‘Diários de Motocicleta’: Márquez consolida favoritismo com atuação impecável e sem erros na Argentina

Marc Márquez foi absoluto na Argentina. Neste domingo (27), o jovem campeão fortaleceu ainda mais sua posição de favorito ao título ao vencer de forma fácil e tranquila a corrida em Termas de Río Hondo

Ele disse que não. Mas o domínio apresentado por Marc Márquez em Termas de Río Hondo foi tão impressionante quanto a performance avassaladora que mostrou em Austin, há um ano, na estreia da pista no Mundial de Motovelocidade. E que repetiu há duas semanas. O menino Marc parece ter uma habilidade única de se adaptar a novos e desafiadores traçados, e na Argentina isso não foi diferente. Azar dos rivais.

A pole no sábado veio de maneira fácil e na velocidade costumeira. Mas uma grande questão ainda pairava: que pneus usar? Os compostos da Bridgestone foram bastante exigidos durante todo o fim de semana e causaram apreensão entre os pilotos, inclusive Márquez, que chegou a colocar a escolha dos compostos como o fator chave para a prova de hoje.

Marc Márquez celebra triunfo em Termas de Río Hondo neste domingo (Foto: Repsol)

O jovem campeão escolheu os compostos duros tanto para o pneu traseiro quanto para o dianteiro, destoando da opção feita por seu companheiro de Honda, Dani Pedrosa, que foi de médio na frente e duro atrás. Jorge Lorenzo tomou decisão semelhante a de Dani. Já Valentino Rossi acompanhou Márquez.

Mas a vitória não teve necessariamente ligação com a escolha dos pneus, mas, sim, com a gestão deles. Depois de uma largada um tanto confusa, Márquez viu Lorenzo pular para ponta (na hora certa, desta vez). O espanhol da Yamaha tentou até imprimir um ritmo mais forte no início, esboçando uma reação da casa de Iwata. Mas a história contada foi diferente.

Inteligentemente, Marc manteve a calma para sair de um grupo mais compacto no início e logo já surgiu na cola do bicampeão, que ainda tentava escapar ou oferecer um mínimo de resistência. Não foi suficiente. Márquez apenas poupou pneus acompanhando as linhas do adversário e o passou como e onde quis.

Daí pra frente caminhou tranquilamente para a terceira vitória na temporada, firmando 100% de aproveitamento e, mais importante, deixando claro que dificilmente o título mundial (o segundo da curta carreira) sai de suas mãos em 2014.

Márquez está ainda mais forte neste ano, confiante e tem uma equipe afinadíssima por atrás. A chance de erro, portanto, é muita próxima de zero. E, nesse cenário, apenas Pedrosa possui alguma condição de frear o crescimento do jovem catalão. Porém, assim como já acontece na F1 dentro da garagem da Mercedes, apenas um vive o momento em que tudo parece dar certo. 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a terceira etapa do Mundial de Motovelocidade com as repórteres Evelyn Guimarães e Juliana Tesser. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.