Diretor vê falha da Aprilia na “gestão de rendimento”: “Estamos fazendo algo mal”
Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola reconheceu que a equipe tem feito algo errado na temporada 2024 da MotoGP. Dirigente avaliou que existe um problema relacionado à gestão do rendimento
Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola reconheceu que a casa de Noale tem um “problema de gestão de rendimento”. O dirigente avaliou que algo não está sendo bem feito pela equipe.
Segunda força na MotoGP 2024, a Aprilia tem o segundo posto no Mundial de Construtores, mas com 160 pontos a menos do que a líder Ducati.
Relacionadas
“Desde que voltamos à Europa, sempre tem uma Aprilia na primeira fila do grid. E ela se defende bastante bem na sprint, mas, na corrida longa, a partir da metade, não somos suficientemente competitivos”, disse Rivola em entrevista à emissora italiana Sky Sport. “Existe um problema de gestão de rendimento, relacionado com o desgaste dos pneus. Definitivamente, temos de focar nisso, talvez até mais do que no nível de planejamento do fim de semana, inclusive nos arriscando a ter de passar pelo Q1 às vezes”, seguiu.
“Quando vamos para a pista no início de um GP, somos rápidos de imediato, mas tendemos a [acabar sofrendo], especialmente na questão dos pneus”, apontou. “Creio que temos mais uma questão de acerto, mecânica e eletrônica. E de formato de como gerimos o fim de semana. Talvez tenhamos de tentar levar o pneu mais longe em termos de desgaste, buscar esses detalhes que fazem a diferença”, opinou.
RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Mesmo em um campeonato dominado pela Ducati, a Aprilia assegura que os dados mostram que a RS-GP deu um passo à frente em relação a 2023.
“[Domingo] fomos 40s mais rápidos do que no ano passado, o que é uma eternidade. Mas acabamos a 10s do primeiro”, analisou. “É verdade que estamos só a 2s5 de Pecco Bagnaia, mas este é um circuito onde a Aprilia sempre foi rápida. Só mostramos [melhora] em termos de rendimento geral. Estamos fazendo algo mal. Ou, melhor dizendo, algo a Ducati está fazendo especialmente bem, especialmente desde que voltamos a correr nas pistas europeias. Sei que eles aproveitaram o teste de Montmeló, que é um circuito de pouca aderência, para dar um passo à frente. Eles foram bem”, assumiu.
A MotoGP volta às pistas entre os dias 16 e 18 de agosto com o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.