Diretor da Yamaha se antecipa e confirma Morbidelli e Quartararo como titulares da SIC em 2019

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis se antecipou ao anúncio oficial e confirmou que Franco Morbidelli e Fabio Quartararo serão os titulares da recém-criada SIC na temporada 2019 da MotoGP. Dirigente, no entanto, evitou confirmar o tipo de equipamento que será fornecido ao time

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis se antecipou ao anúncio oficial e confirmou que Franco Morbidelli e Fabio Quartararo serão os titulares da recém-criada SIC na temporada 2019 da MotoGP.
 
Depois de quase 20 anos de parceria com a Tech3, a Yamaha perdeu o time de Hervé Poncharal para a KTM, mas passará a contar com a SIC ― que vai assumir o lugar da Ángel Nieto de Jorge Martínez ‘Aspar’ ― a partir do próximo ano.
 
Em entrevista ao ex-piloto Simon Crafar durante a transmissão no warm-up desta manhã no serviço de streaming da Dorna, a promotora do Mundial, Jarvis foi questionado sobre a participação da Yamaha na escolha dos pilotos da SIC e acabou por confirmar os selecionados.
 
“Eu não diria que não temos direito a voto em relação aos pilotos, mas, no fim das contas, a decisão pelos pilotos é do time satélite”, disse Jarvis. “É uma equipe independente. Claro, qualquer piloto que eles escolham precisa ser aprovado por nós para estar no nível e ter capacidade de pilotar a M1”, seguiu.
Fabio Quartararo (Foto: Speed Up)

“Então eles escolheram Franco Morbidelli, que é um piloto que é muito interessante para nós, porque é um campeão mundial, é um piloto da Academia [de Pilotos VR46], tem, definitivamente, talento. Acho que ele vai se sair melhor na M1 do que está se saindo este ano na Honda. No caso de Franco, não havia nenhuma dúvida desde o principio”, explicou. “No caso de Quartararo, ele é um piloto que será um estreante, mas acho que é jovem, tem 19 anos, mas é, definitivamente, talentoso. Acho que ele se perdeu por um ano ou dois, mas está mostrando progresso outra vez neste ano e acho que ele pode ser um dos pilotos muito, muito bons, no futuro. Acho que o caso de [Hafizh] Syahrin mostrou que, às vezes, você pode fazer uma escolha e, se o cara tem talento e sobe sem expectativas, ele pode corresponder”, observou.

 
A escolha por Morbidelli não chega como surpresa, já que era especulada há alguns meses. O nome de Quartararo, por sua vez, ganhou força depois da negativa de Dani Pedrosa, que optou pela aposentadoria.
 
O jovem francês chegou ao Mundial em 2015 cercado de expectativas e com o rótulo de ‘novo Marc Márquez’. Depois de dois anos abaixo do esperado na Moto3, Fabio subiu para a Moto2 em 2017, mas a primeira vitória no Mundial veio só neste ano, quando, vestindo as cores da Speed Up, triunfou no GP da Catalunha. O #20 é hoje é nono colocado no campeonato.
 
Apesar de entregar a dupla da SIC, Jarvis evitou dar detalhes em relação ao equipamento que será fornecido. Tradicionalmente, a casa de Iwata repassa ao time satélite os protótipos do time oficial da temporada anterior.
 
Questionado se a SIC vai receber o mesmo tipo de equipamento que é dado para a Tech3 ou se terá algo diferente, Jarvis respondeu: “Sim, vai ser algo como a Tech3 ou mais do que isso”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.