Foggia bate Öncü por 0s041 e vence em Aragão. Acosta e García abandonam na Moto3

Dennis Foggia arriscou uma bela ultrapassagem sobre Deniz Öncü para vencer o emocionante GP de Aragão da Moto3. Pedro Acosta e Sergio García, principais postulantes ao título, erraram e caíram nas voltas finais da prova

Quartararo presenteou uma torcedora com luvas durante os treinos na Espanha (Vídeo: MotoGP)

A Moto3 entregou uma grande corrida no MotorLand do início ao fim. Com um uma bela ultrapassagem na volta final, porém, Dennis Foggia superou Deniz Öncü e depois precisou segurar o turco para vencer com apenas 0s041 de vantagem para vencer o GP de Aragão. Com o resultado, o italiano entra de vez na briga pelo título.

Öncü novamente ficou no quase e sequer sem vencer no Mundial de Motovelocidade, terminando em segundo. Ayumu Sasaki, discreto durante toda a corrida, terminou em terceiro e fechou o pódio.

Izan Guevara errou na volta final e ficou em quarto. Niccolò Antonelli ficou em quinto, seguido por Andrea Migno, Darryn Binder, Stefano Nepa, Tatsuki Suzuki e Jaume Masià fechando o top-10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Dennis Foggia está na briga pelo título da Moto3 (Foto: Divulgação/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Líder do campeonato, Pedro Acosta abandonou a 4 voltas para o fim. Na briga por um lugar no pódio, o piloto da Red Bull KTM Ajo perdeu o controle da moto, escorregou e acertou Xavi Artigas, encerrando também a prova do compatriota.

Sergio García, o vice-líder, parecia pronto para diminuir a vantagem de Acosta no campeonato e brigava pela vitória na volta final, aparecendo em terceiro. Um erro sozinho, porém, tirou qualquer chance do piloto da Aspar pontuar, terminando em 18º.

Com o resultado desta 13ª etapa da temporada, Acosta mantém a liderança da Moto3 com 201 pontos, 46 a mais que García. Foggia, por outro lado, sai de Aragão com só 12 pontos de atraso para o rival da Aspar, com Romano Fenati e Jaume Masià completando o top-5 do Mundial.

A Moto3 volta às pistas no próximo domingo (19) para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP de Aragão de Moto3:

Depois de uma manhã de muita neblina, o sol deu as caras na província de Teruel e elevou a temperatura. Quando a Moto3 alinhou no grid de largada, os termômetros mediam 22°C, com a temperatura do asfalto chegando a 31°C. A velocidade do vento era de 5 km/h.

A escolha de pneus para esta 13ª etapa da temporada foi uniforme. Todos os pilotos calçaram a dianteira com os Dunlop médios, os pneus mais duros disponíveis, e a traseira com os S2, os mais macios.

Na hora da largada para as 19 voltas previstas para o GP de Aragão, Sergio García saiu muito bem, mas Darryn Binder sustentou a liderança, com Gabriel Rodrigo tomando o segundo posto, à frente de vice-líder do Mundial e Tatsuki Suzuki.

A largada da Moto3 em Aragão (Vídeo: MotoGP)

Ainda nos primeiros metros, García tomou o segundo lugar de Rodrigo e passou a pressionar Binder. Sergio até chegou a tomar a liderança, mas errou e escapou da pista, caindo para terceiro. Rodrigo, então, atacou na 16 e assumiu a liderança. Pouco depois, García recuperou o terceiro posto.

Com Rodrigo na liderança, García atacou e subiu para segundo, com Andrea Migno passando Binder para ocupar a terceira colocação. Suzuki vinha em quinto, com Pedro Acosta subindo para a sexta posição.

No fim da volta 2, García atacou Rodrigo, que resistiu um pouco, mas perdeu a ponta. Migno escolheu a linha de dentro do traçado e saltou para a liderança, com Binder dando o bote em Sergio para ser o segundo colocado.

Mais atrás, Acosta tentou passar Rodrigo por dentro da curva 9, mas os dois tiveram um toque. Ainda assim, o espanhol da Red Bull KTM Ajo assumiu o quinto posto, enquanto o argentino caiu para oitavo.

Quem avançou foi Deniz Öncü, que não só apareceu entre os ponteiros, mas também tomou a liderança e ainda abriu uma folguinha.

Acosta ultrapassa García e assume a segunda posição (Vídeo: MotoGP)

No fim da volta 4, Acosta conseguiu assumir o segundo lugar, com García em terceiro depois de um toque com Binder. O sul-africano, porém, conseguiu passar para ficar com a posição.

Dois giros mais tarde, García conseguiu passar Acosta para assumir o segundo lugar, já 0s3 atrás de Öncü, que seguia firme na liderança. Xavi Artigas tinha a quarta colocação, seguido por Dennis Foggia, Binder, Migno, Ayumu Sasaki, Rodrigo e Romano Fenati em Aragão.

Artigas, aliás, passou Acosta e, logo depois, tomou a segunda posição de García, que não entregou os pontos e tratou de recuperar o lugar atrás de Öncü.

Com 14 voltas para o fim, Gabriel Rodrigo sofreu um forte high-side e acabou empurrando Fenati para fora da pista. O italiano evitou a queda na curva 17, mas despencou para a 26ª posição.

Gabriel Rodrigo perdeu o controle e caiu na frente de Romano Fenati (Vídeo: MotoGP)

Passadas as primeiras nove voltas no MotorLand, o primeiro pelotão tinha sido reduzido a nove pilotos: Öncü, Artigas, García, Foggia, Izán Guevara, Sasaki, Acosta, Binder e Migno.

Sergio, porém, conseguiu tomar o segundo posto de Artigas, se instalando a 0s193 de Öncü.

No giro seguinte, Artigas deu o bote e, no intervalo de duas curvas, saiu de terceiro para tomar a liderança de Öncü, com García em segundo. Guevara era o quarto, à frente de Foggia e Acosta.

Na volta 11, contudo, Deniz conseguiu retomar o comando da disputa, com García também passando Artigas para se instalar em segundo. Sem muita demora, Foggia foi ao ataque e assumiu o segundo posto, com Xavier também deixando Sergio para trás.

Com oito voltas para o fim, Lorenzo Fellon foi punido com uma volta longa por ter excedido várias vezes os limites da pista. O piloto da Sic58 era o 14º.

Enquanto isso, Foggia conseguiu tomar a liderança de Öncü aproveitando o vácuo e a freada da curva 1. Artigas era o terceiro, seguido por Acosta e García. Deniz não desistiu e usou o trecho final da pista para retomar a liderança.

García não aproveitou o abandono de Acosta e caiu também (Foto: Reprodução)

Artigas logo passou Foggia, mas foi García quem ficou com a segunda colocação, já que ganhou terreno pouco depois.

A disputa na ponta, contudo, não parou. Foggia conseguiu recuperar o segundo posto, com Artigas subindo para terceiro, à frente de García, Guevara e Acosta. Öncü, por outro lado, conseguiu abrir 0s320 de margem em relação a Dennis.

García recuperou o terceiro pouco depois, com Acosta subindo para a quinta colocação, coladinho em Artigas, que vinha em quarto.

A disputa, porém, não terminou bem. Com quatro voltas para o fim, Acosta caiu na curva 5 e coletou Artigas. O líder do Mundial ainda tentou voltar, mas acabou registrando o primeiro abandono da temporada.

Na ponta, Foggia ainda tentou ameaçar a liderança de Öncü, mas o turco sustentou a posição. García era o terceiro, à frente de Sasaki e Guevara.

Com dois giros para a bandeirada, Foggia conseguiu mais uma vez destronar Öncü, que ainda perdeu a segunda colocação para García pouco depois. Deniz, porém, reagiu ao ataque do piloto da Aspar e voltou a ser segundo.

Foggia bateu Öncü por muito pouco (Foto: Reprodução)

Öncü abriu a última volta colado em Foggia, mas sem conseguir recuperar a ponta de imediato. Sem muita demora, todavia, Deniz fez uma boa manobra e reassumiu a ponta. Mais atrás, a dupla da Aspar vinha numa disputa muito quente, que terminou com uma queda de García na última curva.

Antes disso, Foggia deu o bote em Öncü depois de apertar o passo na reta oposta e tomou a sonhada primeira vitória do turco por só 0s041. Ayumu Sasaki completou o pódio.

Moto3 2021, GP de Aragão, MotorLand, Corrida:

1D FOGGIALeopard Honda37:51.71019 voltas
2D ÖNCÜTech3 KTM+0.041 
3A SASAKITech3 KTM+0.644 
4I GUEVARAAspar KTM+0.708 
5N ANTONELLIAvintia KTM+0.878 
6A MIGNOSnipers Honda+1.180 
7D BINDERSIC HONDA+2.133 
8S NEPABOE KTM+2.685 
9T SUZUKISIC58 Honda+2.786 
10J MASIÀRed Bull KTM Ajo+4.714 
11R YAMANAKAPrüstel KTM+8.275 
12A FERNÁNDEZMAX Husqvarna+9.499 
13S AZMANSIC HONDA+9.645 
14R FENATIMAX Husqvarna+14.797 
15R ROSSIBOE KTM+18.880 
16K TOBACIP KTM+18.894 
17Y KUNIIAsia Honda+19.272 
18S GARCIAAspar KTM+19.888 
19M KOFLERCIP KTM+19.933 
20A FARID IZDIHARAsia Honda+38.640 
21A SURRASnipers Honda+38.744 
22J ALCOBAGresini HondaAbandonou 
23L FELLONSIC58 HondaAbandonou 
24X ARTIGASLeopard HondaAbandonou 
25P ACOSTARed Bull KTM AjoAbandonou 
26C TATAYAvintia KTMAbandonou 
27G RODRIGOGresini HondaAbandonou 
28F SALACPrüstel KTMAbandonou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.