Com futuro de Iannone ainda incerto, Aprilia apresenta RS-GP para temporada 2020
Em um evento transmitido pela internet, a Aprilia exibiu nesta sexta-feira (21) a nova versão da RS-GP. O time italiano ainda não sabe, porém, se poderá contar com Andrea Iannone
Às vésperas da última bateria de testes da pré-temporada, a Aprilia apresentou nesta sexta-feira (21) a RS-GP para o campeonato de 2020 da MotoGP. A nova moto foi completamente repaginada numa tentativa da casa de Noale de ganhar competitividade em seu quinto ano consecutivo na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Presente na apresentação em Doha, no Catar, Andrea Iannone segue com o futuro incerto. O #29 testou positivo em um exame antidoping feito no GP da Malásia do ano passado para uso de esteroides e segue suspenso provisoriamente. O italiano foi ouvido pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) no início do mês, mas ainda na teve uma resposta do tribunal.
RS-GP (Foto: Reprodução)
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Enquanto aguarda a decisão, a Aprilia pode se dar por satisfeita com a performance de Aleix Espargaró, que saiu animado do primeiro teste, em Sepang. O catalão mostrou um bom ritmo e exaltou a evolução conseguida com a RS-GP.
Piloto de testes do time, Bradley Smith também participou do evento de apresentação. E, caso Andrea seja suspenso, a expectativa é de que o britânico assuma a moto ao lado de Aleix.
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“Foi, na verdade, um grande desafio. Acho que ter aqui quatro motos prontas para o teste é uma coisa de que estamos muito orgulhosos por conseguir”, disse Rivola. “Foi um grande esforço. Vamos ver o que a pista vai dizer”, seguiu.
Depois de alguns anos como mera coadjuvante na MotoGP, a Aprilia apresentou a campanha de 2020 com o slogan ‘time do shine’ [hora de brilhar, no português], mais um indicativo do desejo da casa de Noale de, enfim, ganhar protagonismo.
Um dos pilares da revolução de 2020 foi a contratação de Massimo Rivola, que veio da Fórmula 1 no ano passado para comandar o time, liberando Romano Albesiano para focar apenas na parte técnica. Com mais dinheiro oriundo do grupo Piaggio, o ex-Ferrari conseguiu colocar a RS-GP nos eixos. Resta ver se a evolução mostrada nos testes vai se confirmar durante as corridas.
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Com a chegada de Rivola, o diretor-técnico Albesiano ficou livre para focar na moto e, assim, pôde conduzir a revolução no projeto da RS-GP.
“É difícil dizer qual a maior mudança em relação à moto anterior, pois tudo é diferente”, contou. “Nós começamos do zero em meados de 2019 com um conjunto de ideias claras e tivemos em Sepang a confirmação de que todo o trabalho feito no inverno foi na direção certa”, completou.
Assim como no ano passado, a RS-GP segue com a cor preta como base, ainda com as cores da bandeira italiana decorando o protótipo. Além disso, a moto ganhou asas, destacadas em amarelo com a marca da Aprilia.
“Foi, na verdade, um grande desafio. Acho que ter aqui quatro motos prontas para o teste é uma coisa de que estamos muito orgulhosos por conseguir”, disse Rivola. “Foi um grande esforço. Vamos ver o que a pista vai dizer”, seguiu.
A MotoGP volta às pistas neste sábado, primeiro dia da bateria final de testes da pré-temporada. Siga a cobertura do GRANDE PRÊMIO aqui.