GP do Japão
Motegi
26/10
GP da Austrália
Phillip Island
9/11
GP de Valência
Ricardo Tormo

* Prova noturna
** Sujeito a contrato
*** Sábado
**** Sujeito a homologação

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.