Ducati vê vantagem em versão anterior e fica dividida na escolha de motor para 2025
Francesco Bagnaia apontou que o motor da GP24 tem um comportamento melhor na freada, algo que não foi repetido no propulsor desenvolvido para este ano. O novo item, contudo, é mais suave na entrega de potência. No balanço dos prós e contras, a Ducati segue indecisa
A Ducati foi para o último dos três dias de testes da MotoGP em Sepang ainda tentando decidir qual será o motor da Desmosedici em 2025. Mesmo que considerem que o novo propulsor representa um ganho por causa da entrega de potência mais suave, Francesco Bagnaia e Marc Márquez ainda enxergam qualidades superiores no motor da GP24.
Questionado se a especificação do motor Ducati já está definida para 2025, Bagnaia respondeu: “No momento, 50-50. A questão é que a GP24 é uma base fantástica, e estamos todos achando que ainda tem alguma margem”.
“A GP25 já é muito boa e muito rápida nas retas e na aceleração, pois você só pode fazer a velocidade máxima se a moto está saindo bem das curvas, e este é o caso, pois é muito suave, dá para controlar muito com o acelerador”, explicou. “Mas, na freada, a GP24 era de outro mundo, pois fazíamos algo incrível na freada, e isso é algo difícil de alcançar no momento com a GP25, mesmo que tenhamos reduzido a diferença”, seguiu.
Na visão do bicampeão da MotoGP, o que perde na freada com o novo motor é superior ao ganho com uma entrega de potência mais suave.

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“A diferença aqui na aceleração não é a mesma que a diferença que podemos ter na freada e na entrada”, ponderou. “Então precisamos equilibrar e, no momento, o que estamos ganhando na aceleração é um pouco menos em comparação como que estamos perdendo na freada”, frisou.
O italiano, porém, não é o único indeciso. Companheiro de Ducati, Marc Márquez também não concluiu qual o melhor caminho a seguir. Os dois estão bastante alinhados no feedback oferecido aos engenheiros em relação à nova moto.
“Ainda precisamos entender bem, pois temos de decidir a direção, já que começamos a temporada em apenas três semanas”, disse Marc em entrevista ao site da MotoGP. “Então amanhã ainda teremos de tentar mais uma vez e avaliar todas as coisas”, continuou.
“Temos um trabalho específico para fazer, que é encontrar a direção para 2025, especialmente em relação ao motor e à aerodinâmica, e a Ducati quer ser precisa nisso e, ao mesmo tempo, conservadora, pois eles querem tomar a decisão correta”, frisou. “Precisamos estar totalmente certos da direção. Sabemos que o pacote da GP24 é competitivo e precisamos ter muita certeza, ou precisamos ver um aspecto claramente positivo na GP25, pois, quando homologar o motor, será ele por dois anos. Então precisa entender bem”, concluiu.
A MotoGP faz o primeiro teste da pré-temporada 2025 entre os dias 5 e 7 de fevereiro, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

