Ducati no topo, Yamaha e Honda na lanterna: a divisão das concessões da MotoGP para 2025
O sistema de concessões da MotoGP segue para a próxima temporada e sem qualquer mudança na ordem das equipes entre as quatro categorias disponíveis. A Ducati segue isolada no grupo A, as japonesas seguem no grupo D, com KTM e Aprilia em posições intermediárias
A MotoGP vai entrar na temporada 2025 com a manutenção do sistema de concessões, baseado no desempenho obtido ao longo de 2024, em ideia implementada recentemente pela Dorna, que promove o campeonato. Com isso, a dominante Ducati vai mais uma vez seguir com menos privilégios de testes e wildcards do que as demais marcas da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Por ter feito mais de 85% dos pontos possíveis na temporada 2024, a Ducati segue isolada na categoria A das concessões. Com isso, a montadora italiana vai ter direito a 170 pneus para testes e vai realizar sessões apenas em três circuitos previamente escolhidos, só com os pilotos de testes — ou seja, sem a presença de Marc Márquez e Francesco Bagnaia. Além disso, vai contar com oito motores no próximo campeonato, mas o desenvolvimento da peça será congelado.
O grupo B não vai contar com ninguém, mas o C terá a presença de KTM e Aprilia, pois ambas marcaram entre 35% e 60% dos pontos possíveis no campeonato passado. As principais diferenças em relação à Ducati são a presença de seis wildcards ao longo do certame, além de 220 pneus para testes durante o ano.
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Por fim, Yamaha e Honda compõem a categoria D, que fecha o sistema de concessões, mas também é a mais permissiva porque fizeram menos de 35% dos pontos em 2024. As montadoras japoneses terão direitos a testes em todos os circuitos do calendário, 260 pneus para utilizar com pilotos titulares e reservas — mesmo os das satélites —, além de dez motores para o campeonato — e sem congelamento de desenvolvimento das unidades.
Para as fábricas do grupo D, existe uma barreira no quesito teste: ninguém pode testar em uma pista do calendário duas semanas antes do GP — como determinado o regulamento do Mundial de Motovelocidade.
Em recente entrevista, porém, Carlos Ezpeleta, diretor-esportivo da Dorna declarou que que as concessões para montadoras devem mudar e mencionou o domínio da Ducati nos últimos anos, dizendo que o objetivo é frear o domínio da montadora italiana que venceu 19 das 20 corridas principais da última temporada — perdendo apenas o GP das Américas, vencido pela Aprilia de Maverick Viñales.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira as concessões da MotoGP na tabela abaixo:
RANKING | A | B | C | D |
PORCENTAGEM DE PONTOS | Acima ou igual a 85% | entre 60 e 84% | entre 35 e 59% | menos que 35% |
MONTADORAS | Ducati | – | KTM e Aprilia | Yamaha e Honda |
PNEUS DE TESTE | 170 | 190 | 220 | 260 |
TESTES PRIVADOS | Só com piloto de teste | Só com piloto de teste | Só com piloto de teste | Com qualquer piloto |
TESTE EM CIRCUITOS DE GP | 3 circuitos | 3 circuitos | 3 circuitos | Qualquer circuito |
WILD CARD | 0 | 3 | 3 | 6¹ |
MOTORES POR TEMPORADA | 8 | 8 | 8 | 10 |
ESPECIFICAÇÃO DE MOTOR | Congelado | Congelado | Congelado | Descongelado |
ATUALIZAÇÕES AERODINÂMICAS | 2 | 2 | 2 | 3² |
¹Wild-cards não estão sujeitos ao congelamento de motor. Um máximo de 3 wild-cards antes da pausa de verão e um máximo de 3 wild-cards depois do verão
²Deve descartar o pacote aerodinâmico usado anteriormente

