Ducati vê “aposta diferente” com Marc Márquez: “Não estávamos prontos para Rossi”

Chefe da Ducati, Davide Tardozzi afirmou que a equipe agora tem a estrutura necessária para lidar com um piloto como Marc Márquez. Dirigente considerou que o #93 vai chegar pisando em ovos

Chefe da Ducati, Davide Tardozzi reconheceu que a equipe não estava pronta para lidar com Valentino Rossi durante a passagem do multicampeão pela equipe entre 2011 e 2012. O dirigente garante, porém, que a situação com Marc Márquez é uma “aposta completamente diferente”.

Seis vezes campeão da MotoGP, Márquez foi o escolhido pela casa de Bolonha para formar par com Francesco Bagnaia a partir da temporada 2025. A mudança é uma mostra da força do espanhol, que abandonou a Honda um ano antes do fim do contrato para se juntar à Gresini e tentar recuperar a forma após quatro anos de dificuldades resultantes de uma fratura no braço direito e da falta de performance da RC213V.

Ainda que a vitória ainda resista, Márquez se adaptou rapidamente à moto italiana, tem sido um protagonista do campeonato e derrotou Jorge Martín na luta pela vaga ao lado de Bagnaia.

Com o acerto com Márquez, a Ducati volta a ter um multicampeão no elenco após dois projetos frustrados: primeiro com Rossi e, depois, com Jorge Lorenzo.

LEIA TAMBÉM
➡️ O duelo dos companheiros na MotoGP 2024

Davide Tardozzi garamtiu que a Ducati está pronta para Marc Márquez (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“É uma aposta completamente diferente”, disse Tardozzi ao site italiano GPOne. “O preparo que temos hoje como fábrica, a moto, a gestão e a gestão técnica. Este foi o verdadeiro erro quando levamos Valentino para a Ducati. Não estávamos preparados. A Ducati não estava preparada para lidar com Valentino Rossi. Hoje, nós estamos enormemente preparados”, seguiu.

“Lembro que agora nós temos um bicampeão. No momento em que você lida com Francesco Bagnaia, não vejo motivo para não lidar com Marc Márquez”, ponderou. “Não é como se Pecco fosse algo menos do que Marc. Ele é um piloto que está mostrando que quer vencer. E faz isso da maneira mais cavalheiresca possível. E estou falando do que acontece fora da pista”, frisou.

Questionado se a chegada de Márquez será um bom confronto para Bagnaia, Tardozzi respondeu: “Pecco sabe o valor dele, acredita em si mesmo, tem uma confiança extrema com a moto e também com a equipe. Basta olhar para algumas das corridas dele para ver isso. Isso também gera performance”.

Diferente do que aconteceu na Honda, quando entrou em uma equipe sem um campeão vigente, Marc agora vai para um time com ‘dono’.

“Marc entra no jardim de Pecco Bagnaia. Ele deu algumas declarações lisonjeiras sobre Pecco e não ensaiadas. Quando Marc fala, ele sempre sabe exatamente o que está dizendo, nunca fala fora do lugar. Nunca o vi fazer isso. Quando ele dá uma declaração, é a verdade e, frequentemente, essas declarações têm um propósito específico. Ele é um cara muito inteligente e vai ser muito cuidadoso quando vier para cá. Tenho certeza que ele vai chegar pisando em ovos e tentando entender como operamos. Pois é o box da Ducati que controla tudo, não os pilotos”, defendeu.

O #9, porém, será a terceira tentativa da Ducati com um piloto já consagrado. Depois da falha do projeto com Rossi, os italianos contrataram Lorenzo, mas a passagem do espanhol pelo time, entre as temporadas 2017 e 2018, foi marcada pela impaciência.

“Com Valentino, o timing foi completamente errado. Com Jorge, na minha opinião, ele cometeu um erro ao assinar cedo demais com a Honda. Se tivesse esperado mesmo que alguns dias, a história poderia ter sido diferente. Jorge fez uma volta em [1min]30s9 em Misano que foi alucinante. E fez isso em 2017. Uma pena”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar entre 28 de 30 de junho para o GP da Holanda, em Assen, com a 8ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.