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Diretor do GP da Argentina garante que prova será confirmada com homologação do circuito

Orlando Terranova, diretor do GP da Argentina de MotoGP, garantiu que a etapa será confirmada no calendário assim que o circuito de Termas do Río Hondo for homologado pela FIM. Dirigente garantiu que conflito com a Repsol será resolvido pelo Ministério do Turismo da Espanha e pela Embaixada da Argentina no país europeu

 

 

O GP da Argentina de MotoGP segue como dúvida para a temporada de 2013. Um conflito entre a Repsol, uma das principais patrocinadoras do Mundial, e o governo de Cristina Kirchner é apontado como a causa desta pendência, mas Orlando Terranova, diretor do GP, segue confiante na realização da prova.
 
Em entrevista exclusiva ao Grande Prêmio, o dirigente afirmou que data de 14 de abril está reservada para a prova em Santiago del Estero e a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) confirmará a corrida no circuito de Termas de Río Hondo assim que homologar a pista.
Pista aguarda inspeção da FIM, que deve acontecer nas próximas semanas (Foto: GP da Argentina)
“As datas entre 12 e 14 de abril de 2013 estão reservadas para a Argentina”, disse. “A FIM virá à Argentina para homologar a pista este mês de novembro. Uma vez homologado, o GP está 100% confirmado”, assegurou. 
 
Questionado pelo GP sobre a pendência entre Repsol e Argentina, Terranova afirmou que o assunto será resolvido pelo governo dos dois países. Em abril deste ano, a presidenta da Argentina ordenou uma intervenção na petrolífera YPF, controlada pela gigante espanhola, e encaminhou ao Congresso um projeto de lei para expropriar 51% das ações da companhia.
 
De acordo com relatos de funcionários da YPF, 20 executivos foram retirados do prédio e tiveram 15 minutos para deixar a sede da companhia, sem poder levar pastas e agendas.
 
A Repsol, então, pediu para a Espanha garantias de que seus funcionários estariam seguros na Argentina, mas o governo espanhol respondeu que não é possível assegurar a integridade dos membros da companhia. Ciente da situação, a Dorna aguarda um posicionamento favorável da Espanha antes de confirmar a corrida, mas Carmelo Ezpeleta, presidente da promotora do Mundial, já admitiu que a etapa pode ser adiada para 2014.
 
“O conflito será solucionado pelo Ministério do Turismo da Espanha e pela Embaixada da Argentina na Espanha”, disse Orlando. “Nós estamos confiantes de que o GP será em 2013. O pior prognóstico é que a corrida aconteça em 2014. Em relação ao custo deste atraso para a organização, nós não temos esse número.”
 
Polêmicas a parte, Terranova contou que o público reagiu muito bem a realização da corrida no país e explicou que a expectativa de público é de 110 mil pessoas.
 
“A última vez que a MotoGP esteve na Argentina foi em 1999 e na América Latina em 2004. Nós estamos espantados com número de fãs do motociclismo na Argentina”, comentou. “O público está muito entusiasmado com a proposta e tem se manifestado pela grande mídia e pelas redes sociais.”
Organização do GP confia em solução para conflito entre Argentina e Repsol (Foto: GP da Argentina)
“No total, esperamos 110 mil pessoas”, contou ao Grande Prêmio. “No momento, muitas pessoas do Paraguai, Uruguai, Brasil, Colômbia e Chile estão interessadas no GP da República Argentina. Nosso objetivo é chegar a 15 mil estrangeiros e, é claro, estamos fazendo diferentes ações promocionais com o INPROTUR (Instituto Nacional de Promoção Turística)”, continuou. 
 
Por fim, Terranova explicou que as obras no circuito de Termas do Río Hondo já foram concluídas. Para poder receber a categoria, a pista precisou passar por uma série de modificações.
 
“O circuito está sendo remodelado e nós estamos trabalhando dia e noite para concluir o plano diretor proposto”, contou. “Para a remodelação foi contratado o designer italiano Zeffelli Jarno, que em 2011 desenvolveu um plano diretor com a meta de adaptar o circuito ao nível um da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), da FIM e da MotoGP.” 
 
“A expectativa era de que os trabalhos contidos no plano diretor durassem dez meses e incluíam: repavimentação completa; construção das áreas de escape aprovadas; construção das barreiras de proteção; instalação de proteções especiais; construção de vias de serviço internas e externas; construção de um túnel interligando as vias de serviço; instalação de comunicação por fibra ótica; e novas portas de entrada e novas arquibancadas”, detalhou. 
 
“O objetivo do plano diretor também era gerar um circuito rápido, com muitos pontos de ultrapassagem e qualidade extraordinária de visibilidade para o público”, continuou. 
 
Além da infraestrutura para a corrida, o complexo na província de Santiago del Estero contará com espaços de entretenimento. “Nós estamos construindo dois grandes prédios, visando serviços recreativos e para atrair o público ao circuito”, relatou. “Eles vão receber o Museu Río Hondo e Centro de Treinamento de Río Hondo, onde o público e os visitantes poderão interagir com carros antigos e modernos, e podem alugar carros de corrida para testarem suas habilidades.”
 
“Entre 20 e 24 de novembro, haverá uma inspeção da FIM para avançarmos ao próximo estágio”, completou. “No momento, as obras no circuito estão concluídas. O circuito poderia receber a F1 e a MotoGP também.”