Diretor mira renovação, mas diz que Quartararo “precisa recuperar fé na Yamaha”

Lin Jarvis ressaltou que gostaria de ter selado o destino do francês na equipe no início da temporada, mas segue em contato próximo com o agente do piloto. Dirigente não considera que os GPs de Indonésia e Argentina serão decisivos para definir a permanência ou não

MOTOGP DÁ BOLA FORA COM DOCUMENTÁRIO FANTASMA

A Yamaha acredita que precisa reconquistar a confiança de Fabio Quartararo para garantir a renovação do contrato do campeão vigente da MotoGP. Diretor da equipe dos três diapasões, Lin Jarvis reconheceu que gostaria de ter prolongado o vínculo do francês no início do ano, mas ressaltou que permanece em contato com os agentes do piloto para garantir uma assinatura por mais dois anos.

O contrato de Fabio com a Yamaha é válido apenas até o fim deste ano, mas o próprio piloto já se colocou no mercado, uma vez que não ficou satisfeito com a evolução apresentada pela YZR-M1 entre 2021 e 2022. O piloto de Nice esperava uma melhora no motor para poder brigar especialmente com as Ducati, mas o ganho de potência não aconteceu.

LEIA TAMBÉM
Quem é a primeira mulher a chefiar equipe vencedora na MotoGP?

Fabio Quartararo ainda não renovou o vínculo com a Yamaha para além de 2022 (Foto: Divulgação/MotoGP)

ANÁLISE
MotoGP peca na distribuição e transforma ‘MotoGP Unlimited’ em série limitada

Em um ano em que apenas alguns poucos pilotos já têm o futuro garantido ― como é o caso de Marc Márquez, que está certo com a Honda até 2024; Franco Morbidelli, que assinou com a Yamaha até 2023; Brad Binder, que é da KTM até 2023; e Francesco Bagnaia, que assinou até 2024 com a Ducati ―, a Yamaha segue atenta e mantém uma relação próxima com os agentes de Quartararo, mas sabe que precisa ganhar a confiança de ‘El Diablo’.

“Em um mundo ideal, teríamos deixado tudo claro no início deste ano, mas não estávamos em condições de fazer isso”, disse Jarvis em entrevista à publicação alemã Speedweek. “Fabio precisa de um sentimento de confiança em nós quando decidir sobre seu novo contrato. Não acho que os resultados na Indonésia ou duas semanas depois, na Argentina, terão um impacto particular, na decisão dele. Entendemos que ele precisa recuperar a confiança na Yamaha e se sentir bem com ele mesmo”, reconheceu.

Mesmo assim, Jarvis torce por uma decisão rápida e espera que o desfecho seja com Fabio assinando mais um contrato de dois anos com a fábrica de Iwata.

“Esperamos que uma decisão seja tomada o mais cedo possível, mas não fixamos um prazo específico. Estamos em contato intimo com Fabio e também com o agente dele. Conversamos no Catar, claro, e estamos em contato regular”, revelou. “Estamos monitorando a situação e esperamos que Fabio confie em nós e continue pilotando para a Yamaha no futuro. Nossa prioridade é renovar o contrato dele na MotoGP e seguir contando com ele durante os próximos dois anos”, encerrou.

A classificação do GP da Indonésia de MotoGP acontece neste sábado (19), às 4h05 (de Brasília), no circuito de Mandalika. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da segunda etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.

GUIA DA MOTOGP 2022
MotoGP abre era pós-Rossi com menu extenso e pratos para lamber os beiços
MotoGP mantém estabilidade e só tem mudanças pontuais no regulamento
Acosta chega forte, mas Moto2 é livro aberto na busca por protagonista
Volta de Carrasco e estreia de Moreira deixam olhos atentos à Moto3
Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP
Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
Quartararo sai da glória de campeão para a luta de se manter no topo
Sem ícone máximo, MotoGP tem de descobrir novo mundo em era pós-Rossi
Ducati cria casca e entra na temporada 2022 com pressão do favoritismo
KTM chega cercada de incertezas após tropeços e decepções na MotoGP
Bagnaia ganha Ducati e vira bola da vez na MotoGP mesmo derrotado em 2021
De campeão a surpresa, novatos invadem MotoGP com diferentes expectativas
Suzuki atende pilotos e surge vitaminada com melhora na moto e novo chefe
Honda torce por Marc Márquez inteiro para voltar do ostracismo em 2022
Marc Márquez chega a 2022 para recuperar forma e retomar domínio

BASTIANINI OFERECE ALENTO À DUCATI EM CATAR DESASTROSO NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.