Diretor diz que conto de fadas com Rossi foi “catalisador que mudou Yamaha”

Lin Jarvis ressaltou que o piloto italiano contribuiu enormemente com legado da Yamaha e agradeceu por uma parceria que mudou a história da marca na MotoGP

Lin Jarvis aproveitou o anúncio desta quinta-feira (5) para fazer um tributo a Valentino Rossi. Às vésperas da aposentadoria do italiano, o diretor ressaltou a contribuição do piloto com o legado da Yamaha e reconheceu que a chegada dele à equipe, em 2004, transformou a história da casa de Iwata na MotoGP.

Aos 42 anos, Rossi confirmou que a temporada 2021 será a última dele com a MotoGP. O #46 tinha prometido tomar a decisão nas férias e apareceu no Red Bull Ring com o destino definido.

Lin Jarvis exaltou o papel de Rossi na história da Yamaha (Foto: Divulgação/MotoGP

LEIA TAMBÉM
# Maior da história ou não, Rossi teve impacto transformador e popularizou MotoGP
# Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi

Em um comunicado enviado à imprensa, Jarvis agradeceu Valentino por uma relação de 16 anos que rendeu quatro títulos mundiais.

“Antes de mais nada, eu gostaria de agradecer Valentino sinceramente, em nome da Yamaha Motor Racing, pela parceria especial entre ele e a Yamaha”, disse Jarvis. “Somos privilegiados por sermos personagens-chave em uma era lendária dos GPs, com Valentino fortalecendo o line-up da Yamaha por 16 temporadas ― ainda em curso”, seguiu.

O dirigente recordou a primeira vitória, conquistada no GP da África do Sul de 2004, e admitiu que a chegada de Rossi ao time transformou o programa da Yamaha para a MotoGP.

“A agora icônica parceria entre a Yamaha e Rossi começou quase como um conto de fadas. Rossi venceu aquela incrível corrida em Welkom, em 2004, a primeira corrida dele com a Yamaha. A chegada dele a Yamaha foi um catalisador que mudou quase que completamente no programa na MotoGP, e ele nos deu a confiança para recuperarmos nosso espírito desafiador e mais uma vez nos tornamos campeões mundiais”, lembrou. “Desde 2004, completamos até aqui 264 corridas e juntos somamos 56 vitórias, 46 segundos lugares, 40 terceiros e vencemos quatro campeonatos da MotoGP em 2004, 2005, 2008 e 2009, respectivamente”, recordou.

Ainda, o diretor destacou a contribuição do piloto de Tavullia com a história da própria Yamaha e o fato de ele ter conseguido sempre motivar a equipe nos momentos de dificuldade.

“Valentino é uma lenda viva cujo sucesso e talento pessoal contribuíram em abundância para o legado e a herança da Yamaha”, afirmou. “Além disso, durante os períodos mais difíceis, a mentalidade positiva dele serviu de impulso para aqueles ao redor, e ele esteve sempre pronto para ir um pouco além por um bom resultado. Foi graças a paixão interminável dele pela MotoGP que podemos orgulhosamente dizer que vamos em breve completar 16 temporadas juntos”, continuou.

Por fim, Lin destacou que restam algumas corridas pela frente, mas admitiu que a ausência de Rossi será sentida no paddock da MotoGP.

“Todos nós sabíamos que, eventualmente, chegaria o momento de a ilustre carreira dele nos GPS chegaria ao fim. As habilidades sem paralelo e o carisma dele definitivamente serão enormemente sentidos pelos fãs, pela imprensa, pelo paddock da MotoGP e por todo o staff da Yamaha. Mas antes de ele pendurar o macacão, temos mais nove oportunidades de curtir e aproveitar as corridas restantes de 2021. Nesse sentido, é muito adequado que estejamos vendo o retorno dos fãs e espectadores em muitas das próximas corridas”.

“Vamos curtir os próximos GPs e aí dizer um adequado obrigado a Valentino no fim do fim de semana do GP de Valência, em novembro”, encerrou.

A MotoGP volta à ativa neste fim de semana após cinco semanas de férias. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Estíria, décima etapa do Mundial de Motovelocidade 2021.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.