Com mudanças escondidas por layout quase inalterado, Yamaha apresenta YZR-M1 de Rossi e Viñales para temporada 2017

A Yamaha apresentou nesta quinta-feira (19) a YZR-M1 que será guiada por Valentino Rossi e Maverick Viñales na temporada 2017 da MotoGP. Nova moto traz poucas mudanças em termos de layout, mas conta com modificações em chassi, motor e suspensão, por exemplo

 

A Yamaha deu o pontapé inicial na temporada de lançamentos de 2017 da MotoGP. Nesta quinta-feira (19), a casa de Iwata reuniu jornalistas e convidados em um evento em Madri, na Espanha, para exibir a nova versão da YZR-M1 que será guiada por Valentino Rossi e Maverick Viñales.

 
Em comparação com o layout do ano passado, são poucas as mudanças. O azul é agora muito mais predominante no corpo da moto, com o branco perdendo espaço e aparecendo apenas em alguns contornos. As marcas da Movistar e da Monster Energy seguem presentes nos protótipos, assim como muitos dos patrocinadores que participaram da campanha passada.
Maverick Viñales e Valentino Rossi vão defender a Yamaha em 2017 (Foto: Yamaha)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Mas se o exterior mudou pouco, o mesmo não se pode dizer do interior. Diretor da Yamaha, Lin Jarvis havia prometido uma revolução com o protótipo dos três diapasões, e a nova máquina chega com novidades em termos de chassi, motor e suspensão, por exemplo.
 
Líder de projeto da Yamaha, Kouichi Tsuji explicou que as mudanças feitas na moto estão escondidas por um layout quase inalterado.
 
“Por fora, a nova M1 parece a mesma, apenas sem asas, mas, por dentro, a moto é completamente diferente”, assegurou.
 

Depois de nove temporadas com Jorge Lorenzo, a Yamaha terá um novo espanhol em seus quadros, já que o #99 partiu para a Ducati em busca de novos desafios. Uma das peças mais valiosas na última ‘janela de transferências’, Viñales chega à nova casa em alta e já na lista dos candidatos ao título da classe rainha.

Estreando na Yamaha depois de dois bons anos com a Suzuki, Viñales afirmou que está se empenhando ao máximo para apresentar uma versão ainda melhor nesta temporada.
 
“Honestamente, estou muito motivado”, disse Viñales. “Estou fazendo todo possível para ser o melhor Maverick que posso”, avisou.
 
Rossi, por sua vez, segue perseguindo o décimo título — o oitavo na divisão principal do Mundial de Motovelocidade. Vice-campeão em 2016, o italiano fez um balanço positivo da temporada passada, mas reconheceu que cometeu erros demais para poder enfrentar o campeão Marc Márquez.

#GALERIA(6914)
Durante a apresentação, Rossi mostrou confiança na evolução da Yamaha e garantiu que trabalhou pesado para aparecer mais forte em 2017. Em um ambiente mais descontraído do que aquele que marcou a apresentação do ano passado, Valentino também reconheceu que gostaria que Viñales tivesse demorado mais para se entender com a M1.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“No nosso time, estou acostumado a ter companheiros de equipes fortes”, lembrou. “Sinceramente, preferia que ele precisasse de mais tempo, mas, infelizmente para mim, ele se adaptou muito rápido”, brincou.
 
Ao contrário do que aconteceu em 2016, quando o Mundial viu uma série de mudanças de regulamento, o código deste ano permanece estável, com as mudanças ficando a cargo das equipes. Entre as fábricas, apenas a Honda manteve sua dupla de pilotos. Nas equipes satélites, LCR e Marc VDS estão entre as que seguem com seus quadros inalterados.
 
A temporada de apresentações segue na sexta-feira (20), quando a Ducati apresenta, direto de Bolonha, a Desmosedici que Lorenzo e Andrea Dovizioso. O evento será transmitido ao vivo via internet.
Os testes coletivos da pré-temporada 2017 começam no próximo dia 30, quando os times se juntam em Sepang, na Malásia, para a primeira bateria do ano. O segundo exercício será realizado em Phillip Island, com Losail, no Catar, recebendo a sessão final antes do início do Mundial.
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Versão de 2017 da M1 ficou mais escura na comparação com a moto de 2016 (Fotos: Yamaha)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.