Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
MotoGP

Com pole em Brno, Márquez dá novo passo em direção ao rótulo de ‘maior de todos’

Ao conquistar em Brno sua 58ª pole-position na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, Marc Márquez igualou Mick Doohan como o piloto que mais vezes largou na ponta do grid. É mais um passo do jovem de 26 anos rumo ao rótulo de maior de todos os tempos

 
É verdade que muita gente já vê Marc Márquez como o maior de todos os tempos no Mundial de Motovelocidade, mas, como este é um julgamento bastante particular, a frieza dos números pode servir de um bom parâmetro. E, neste sábado (3), o #93 escreveu mais um capítulo em sua já brilhante história.
 
Em Brno, o piloto de Cervera igualou o lendário Mick Doohan como piloto que mais vezes largou na pole na classe rainha do Mundial de Motovelocidade: 58. Valentino Rossi é o rival mais próximo na tabela, já que soma 55 poles.
Marc Márquez igualou o recorde de poles na MotoGP (Foto: Repsol)
Embora o feito de Márquez guarde suas semelhanças com o histórico de Doohan ― os dois, por exemplo, fizeram todas essas poles com motos da Honda ―, são as diferenças que mais impressionam.
 
Aos 26 anos, 5 meses e 17 dias, Márquez disputa neste fim de semana seu 118º GP na MotoGP, o que representa um aproveitamento de 49,15%. Doohan, por sua vez, precisou de 135 GPs para atingir as 58 poles  e largou na frente pela ultima vez no GP da Argentina de 1998, o antepenúltimo da carreira, quando tinha 35 anos, 4 meses e 20 dias. 
 
No momento, Márquez acumula seis temporadas e meia na MotoGP. Doohan precisou de dez temporadas para atingir a marca recorde.
 
Apenas a título de curiosidade, Márquez é hoje o quarto piloto com mais vitórias na classe rainha, com 49 triunfos. O #93 aparece atrás apenas de Valentino Rossi (89), Giacomo Agostini (68) e Doohan (54). Em termos de pódios, Marc esteve 85 vezes no top-3, perdendo só para Rossi (198), Jorge Lorenzo (114), Dani Pedrosa (112), Mick (95) e Ago (88).
 
Paddockast #27
Schumacher e Vettel: UNIDOS POR UM RECORDE

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Seguindo a tradição da carreira, a 58ª pole chegou de maneira espetaculosa. O treino deste sábado no circuito Masaryk começou com a pista molhada, mas sem chuva, o que facilitou a formação de um trilho seco no asfalto. Na hora do pit-stop, o espanhol arriscou com os slicks ― tal qual a maior parte dos demais ―, mas, mesmo com a volta da chuva, guiou como se estivesse em uma pista totalmente seca para chegar em 2min02s753, 2s524 mais rápido que Jack Miller, o segundo no grid. Esta diferença, aliás, é a maior no grid da classe rainha em 42 anos.
 
“Sabia que Miller também vinha com os slicks e não sabia até que ponto ele poderia melhorar, mas, bom, honestamente, pensando agora com a cabeça fria, corri risco demais”, disse Márquez após o Q2. “Um risco excessivo, especialmente por conta da situação que temos no campeonato”, ressaltou.
 
“A decisão de montar os slicks não foi ruim, mas foi arriscado demais. No fim do treino começou a chover de forma intensa, Miller caiu, estava escorregando bastante, mas, tudo bem, pole”, minimizou. “A primeira fila era o nosso objetivo, mas amanhã a previsão é de uma corrida com sol, uma corrida diferente. Vamos ver se conseguimos seguir a mesma dinâmica”, completou.
 
A performance do espanhol foi tão gritante que chamou a atenção de Danilo Petrucci. 
 
“Não sei por que a pista estava seca para ele”, brincou o piloto da Ducati.
 
Jovem e precoce, Márquez tem tempo de sobra para tomar para si todos os recordes. Resta saber se ele vai conseguir.
 

O GP da Tchéquia de Moto3 está marcado para o domingo, às 6h (de Brasília). Acompanhe aqui a cobertura do GRANDE PRÊMIO.

#GALERIA(9856)