Diretor da Yamaha revela que Morbidelli começa 2019 com moto igual à de Rossi e Viñales

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis confirmou nesta sexta-feira (24) que Franco Morbidelli vai começar a temporada 2019 da MotoGP com uma moto na mesma especificação de Valentino Rossi e Maverick Viñales. Ao contrário de Fabio Quartararo, o #21 vai receber as atualizações do time no “menor tempo possível”, mas estará um passo atrás dos titulares da casa de Iwata ao longo do ano

Lin Jarvis detalhou a alocação das motos que a Yamaha vai fornecer para a SIC na temporada 2019 da MotoGP. O diretor do time de Iwata falou em motos A e B, com o protótipo mais próximo daqueles de fábrica sendo guiado por Franco Morbidelli.

Depois de uma longa relação com a Tech3, a Yamaha terá um novo time satélite em 2019. A SIC, equipe do circuito de Sepang que já está presente em Moto3 e Moto2, comprou a vaga da Ángel Nieto na classe rainha e vai ser apoiada pela gigante Petronas.
 
De acordo com o dirigente do time dos diapasões, Morbidelli e Fabio Quartararo farão a pré-temporada com as motos com que Valentino Rossi e Maverick Viñales concluírem o campeonato atual, mas, depois, apenas o #21 começará o Mundial com um protótipo nas mesmas configurações do time oficial.
Franco Morbidelli vai começar 2019 com a mesma moto do time oficial da Yamaha (Foto: Marc VDS)
“A especificação final da moto vocês verão em janeiro, porque, quando começarmos os testes de inverno, o mais importante efetivamente é que os pilotos usem as motos existentes deste ano para fazerem os testes de inverno em Valência e em Jerez”, disse Jarvis em uma coletiva de imprensa em Silverstone nesta sexta-feira (24). “Basicamente, nós disponibilizamos dois tipos diferentes de especificação de moto, nós as chamamos de A e B e daremos uma especificação A e uma especificação B para o próximo ano”, explicou. 
 
“Obviamente, a especificação A será usada por Franky, que tem mais experiência na categoria”, contou. “Estamos bem confiantes de que as motos serão muito competitivas. Acho que, francamente, a equipe satélite da Yamaha sempre foi muito competitiva e acho que a moto A será ainda mais próxima das motos que usamos no time de fábrica”, comentou.
 
Perguntado por mais detalhes, Jarvis explicou que a moto de Morbidelli será atualizada ao longo do ano, mas em um ritmo mais lento do que será feito com o time de fábrica.
 
“Basicamente, a especificação A será, no início do ano, você pode imaginar a mesma especificação da moto de fábrica”, falou. “A diferença é que, conforme formos avançando no ano, formos desenvolvendo a moto de fábrica focando em Valentino e em Maverick, uma vez que confirmarmos que essas modificações funcionam bem, assim que tivermos tempo, no menor intervalo de tempo possível para a produção, vamos então aplicar essas especificações também à moto de Franky”, seguiu. 
 
“A moto de Franky continuará se desenvolvimento ao longo da temporada, mas digamos que estará um passo atrás da moto de fábrica”, resumiu. “Claro, nós também vamos personalizar a moto, então isso não quer dizer que o que quer que Franco receba será igual a Valentino ou Maverick. O conceito será o mesmo, mas poderemos refiná-la de acordo com as necessidades dele também”, concluiu.

#GALERIA(9513)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.