Ducati segue no jejum, mas mostra força inédita na MotoGP e já assusta para 2022

Com um total de 24 pódios, a casa de Bolonha celebrou em 2021 o melhor ano da história na classe rainha do Mundial de Motovelocidade. Os números retratam um ano extremamente positivo na MotoGP, mesmo com a derrota para Fabio Quartararo

PARCEIROS E RIVAIS: COMO GARDNER E RAÚL FERNÁNDEZ ENTRAM NA MOTOGP | GP às 10

Qual a medida do sucesso na MotoGP? Se é o desfecho do Mundial de Pilotos, então a Ducati falhou em 2021. Mas se a dimensão de um bom ano reside no conjunto da obra, então a casa de Bolonha tem razões de sobra para comemorar a atuação na temporada do Mundial de Motovelocidade.

É bem verdade Fabio Quartararo faturou o título mais importante. E com 26 pontos de frente para Francesco Bagnaia. Mas não deixa de ser igualmente legitimo dizer que a Ducati fez um baita ano, em alguns aspectos até melhor do que 2007, quando conquistou o único título na elite da motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jorge Martín, Francesco Bagnaia e Jack Miller foram três grandes destaques da Ducati no ano (Foto: Ducati)

É claro que qualquer coisa diferente do campeonato não vai superar 2007, mas os italianos conseguiram em 2021 o maior número de pódios desde que entraram na MotoGP, em 2003: 24. O recorde anterior era de 17 visitas ao top-3, estabelecido em 2019.

Além disso, foram sete vitórias no ano, uma a mais do que a Yamaha, o que faz da Ducati a montadora mais bem sucedida de 2021. O recorde da marca é de 2007, com 11 triunfos. Também, a temporada marcou a primeira vez que a fábrica de Borgo Panigale conseguiu um 1-2-3 na MotoGP, com Bagnaia, Jorge Martín e Jack Miller formando o pódio do GP da Comunidade Valenciana.

Com seis motos no grid, a construtora vermelha montou uma equipe não só variada, mas também muito talentosa, equilibrando experiência e juventude. Com Miller, Johann Zarco e até Bagnaia, a Ducati tinha pilotos com mais quilometragem, mas com Martín, Enea Bastianini e Luca Marini, a dose necessária de uma aposta para o futuro.

Com o sexteto, a Ducati voou alto neste ano para conquistar o terceiro título do Mundial de Construtores da história, o segundo consecutivo. Só que não foi só isso. Das 54 posições em pódio disponíveis neste ano, a fábrica italiana conseguiu 30, o que representa 55%. Ou seja, em apenas quatro das 18 corridas do ano, a Desmosedici não foi ao pódio.

Entre os seis pilotos, Bagnaia foi quem mais se destacou. O italiano somou quase metade dos 357 pontos acumulados pela fábrica italiana no Mundial de Construtores e surpreendeu os executivos da marca ao ser o principal adversário de Quartararo na briga pelo título.

A Ducati fez muito em 2021, só que o jejum de título permanece. Mas é fato também que o fim desta estiagem parece estar mais e mais próximo. Em 2022, serão oito Desmosedici no grid: além do time de fábrica e da Pramac, VR46 e Gresini também contarão com os protótipos de Bolonha, adicionando Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio à mistura de jovens talentos.

Mas ainda tem mais: após os testes de pós-temporada em Jerez, Bagnaia avaliou que a Ducati conseguiu tornar ainda mais perfeita uma moto que já era perfeita. É um sinal claro para a concorrência.

A Ducati deixou de ser aquela moto manhosa, que só ia bem aqui e ali. A presença constante no pódio é uma clara evidência disso. Além do mais, o fato de tantos pilotos terem conseguido resultados positivos mostra que o protótipo de Gigi Dall’Igna funciona bem para qualquer um, o que não tem acontecido com Yamaha e Honda, por exemplo.

Hoje, a Ducati também não é mais aquela moto que tinha só um motor superpotente, mas que era um fiasco em curva. Como bem resume o título de Construtores, a GP21 fechou o ano como a melhor moto do pedaço. E o trabalho dos engenheiros em Borgo Panigale parece tê-la afiado ainda mais.

A Ducati cresceu e fez um ótimo campeonato em 2021. E os primeiros sinais para 2022 já ameaçam a concorrência. O jejum pode até não ter caído, mas os indícios são de que ele não vai durar mais muito tempo.

GRANDE PRÊMIO lança especial que celebra carreira de Valentino Rossi. ACESSE

VEJA MAIS
Rossi recebe visita surpresa do ídolo Ronaldo Fenômeno na despedida da MotoGP
Pupilos prestam homenagem e usam réplicas de capacetes de Rossi em Valência
F1 convoca pilotos e faz homenagem a Rossi em dia de aposentadoria da MotoGP
Rossi dá adeus em Valência e encerra trajetória que mudou história da MotoGP
Lenda e maior de todos: mundo do esporte agradece Rossi em dia de aposentadoria
Câmeras onboard da YZR-M1 registram última volta de Rossi na MotoGP em Valência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.