Conta-giro: Diante de lentidão de Brasília, Goiânia avança em negociações e se diz próxima de acordo para receber MotoGP

Presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas disse ao GRANDE PRÊMIO que a chance de Goiânia receber o Mundial de Motovelocidade em 2014 “é muito grande”. Reunião acontece nesta terça-feira

Geograficamente, Brasília e Goiânia estão separadas por pouco mais de 200 km — uma viagem de carro. Mas, no que diz respeito à situação dos autódromos de cada uma das cidades, a goiana está alguns anos à frente. E é isso que a credencia para ‘roubar’ o lugar que já esteve reservado para a capital federal no calendário do Mundial de Motovelocidade.

Sem passar pelo Brasil desde 2004, a MotoGP anunciou em 2013 que havia fechado um acordo para realizar uma etapa em Brasília na temporada 2014. Para o evento ser confirmado, porém, seria preciso promover uma extensa reforma no Autódromo Nelson Piquet.

No momento em que se percebeu que as obras não terminariam em tempo hábil, optou-se por adiar o retorno em um ano. E, pelo jeito, também não vai ser em 2015 que a MotoGP vai a Brasília: a empresa vencedora da licitação do projeto de reformulação do autódromo só será conhecida em apenas no próximo dia 8 de setembro, com o prazo para que o projeto seja executado se expirando apenas em 2016.

Tão perto dali, o Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, está praticamente pronto para poder abrigar um evento do porte do Mundial. E os responsáveis estão dispostos a levar a categoria de volta para lá após quase três décadas.

Reformado e em ótimas condições, autódromo de Goiânia recebeu Corrida do Milhão da Stock Car neste fim de semana (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Ao GRANDE PRÊMIO, Jayme Rincon, presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), falou que uma reunião com representantes da MotoGP está marcada para esta terça-feira (5). “Estou muito animado. Acho que a chance de nós termos a MotoGP em Goiás é muito grande”, declarou.

“Esse autódromo aqui é o autódromo que os motociclistas preferem. As áreas de escape dão muita segurança para os pilotos. Não tem que fazer nada [para se preparar para a MotoGP]”, acrescentou.

Durante o fim de semana da Corrida do Milhão da Stock Car, o boato de que a MotoGP vai a Goiânia em 2015 era grande. Muito disso porque o próprio Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, indicou em entrevista à revista alemã 'Speedweek' a alteração nos planos.

E até o representante brasileiro no Mundial de Motovelocidade foi até lá para conhecer a estrutura do circuito. Gostou do que viu. “A possibilidade é grande, ainda mais depois dessa reforma que fizeram”, afirmou Eric Granado ao GP. “A gente fez um evento aí de dar duas voltinhas para ver como é a pista, e realmente achei bem legal. A pista, depois da reforma, ficou muito boa. Espero que venha o Mundial mesmo, e que eu possa correr em casa. Nunca tive essa possibilidade, então vamos torcer para que dê tudo certo, mas a chance é grande.”

Granado disse que Goiânia, de fato, está melhor preparada que Brasília, onde “ainda não teve nenhuma reforma”. “O projeto era muito legal, a ideia realmente seria muito legal, mas não está feito ainda. Aqui já está pronto. Talvez tenha que fazer pequenas mudanças, mas já poderia correr esse ano se tivesse a homologação da FIM. Acho que, no momento, aqui está na frente”, avaliou o piloto da Moto3.

Do que viu, Granado apenas observou que algumas zebras estão um pouco altas para o padrão da MotoGP e que pode ser preciso fazer pequenas correções no asfalto — nada que considere grave. E acredita que a estrutura de boxes e paddock é boa o bastante para a MotoGP.

Por fim, Granado comentou a respeito do traçado goiano. “Achei muito legal. Por mais que no carro pareça lento, na moto vai ser muito legal. A largura não é ruim. Então eu acho legal. Para moto, vai ser bem interessante. Vai ser uma prova em que vai dar para se divertir bastante, e com o público, mais ainda, porque aqui realmente tem muita gente que gosta de moto”, destacou.

 
Conta-giro: Com corrida da Indy marcada para março de 2015, Brasília prevê reforma de autódromo completa só em 2016
 
A pista de Brasília deu seu primeiro passo efetivo para ser reformada: em 8 de setembro será definida a empresa vencedora da licitação para as obras. Acontece que a conclusão dos trabalhos só vai acontecer em 2016. Há uma corrida da Indy marcada para março do ano que vem. Que garantem que vai acontecer

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.