Dovizioso desbanca Viñales e ponteia TL2 marcado por queda de Lorenzo na Tailândia. Márquez é 4º

Andrea Dovizioso bateu Maverick Viñales por 0s031 e assegurou a liderança da segunda sessão de treinos em Buriram. 0s074 atrás do líder, Cal Crutchlow ficou em terceiro, com Marc Márquez ocupando a quarta colocação de uma atividade marcada por um tombo de Jorge Lorenzo

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Andrea Dovizioso colocou a Ducati na frente na tarde desta sexta-feira (5) em Buriram. O #4 cravou 1min31s090 na melhor de suas 21 voltas nesta tarde e assegurou a liderança do segundo treino na Tailândia ao superar Maverick Viñales por só 0s031.

 
A sessão desta tarde, porém, ficou marcada por um forte acidente de Jorge Lorenzo, que foi ejetado da Desmosedici e levado ao centro médico do circuito tailandês. Ainda não foram divulgadas informações sobre o estado do #99.
Andrea Dovizioso liderou o TL2 em Buriram (Foto: Reprodução)
Líder da maior parte da sessão, Marc Márquez viu a concorrência subir o ritmo apostando em pneus novos nos minutos finais e, além de Dovizioso e Viñales, também ficou para trás de Cal Crutchlow, que foi 0s024 melhor.
 
Com 1min31s238, Danilo Petrucci fez o quinto registro, seguido por Andrea Iannone e Álvaro Bautista. Líder dos testes da pré-temporada, Dani Pedrosa fez o nono tempo, com Valentino Rossi e Johann Zarco fechando um top-10 afastado por 0s331.
 
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Buriram:
 
Em uma época de temperaturas mais baixas na sempre quente Tailândia, os pilotos voltaram a enfrentar um forte calor na tarde desta sexta-feira em Buriram. Na hora do segundo treino, os termômetros mediam 30°C, com o asfalto alcançando 54°C. A velocidade do vento era de 2 km/h.
 
Com 1min33s141, Petrucci foi o primeiro a ocupar o topo da tabela, mas logo foi superado por Márquez, que chegou a 1min31s904 para se colocar na ponta com 0s375 de margem para Crutchlow, o segundo. Terceiro, Rossi já tinha mais de 1s de atraso para o #93.
 
Falando no #46, a Yamaha aproveitou esta tarde para estrear uma nova carenagem. A peça não deve fazer uma grande diferença nas dificuldades da YZR-M1, mas, ao menos, mostra que a fábrica de Iwata segue trabalhando.
 
Com Márquez ainda no topo à frente de Crutchlow, Bautista subiu para a terceira colocação, seguido por Dovizioso, Petrucci e Miller. Melhor Yamaha, Zarco era décimo.
 
Mesmo com dores por conta da lesão sofrida em Aragão, Lorenzo voltou para a pista nesta tarde e, após quase dez minutos de sessão, tinha o sétimo tempo, 0s634 atrás de Márquez.
 
Em sua quinta volta nesta tarde, Márquez cravou 1min31s188, ampliando para 1s091 a vantagem em relação à Crutchlow. Na sequência, Rossi pulou para segundo, mas foi quase que imediatamente superado por Petrucci.
 
Danilo, então, subiu para segundo, mas foi sucedido por Dovizioso e Crutchlow logo depois. Assim, a vantagem de Marc caiu para 0s800.
 
Com cerca de meia hora para o fim da atividade, Scott Redding sofreu uma queda na curva 4, mas, apesar de ter tentado, não conseguiu recuperar a moto, já que a RS-GP acabou bastante danificada após uma sequência de piruetas na brita. O #45 tinha o 17º tempo.
Enquanto isso, Pedrosa foi a 1min31s839 e saltou para o segundo posto, formando uma dobradinha com Márquez. Os dois, porém, estavam separados por 0s651. Dovizioso era o terceiro, seguido por Bautista, Lorenzo, Viñales e Crutchlow.
 
De volta após uma passagem pela garagem da Pramac, Petrucci saltou para a segunda colocação, 0s674 mais lento que Márquez, que vinha trabalhando com um pneu duro na dianteira e um macio na traseira.
 
Pouco depois, Andrea Iannone sofreu uma queda na curva quatro, mas escapou de lesões. 
 
Com 15 minutos para o fim da sessão, Lorenzo foi ejetado da Ducati na curva 3 e acabou com a Desmosedici bastante danificada. Ainda lidando com a fratura no pé direito, o #99 deixou a pista de maca.
Logo em seguida, a mesma curva 3 testemunhou um acidente de Xavier Siméon. Tão logo chegou a área de escape, o belga sinalizou que havia algo na pista, o que motivou a paralisação da sessão em bandeira vermelha. Restavam 12min36s de atividade.
 
Pelo replay do acidente, foi possível notar um ruído diferente na moto de Lorenzo, o que levantou uma suspeita de falha mecânica.
Lorenzo sofreu um forte acidente no TL2 (Foto: Reprodução)
Diretor-esportivo da Ducati, Paolo Ciabatti disse à transmissão oficial da MotoGP que também notou um ruído estranho na moto, mas não soube dizer o que aconteceu.
 
“Honestamente, eu não sei. Eu também ouvi, porque a TV italiana me fez assistir o replay da [câmera] onboard, mas não sabemos exatamente o que aconteceu. Assim que a moto voltar, vamos baixar os dados para descobrir o que aconteceu”, disse Ciabatti. “Só espero que Jorge não tenha se machucado mais”, completou.
 
Após quase 15 minutos de trabalhos de limpeza no asfalto, a sessão foi reiniciada para os minutos finais.
 
Com um pneu macio novo na traseira da M1, Rossi cravou 1min31s528 e saltou para o segundo posto, 0s340 atrás de Márquez. Na sequência, porém, foi superado por Iannone, que, em seguida, perdeu a posição para um Viñales 0s118 mais rápido.
 
Em sua 20ª volta nesta tarde, Maverick cravou 1min31s121 e tomou a ponta de Márquez por 0s067. Iannone vinha em terceiro, seguido por Rossi, Bautista, Pedrosa e Morbidelli. Dovizioso, então, subiu para a quarta colocação.
 
Com cerca de dois minutos para o fim, Pedrosa avançou para a quarta colocação, 0s264 atrás do #25. Em seguida, porém, Bautista passou o #26 por 0s007.
 
Instantes depois, Dovizioso foi 0s031 melhor que Viñales e assumiu o comando da atividade. Márquez era terceiro, seguido por Iannone, Bautista, Pedrosa e Rossi. Crutchlow, então, saltou para terceiro, com Petrucci se instalando em quinto, à frente do #29.
 
Já com o cronômetro travado, ninguém conseguiu superar Dovizioso, que assegurou a liderança à frente de Viñales, Crutchlow e Márquez.

MotoGP 2018, GP da Tailândia, Buriram, 2º Treino Livre:
1 A DOVIZIOSO Ducati 1:31.090  
2 M VIÑALES Yamaha 1:31.121 +0.031
3 C CRUTCHLOW LCR Honda 1:31.164 +0.074
4 M MÁRQUEZ Honda 1:31.188 +0.098
5 D PETRUCCI Pramac Ducati 1:31.238 +0.148
6 A IANNONE Suzuki 1:31.256 +0.166
7 A BAUTISTA Ángel Nieto Ducati 1:31.378 +0.288
8 D PEDROSA Honda 1:31.385 +0.295
9 V ROSSI Yamaha 1:31.398 +0.308
10 J ZARCO Tech3 Yamaha 1:31.421 +0.331
11 J MILLER Pramac Ducati 1:31.486 +0.396
12 F MORBIDELLI Marc VDS Honda 1:31.647 +0.557
13 T NAKAGAMI LCR Honda 1:31.714 +0.624
14 B SMITH KTM 1:31.841 +0.751
15 A RINS Suzuki 1:31.929 +0.839
16 J LORENZO Ducati 1:32.027 +0.937
17 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini 1:32.067 +0.977
18 H SYAHRIN Tech3 Yamaha 1:32.177 +1.087
19 K ABRAHAM Ángel Nieto Ducati 1:32.403 +1.313
20 P ESPARGARÓ KTM 1:32.475 +1.385
21 S REDDING Aprilia Gresini 1:32.650 +1.560
22 T LÜTHI Marc VDS Honda 1:32.661 +1.571
23 X SIMEÓN Avintia Ducati 1:32.989 +1.899
24 J TORRES Avintia Ducati 1:33.503 +2.413
         
REC PISTA NOVA      
MV A DOVIZIOSO Ducati 1:31.090 179.9 km/h
         
  Condições do tempo PISTA SECA   ar: 30ºC | pista: 54ºC

#GALERIA(9554)
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.