google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O Catar gosta mesmo da Ducati. Depois de mostrar forma nos testes coletivos e também na primeira sessão livre do fim de semana, Andrea Dovizioso voltou a colocar um holofote na direção da GP18 e liderou o segundo exercício desta sexta-feira (16) em uma dobradinha da Ducati.
Com a mudança na programação do GP do Catar, o segundo treino é a sessão que é realizada na mesma hora da corrida, o que resultou em um empenho extra dos pilotos. Com dez minutos para o fim, as voltas rápidas começaram a se suceder, mas foi o italiano quem levou a melhor.
Com 1min54s361, Dovizioso garantiu o topo da tabela, 0s006 à frente de Petrucci, que tem a mesma GP18 por ser contratado diretamente pela Ducati. Na volta final, Álex Rins foi 0s097 mais lento que o #4 e encerrou o domínio da moto de Bolonha no topo da tabela.
Andrea Dovizioso no Catar (Foto: Twitter)
0s470 mais lento que o companheiro de Ducati, Jorge Lorenzo ficou com o quarto posto, à frente de Andrea Iannone, que fechou um top-5 sem motos da Honda ou da Yamaha.
Melhor RC213V, Marc Márquez foi 0s489 mais lento que Dovizioso e acabou em sexto, 0s001 melhor que Dani Pedrosa. Cal Crutchlow vem na sequência, completando a sequência da Honda.
Valentino Rossi, então, liderou o esforço da Yamaha e ficou com o nono posto, 0s492 atrás do líder. Márquez, Pedrosa, Crutchlow e o #46 estão separados por intervalos de apenas 0s001.
0s551 atrás do ponteiro, Johann Zarco fez o décimo posto, seguido por Maverick Viñales. 0s834 mais lento que Dovizioso, o #25 ainda não tem lugar assegurado direto no Q2 de sábado.
Entre os novatos, Takaaki Nakagami voltou a liderar, ocupando o 15º lugar da tabela. Franco Morbidelli ficou em 18º, 0s277 à frente Tom Lüthi, o 19º. Hafizh Syahrin fez a 22ª marca, com Xavier Siméon ficando com a última das 24 posições.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Losail:
Agora devidamente à noite e com os refletores ligados, os pilotos da MotoGP voltaram para a pista em condições mais similares àquelas que vão encontrar na corrida de domingo. Quando o pit-lane foi aberto, os termômetros marcavam 25°C, com o asfalto chegando a 27°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Assim que entrou na pista, a moto de Lorenzo soltava faíscas. Assim, a Ducati chamou o espanhol aos boxes para trocar de moto.
Com as primeiras voltas registradas, Rins assumiu a ponta, à frente de Rossi. Na passagem seguinte, Márquez assumiu o comando com 1min55s410, 0s382 melhor que Viñales, o segundo colocado. Petrucci, Miller e Valentino vinham atrás.
Pouco depois, Crutchlow alcançou 1min55s306 e assumiu a ponta, 0s104 melhor que Márquez. Rins pulou para terceiro, à frente de Aleix, Maverick, Petrucci, Rossi, Miller, Pedrosa e Dovizioso.
O #93 foi, então, a 1min55s043, já superando tempo de Dovizioso pela manhã. O campeão vigente tinha um pneu médio na frente e um macio atrás, mesma combinação de Crutchlow e Dovi, que vinham atrás.
Passado o primeiro terço da sessão, os pilotos foram aos boxes. Márquez tinha o topo da tabela, com Crutchlow, Dovizioso, Rins, Petrucci, Rossi, Lorenzo, Aleix, Pedrosa e Viñales fechando o top-10.
De volta à pista, Iannone saltou para o décimo lugar, 0s640 mais lento que o líder. Zarco também melhorou, mas era 11º.
Quem melhorou mesmo foi Petrucci. Com um par de médios, o italiano chegou a 1min55s283 e avançou para a segunda colocação, 0s240 atrás de Márquez, o líder.
Dovizioso, então, chegou a 1min55s131 e se colocou em segundo, 0s088 atrás de Márquez. Petrucci, Crutchlow e Rins vinham na sequência.
Enquanto isso, Aleix deu uma escapada da pista na curva sete, mas não teve maiores problemas.
Mais atrás, Lorenzo melhorou sua marca e alcançou a quinta colocação, 0s340 atrás do ponteiro. Miller também foi mais rápido e assumiu o sétimo posto.
Com dez minutos para o fim, Rins chegou a 1min54s997 e assumiu a ponta, 0s046 melhor que Márquez, que caiu para segundo. Na volta seguinte, Álex foi ainda melhor, aplicando para 0s058 a margem em relação a Marc.
Mais atrás, Viñales fez 1min55s307 e assumiu o sexto posto, 0s322 atrás da Suzuki #42.
Para esta última fase da sessão, todos os pilotos tinham o pneu macio na traseira, mesclando macios e médios na dianteira. Era importante conseguir tempo para avançar direto ao Q2 agora, já que o terceiro treino será realizado com temperaturas mais altas.
Em seu 15º giro, Zarco pulou para o oitavo posto, 0s533 atrás de rins. Miller e Rossi vinham na sequência. Pouco depois, Aleix avançou para a quarta colocação.
Com menos de quatro minutos para o fim, Petrucci bateu Rins por 0s618 e assumiu o comando, com Rossi vindo na sequência para se instalar em segundo, reduzindo a vantagem do piloto da Pramac para 0s483. 0s003 melhor que Valentino, Márquez tomou o segundo posto.
Dovizioso, então, apareceu com 1min54s361 e assumiu a ponta, seguido por Petrucci, Márquez, Pedrosa, Crutchlow, Rossi e Rins. Lorenzo avançou em seguida e pegou o terceiro posto, 0s470 atrás do companheiro de Ducati.
Iannone seguiu a tendência, chegou a 1min54s841 e avançou para a quarta colocação, 0s480 atrás do líder.
#GALERIA(8329)
MotoGP, GP do Catar, Losail, 2º Treino Livre:
1 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:54.361 |
|
2 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
PRAMAC DUCATI |
1:54.367 |
+0.006 |
3 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
1:54.458 |
+0.097 |
4 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:54.831 |
+0.470 |
5 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:54.841 |
+0.480 |
6 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:54.850 |
+0.489 |
7 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:54.851 |
+0.490 |
8 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:54.852 |
+0.491 |
9 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:54.853 |
+0.492 |
10 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:54.912 |
+0.551 |
11 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:55.195 |
+0.834 |
12 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA GRESINI |
1:55.236 |
+0.875 |
13 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:55.308 |
+0.947 |
14 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
PRAMAC DUCATI |
1:55.360 |
+0.999 |
15 |
30 |
TAKAAKI NAKAGAMI |
JAP |
LCR HONDA |
1:55.694 |
+1.333 |
16 |
45 |
SCOTT REDDIING |
ING |
APRILIA GRESINI |
1:55.718 |
+1.357 |
17 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:55.919 |
+1.558 |
18 |
21 |
FRANCO MORBIDELLI |
ITA |
MARC VDS HONDA |
1:55.965 |
+1.604 |
19 |
12 |
THOMAS LÜTHI |
SUI |
MARC VDS HONDA |
1:56.242 |
+1.881 |
20 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:56.260 |
+1.899 |
21 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
1:56.394 |
+2.033 |
22 |
55 |
HAFIZH SYAHRIN |
MAL |
TECH3 YAMAHA |
1:56.454 |
+2.093 |
23 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
1:56.990 |
+2.629 |
24 |
10 |
XAVIER SIMÉON |
BEL |
AVINTIA DUCATI |
1:57.765 |
+3.404 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:54.927 |
168.5 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:53.927 |
170.0 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 25°C | pista: 27ºC |
Aos 39 anos, Rossi acelera para se afastar da aposentadoria na MotoGPAo provar que Ducati pode vencer, Dovizioso mira concluir o que iniciouLorenzo vai para segundo ano na Ducati tentando recuperar performance
"VOCÊ TEM DE RESPEITAR"
EMOÇÃO GENUÍNA DE BARRICHELLO É EXEMPLO DE MOTIVAÇÃO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.