Foggia bate Öncü por 0s041 e vence em Aragão. Acosta e García abandonam na Moto3

Dennis Foggia arriscou uma bela ultrapassagem sobre Deniz Öncü para vencer o emocionante GP de Aragão da Moto3. Pedro Acosta e Sergio García, principais postulantes ao título, erraram e caíram nas voltas finais da prova

Quartararo presenteou uma torcedora com luvas durante os treinos na Espanha (Vídeo: MotoGP)

A Moto3 entregou uma grande corrida no MotorLand do início ao fim. Com um uma bela ultrapassagem na volta final, porém, Dennis Foggia superou Deniz Öncü e depois precisou segurar o turco para vencer com apenas 0s041 de vantagem para vencer o GP de Aragão. Com o resultado, o italiano entra de vez na briga pelo título.

Öncü novamente ficou no quase e sequer sem vencer no Mundial de Motovelocidade, terminando em segundo. Ayumu Sasaki, discreto durante toda a corrida, terminou em terceiro e fechou o pódio.

Izan Guevara errou na volta final e ficou em quarto. Niccolò Antonelli ficou em quinto, seguido por Andrea Migno, Darryn Binder, Stefano Nepa, Tatsuki Suzuki e Jaume Masià fechando o top-10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Dennis Foggia está na briga pelo título da Moto3 (Foto: Divulgação/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Líder do campeonato, Pedro Acosta abandonou a 4 voltas para o fim. Na briga por um lugar no pódio, o piloto da Red Bull KTM Ajo perdeu o controle da moto, escorregou e acertou Xavi Artigas, encerrando também a prova do compatriota.

Sergio García, o vice-líder, parecia pronto para diminuir a vantagem de Acosta no campeonato e brigava pela vitória na volta final, aparecendo em terceiro. Um erro sozinho, porém, tirou qualquer chance do piloto da Aspar pontuar, terminando em 18º.

Com o resultado desta 13ª etapa da temporada, Acosta mantém a liderança da Moto3 com 201 pontos, 46 a mais que García. Foggia, por outro lado, sai de Aragão com só 12 pontos de atraso para o rival da Aspar, com Romano Fenati e Jaume Masià completando o top-5 do Mundial.

A Moto3 volta às pistas no próximo domingo (19) para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP de Aragão de Moto3:

Depois de uma manhã de muita neblina, o sol deu as caras na província de Teruel e elevou a temperatura. Quando a Moto3 alinhou no grid de largada, os termômetros mediam 22°C, com a temperatura do asfalto chegando a 31°C. A velocidade do vento era de 5 km/h.

A escolha de pneus para esta 13ª etapa da temporada foi uniforme. Todos os pilotos calçaram a dianteira com os Dunlop médios, os pneus mais duros disponíveis, e a traseira com os S2, os mais macios.

Na hora da largada para as 19 voltas previstas para o GP de Aragão, Sergio García saiu muito bem, mas Darryn Binder sustentou a liderança, com Gabriel Rodrigo tomando o segundo posto, à frente de vice-líder do Mundial e Tatsuki Suzuki.

A largada da Moto3 em Aragão (Vídeo: MotoGP)

Ainda nos primeiros metros, García tomou o segundo lugar de Rodrigo e passou a pressionar Binder. Sergio até chegou a tomar a liderança, mas errou e escapou da pista, caindo para terceiro. Rodrigo, então, atacou na 16 e assumiu a liderança. Pouco depois, García recuperou o terceiro posto.

Com Rodrigo na liderança, García atacou e subiu para segundo, com Andrea Migno passando Binder para ocupar a terceira colocação. Suzuki vinha em quinto, com Pedro Acosta subindo para a sexta posição.

No fim da volta 2, García atacou Rodrigo, que resistiu um pouco, mas perdeu a ponta. Migno escolheu a linha de dentro do traçado e saltou para a liderança, com Binder dando o bote em Sergio para ser o segundo colocado.

Mais atrás, Acosta tentou passar Rodrigo por dentro da curva 9, mas os dois tiveram um toque. Ainda assim, o espanhol da Red Bull KTM Ajo assumiu o quinto posto, enquanto o argentino caiu para oitavo.

Quem avançou foi Deniz Öncü, que não só apareceu entre os ponteiros, mas também tomou a liderança e ainda abriu uma folguinha.

Acosta ultrapassa García e assume a segunda posição (Vídeo: MotoGP)

No fim da volta 4, Acosta conseguiu assumir o segundo lugar, com García em terceiro depois de um toque com Binder. O sul-africano, porém, conseguiu passar para ficar com a posição.

Dois giros mais tarde, García conseguiu passar Acosta para assumir o segundo lugar, já 0s3 atrás de Öncü, que seguia firme na liderança. Xavi Artigas tinha a quarta colocação, seguido por Dennis Foggia, Binder, Migno, Ayumu Sasaki, Rodrigo e Romano Fenati em Aragão.

Artigas, aliás, passou Acosta e, logo depois, tomou a segunda posição de García, que não entregou os pontos e tratou de recuperar o lugar atrás de Öncü.

Com 14 voltas para o fim, Gabriel Rodrigo sofreu um forte high-side e acabou empurrando Fenati para fora da pista. O italiano evitou a queda na curva 17, mas despencou para a 26ª posição.

Gabriel Rodrigo perdeu o controle e caiu na frente de Romano Fenati (Vídeo: MotoGP)

Passadas as primeiras nove voltas no MotorLand, o primeiro pelotão tinha sido reduzido a nove pilotos: Öncü, Artigas, García, Foggia, Izán Guevara, Sasaki, Acosta, Binder e Migno.

Sergio, porém, conseguiu tomar o segundo posto de Artigas, se instalando a 0s193 de Öncü.

No giro seguinte, Artigas deu o bote e, no intervalo de duas curvas, saiu de terceiro para tomar a liderança de Öncü, com García em segundo. Guevara era o quarto, à frente de Foggia e Acosta.

Na volta 11, contudo, Deniz conseguiu retomar o comando da disputa, com García também passando Artigas para se instalar em segundo. Sem muita demora, Foggia foi ao ataque e assumiu o segundo posto, com Xavier também deixando Sergio para trás.

Com oito voltas para o fim, Lorenzo Fellon foi punido com uma volta longa por ter excedido várias vezes os limites da pista. O piloto da Sic58 era o 14º.

Enquanto isso, Foggia conseguiu tomar a liderança de Öncü aproveitando o vácuo e a freada da curva 1. Artigas era o terceiro, seguido por Acosta e García. Deniz não desistiu e usou o trecho final da pista para retomar a liderança.

García não aproveitou o abandono de Acosta e caiu também (Foto: Reprodução)

Artigas logo passou Foggia, mas foi García quem ficou com a segunda colocação, já que ganhou terreno pouco depois.

A disputa na ponta, contudo, não parou. Foggia conseguiu recuperar o segundo posto, com Artigas subindo para terceiro, à frente de García, Guevara e Acosta. Öncü, por outro lado, conseguiu abrir 0s320 de margem em relação a Dennis.

García recuperou o terceiro pouco depois, com Acosta subindo para a quinta colocação, coladinho em Artigas, que vinha em quarto.

A disputa, porém, não terminou bem. Com quatro voltas para o fim, Acosta caiu na curva 5 e coletou Artigas. O líder do Mundial ainda tentou voltar, mas acabou registrando o primeiro abandono da temporada.

Na ponta, Foggia ainda tentou ameaçar a liderança de Öncü, mas o turco sustentou a posição. García era o terceiro, à frente de Sasaki e Guevara.

Com dois giros para a bandeirada, Foggia conseguiu mais uma vez destronar Öncü, que ainda perdeu a segunda colocação para García pouco depois. Deniz, porém, reagiu ao ataque do piloto da Aspar e voltou a ser segundo.

Foggia bateu Öncü por muito pouco (Foto: Reprodução)

Öncü abriu a última volta colado em Foggia, mas sem conseguir recuperar a ponta de imediato. Sem muita demora, todavia, Deniz fez uma boa manobra e reassumiu a ponta. Mais atrás, a dupla da Aspar vinha numa disputa muito quente, que terminou com uma queda de García na última curva.

Antes disso, Foggia deu o bote em Öncü depois de apertar o passo na reta oposta e tomou a sonhada primeira vitória do turco por só 0s041. Ayumu Sasaki completou o pódio.

Moto3 2021, GP de Aragão, MotorLand, Corrida:

1D FOGGIALeopard Honda37:51.71019 voltas
2D ÖNCÜTech3 KTM+0.041 
3A SASAKITech3 KTM+0.644 
4I GUEVARAAspar KTM+0.708 
5N ANTONELLIAvintia KTM+0.878 
6A MIGNOSnipers Honda+1.180 
7D BINDERSIC HONDA+2.133 
8S NEPABOE KTM+2.685 
9T SUZUKISIC58 Honda+2.786 
10J MASIÀRed Bull KTM Ajo+4.714 
11R YAMANAKAPrüstel KTM+8.275 
12A FERNÁNDEZMAX Husqvarna+9.499 
13S AZMANSIC HONDA+9.645 
14R FENATIMAX Husqvarna+14.797 
15R ROSSIBOE KTM+18.880 
16K TOBACIP KTM+18.894 
17Y KUNIIAsia Honda+19.272 
18S GARCIAAspar KTM+19.888 
19M KOFLERCIP KTM+19.933 
20A FARID IZDIHARAsia Honda+38.640 
21A SURRASnipers Honda+38.744 
22J ALCOBAGresini HondaAbandonou 
23L FELLONSIC58 HondaAbandonou 
24X ARTIGASLeopard HondaAbandonou 
25P ACOSTARed Bull KTM AjoAbandonou 
26C TATAYAvintia KTMAbandonou 
27G RODRIGOGresini HondaAbandonou 
28F SALACPrüstel KTMAbandonou 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar