Cortese bate Khairuddin nos metros finais, vence pela quarta vez no ano e garante título de 2012 da Moto3
Sandro Cortese fechou o Mundial de 2012 com chave de ouro ao garantir o título da história da categoria com uma vitória na Malásia. ZulFahmi Khairuddin e Jonas Folger completam o pódio
►Veja as melhores imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Sepang
Sandro Cortese faturou seu primeiro título no Mundial de Motovelocidade neste domingo (21) com direito ao degrau mais alto do pódio malaio. O alemão bateu ZulFahmi Khairuddin nos metros finais da prova de Sepang e assegurou seu quarto triunfo na temporada de 2012.
A disputa em Sepang começou com Khairuddin na pole, mas Jonas Folger assumiu a liderança ainda nos metros iniciais. O piloto da Aspar dominou a parte inicial da corrida, mas sempre pressionado pelo dono da casa.
Khairuddin conseguiu passar e deixou Folger para se defender dos ataques de Cortese. Sandro logo conseguiu a ultrapassagem e passou a seguir o malaio. Nos metros finais, Cortese atacou e garantiu o triunfo na Malásia.
Luis Salom, o único com chances de adiar a conquista de Cortese, não conseguiu mostrar um desempenho de destaque e ficou com o quarto posto após passar Miguel Oliveira nas últimas voltas. Danny Kent ficou em sexto, seguido por Álex Rins, Éfren Vázquez, Niklas Ajo e Adrian Martin.
O triunfo de Cortese no primeiro ano da Moto3 reforça a importância da consistência no Mundial de Motovelocidade. Se valendo de uma regularidade incrível, Sandro conquistou quatro vitórias, quatro segundos lugares e cinco terceiros, ficando fora do pódio da Moto3 em apenas duas oportunidades.
Cortese fez sua primeira prova no Mundial em 2005, mas nunca teve resultados muito expressivos. A melhor colocação do germânico em todos estes anos foi um quarto lugar no Mundial do ano passado.
A primeira chance de garantir seu primeiro título Mundial veio no Japão, mas o germânico errou e caiu, adiando a conquista para a prova da Malásia. Com Maverick Viñales abandonando o campeonato, Salom era o único capaz de impedir o trinfo do piloto da Red Bull KTM Ajo, mas precisava vencer e torcer para Sandro ficar fora do pódio.
Sem um bom desempenho, Salom não teve chance de brigar pela vitória e viu Cortese sagrar-se campeão com duas provas de antecedência.
Moto3, GP da Malásia, Sepang, Final:
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube