Com direito a recorde, Pedrosa detona tempo de Stoner em Valência e crava quinta pole da temporada

Dani Pedrosa destruiu a marca de Casey Stoner nos minutos finais da sessão e garantiu a pole-position na última prova da temporada. Com cronometro zerado, Jorge Lorenzo superou australiano e sai em segundo

►Confira as melhores imagens do Mundial de Motovelocidade em Valência

Dani Pedrosa não conseguiu lutar pelo título da MotoGP até a última etapa de 2012, mas não foi por isso que deixou escapar a sua ótima fase. O espanhol detonou a marca de Casey Stoner nos minutos finais da sessão de classificação e vai iniciar o GP de Valência na primeira posição do grid. 

Nos minutos finais do treino deste sábado (10), Stoner liderava quando Jorge Lorenzo fez uma boa volta e assumiu a posição de honra. O australiano saiu dos boxes imediatamente para anotar 1min31s428 e se instalar na primeira posição da tabela de tempos. 

Pedrosa conquistou sua quinta pole na temporada (Foto: MotoGP)

Pedrosa quis entrar na brincadeira, mandou 1min30s844 e não deu chances aos rivais. Em sua última volta, Lorenzo registrou 1min31s195 já com o cronometro zerado e Casey não teve mais tempo para brigar para encerrar a carreira com 40 poles na classe rainha do Mundial. 

O tempo de Pedrosa, aliás, derrubou o recorde que Valentino Rossi sustentava desde 2006. A marca de 1min30s844 é a melhor já registrada no circuito Ricardo Tormo.

Cal Crutchlow mostrou uma boa forma no circuito Ricardo Tormo e abre a segunda fila. Stefan Bradl sai em quinto, à frente de Andrea Dovizioso, que se despede da Tech 3 neste fim de semana.

Nicky Hayden anotou 1min32s503 e vai abrir a terceira fila, acompanhado por Álvaro Bautista e Héctor Barberá, que também está de saída da Pramac. Aleix Espargaró foi o melhor entre os CRT e sai em décimo.

O último capítulo da história de Valentino Rossi na Ducati não foi nada melhor do que os anteriores. O italiano anotou 1min32s877 em seu melhor giro e vai sair em 11º, à frente de Randy De Puniet e Karel Abraham.

Saiba como foi o treino classificatório da MotoGP:
 
Com a pista seca, a sessão começou quente em Valência. Barberá foi o primeiro a aparecer na ponta da tabela de tempos, mas logo foi batido por Stoner. Lorenzo anotou 1min33s598 na sequência e tomou a pole-provisória. 
Valentino fará sua última prova pela Ducati neste domingo (Foto: MotoGP)
Stoner recuperou a ponta, seguido por Crutchlow e Pedrosa. Dani baixou sua marca para 1min32s327 e assumiu a primeira colocação, seguido por Lorenzo, Crutchlow e Bradl.
 
Jorge respondeu na sequência, cravou 1min32s099 e tomou a primeira posição. Pedrosa conseguiu manter o segundo posto por um tempo, mas logo Stoner anotou 1min32s296 e se instalou a 0s197 de Lorenzo.
 
Crutchlow tinha o quarto posto, seguido por Dovizioso, Bradl, Hayden, Bautista, Rossi e Espargaró. Pedrosa logo baixou seu tempo de volta e recuperou a segunda colocação, 0s058 à frente de Stoner. 
 
Bradl conseguiu melhorar sua marca para 1min32s264 e assumiu o terceiro posto, 0s165 atrás de Lorenzo. Um pouco depois, Stefan assumiu a segunda posição ao anotar 1min32s191.
 
Depois de uma rápida passagem pelos boxes da Honda, Stoner voltou para a pista, anotou 1min31s568 e tomou a ponta de Lorenzo. Na sequência, Crutchlow anotou 1min31s854 e subiu para a segunda colocação. Pedrosa respondeu, baixou seu tempo e assumiu o segundo posto. 
 
Dani seguiu pressionando e levou a diferença para Stoner para 0s022. Na sequência. Crutchlow baixou as três primeiras parciais de Valência, mas perdeu tempo no último setor e não conseguiu melhorar o terceiro posto.
 
Lorenzo abriu uma volta voadora, foi bem nos três primeiros setores, mas perdeu tempo na última parcial e só conseguiu chegar ao segundo lugar, 0s016 atrás de Casey. Jorge insistiu, abriu outra boa volta e retomou a pole com 1min31s483. 
 
Nos boxes, Stoner viu o espanhol tomar a ponta, levantou imediatamente, subiu na RC213V e partiu para um novo ataque à pole. O australiano veio baixando as parciais e retomou a posição de honra com 1min21s428.
Prova em Valência marca despedida de Stoner da MotoGP (Foto: MotoGP)
Pedrosa não deixou por menos, cravou 1min30s844 e detonou a marca de Stoner, assumindo a pole-provisória. Com o cronometro zerado, Lorenzo anotou 1min31s195 e tomou a segunda colocação de Stoner.

MotoGP, GP de Valência, Ricardo Tormo, Grid de Largada:
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.