Ducati no topo, Yamaha e Honda na lanterna: a divisão das concessões da MotoGP para 2025

O sistema de concessões da MotoGP segue para a próxima temporada e sem qualquer mudança na ordem das equipes entre as quatro categorias disponíveis. A Ducati segue isolada no grupo A, as japonesas seguem no grupo D, com KTM e Aprilia em posições intermediárias

A MotoGP vai entrar na temporada 2025 com a manutenção do sistema de concessões, baseado no desempenho obtido ao longo de 2024, em ideia implementada recentemente pela Dorna, que promove o campeonato. Com isso, a dominante Ducati vai mais uma vez seguir com menos privilégios de testes e wildcards do que as demais marcas da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Por ter feito mais de 85% dos pontos possíveis na temporada 2024, a Ducati segue isolada na categoria A das concessões. Com isso, a montadora italiana vai ter direito a 170 pneus para testes e vai realizar sessões apenas em três circuitos previamente escolhidos, só com os pilotos de testes — ou seja, sem a presença de Marc Márquez e Francesco Bagnaia. Além disso, vai contar com oito motores no próximo campeonato, mas o desenvolvimento da peça será congelado.

O grupo B não vai contar com ninguém, mas o C terá a presença de KTM e Aprilia, pois ambas marcaram entre 35% e 60% dos pontos possíveis no campeonato passado. As principais diferenças em relação à Ducati são a presença de seis wildcards ao longo do certame, além de 220 pneus para testes durante o ano.

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Honda novamente está na última categoria do sistema de concessões (Foto: Repsol)

Por fim, Yamaha e Honda compõem a categoria D, que fecha o sistema de concessões, mas também é a mais permissiva porque fizeram menos de 35% dos pontos em 2024. As montadoras japoneses terão direitos a testes em todos os circuitos do calendário, 260 pneus para utilizar com pilotos titulares e reservas — mesmo os das satélites —, além de dez motores para o campeonato — e sem congelamento de desenvolvimento das unidades.

Para as fábricas do grupo D, existe uma barreira no quesito teste: ninguém pode testar em uma pista do calendário duas semanas antes do GP — como determinado o regulamento do Mundial de Motovelocidade.

Em recente entrevista, porém, Carlos Ezpeleta, diretor-esportivo da Dorna declarou que que as concessões para montadoras devem mudar e mencionou o domínio da Ducati nos últimos anos, dizendo que o objetivo é frear o domínio da montadora italiana que venceu 19 das 20 corridas principais da última temporada — perdendo apenas o GP das Américas, vencido pela Aprilia de Maverick Viñales.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira as concessões da MotoGP na tabela abaixo:

RANKINGABCD
PORCENTAGEM DE PONTOSAcima ou igual a 85%entre 60 e 84%entre 35 e 59%menos que 35%
MONTADORASDucatiKTM e ApriliaYamaha e Honda
PNEUS DE TESTE170190220260
TESTES PRIVADOSSó com piloto de testeSó com piloto de testeSó com piloto de testeCom qualquer piloto
TESTE EM CIRCUITOS DE GP3 circuitos3 circuitos3 circuitosQualquer circuito
WILD CARD033
MOTORES POR TEMPORADA88810
ESPECIFICAÇÃO DE MOTORCongeladoCongeladoCongeladoDescongelado
ATUALIZAÇÕES AERODINÂMICAS222

¹Wild-cards não estão sujeitos ao congelamento de motor. Um máximo de 3 wild-cards antes da pausa de verão e um máximo de 3 wild-cards depois do verão
²Deve descartar o pacote aerodinâmico usado anteriormente

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