Ducati inova com ‘aerodinâmica jurássica’ nas motos de Martín e Bastianini em Silverstone

Enea Bastianini teve uma sexta-feira (5) mais discreta, porém um detalhe em sua moto chamou muita atenção durante o TL2 da MotoGP em Silverstone: a presença de elementos aerodinâmicos

A Ducati levou para o GP da Grã-Bretanha uma inovação aerodinâmica, mais precisamente para as motos de Enea Bastianini e Jorge Martín. Durante a segunda sessão de treinos livres, realizados nesta sexta-feira (5) no circuito de Silverstone, as câmeras da transmissão oficial captaram a presença de “barbatanas” na parte de trás da Gresini do italiano.

A Pramac de Martín foi à pista com os mesmos elementos. Visualmente, a traseira da moto lembrava um rabo de peixe, e até mesmo as costas de um estegossauro, mas a questão levantada é se a fabricante italiana teria introduzido a peça numa tentativa de interromper o fluxo de ar para as motos que vêm atrás, dificultando ainda mais uma eventual aproximação dos rivais e, consequentemente, tentativas de ultrapassagens.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A MOTO DE ENEA BASTIANINI COM O APARATO AERODINÂMICO (VÍDEO: REPRODUÇÃO/MOTOGP)

Os pilotos ainda teriam vantagem por conta da diminuição do arrasto. Na prática, no TL2, a atualização ajudou Bastianini a fechar o dia como o oitavo mais rápido da tabela de tempos. Na primeira sessão, sem o aparato, o #23 ficou apenas em 16º. Quanto a Martín, ele fechou o dia em 13º. Vale destacar que a tendência é Yamaha e Suzuki andarem bem em Silverstone, como visto nesta sexta-feira.

O uso de asas para melhorar a aerodinâmica não é muito comum na MotoGP, mas a novidade da Ducati deve gerar discussões nos bastidores, principalmente se ficar comprovado o ganho de vantagem de Bastianini e Martín sobre os rivais.

As atividades da MotoGP em Silverstone continuam no sábado, com mais duas sessões de treinos livres antes da definição do grid de largada, que acontece às 10h10 [Brasília GMT-03]. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial 2022 de Motovelocidade.

LEIA TAMBÉM
Quem subiu, desceu ou surpreendeu até aqui na MotoGP 2022
Suzuki anuncia acordo com Dorna e oficializa saída da MotoGP ao fim de 2022
Dovizioso vê trajetória completa e anuncia aposentadoria da MotoGP em 2023
Marc Márquez avança em recuperação e é liberado para fisioterapia 42 dias após cirurgia
Quartararo é agraciado com Ordem Nacional da Legião de Honra na França
Suzuki inicia contagem regressiva de adeus melancólico à MotoGP em 2022
KTM volta a se perder na MotoGP e precisa buscar forças para se reerguer em 2022
Honda sofre para cicatrizar feridas sem Marc Márquez em ano de fracasso total
Aprilia dá salto de performance, vira estrela e mete colher até na briga pelo título
Carregada por Quartararo, Yamaha faz sólida defesa de título em 2022 agridoce na MotoGP
Favoritos naufragam na disputa entre novatos em 2022. Bezzecchi nada de braçada
Moreira veste Moto3 como luva e encanta logo de cara. E não só aos brasileiros
Ranking GP: As notas dos pilotos da MotoGP na primeira metade da temporada 2022

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.