Pedrosa diz que evita dar conselhos a outros pilotos: “Gosto de passar despercebido”

Dani Pedrosa, piloto de testes da KTM, revelou que não se sente muito confortável para dar conselhos a outros pilotos da fábrica austríaca porque cada um possui um estilo próprio de pilotagem

Nos últimos anos, Dani Pedrosa assumiu uma função diferente na MotoGP. Depois de deixar as pistas em tempo integral, o espanhol assumiu o posto de piloto de testes da KTM e ajudou a montadora austríaca a crescer de patamar e até conseguir algumas vitórias na classe rainha do Mundial de Motovelocidade. Mesmo assim, o vetetano diz que não quer dar muitos conselhos para os titulares da marca.

Pedrosa até aparece em algumas etapas da MotoGP ao longo do calendário, sempre como wild-card, mas é presença constante no paddock como uma espécie de conselheiro de pilotagem na garagem da KTM. Mesmo em conversa ao site oficial da MotoGP, o espanhol admitiu que evita falar com os pilotos do time.

“Para ser sincero, tento ver tudo de uma forma muito conservadora. Claro, percebo algumas coisas, mas cada um é especial a sua maneira e possui suas próprias estratégias para melhorar. De vez em quando, sugiro coisas que podem fazer de outra maneira”, afirmou.

“Ainda que os demais pilotos te respeitem, precisa da sua própria confiança, por isso tento abordar tudo de forma muito natural. Evito sugerir diretamente aos pilotos que deveriam fazer algo de forma diferente”, acrescentou o espanhol.

Dani Pedrosa é piloto de testes da KTM e de contrato renovado (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Às vezes, eles me pedem, mas parece muito agressivo quando faço sugestões concretas. Cada equipe tem desenvolvimento sua própria rotina e processos, não acho que seja correto interferir ativamente, gosto de passar despercebido e estou disposto a ajudar se for possível”, completou o veterano.

Para 2025, Pedrosa segue como piloto de testes da KTM, mas a fábrica passou por grandes mudanças em meio a uma crise financeira. No próximo campeonato, o time oficial vai contar com Brad Binder e Pedro Acosta. A satélite Tech3 mudou tudo e vai correr com Enea Bastianini e Maverick Viñales.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.