Dunlop erra e estampa bandeira separatista em bonés da Moto3 na Catalunha

A fornecedora de pneus das menores classes do Mundial cometeu o deslize após a classificação. Assim que percebeu o erro, forneceu bonés sem bandeiras aos pilotos

A Dunlop cometeu uma grande gafe na impressão da bandeira da Catalunha nos bonés entregues aos pilotos da Moto3. No sábado (26), a fornecedora de pneus das menores classes do Mundial de Motovelocidade ilustrou a bandeira estrelada, que pertence ao movimento separatista catalão.

A flâmula oficial é chamada de Senyera, com fundo amarelo e quatro listras vermelhas, estabelecida como um dos símbolos nacionais pelo Estatuto de Autonomia da Catalunha. A aparência é semelhante a de Aragão.

A Dunlop logo se desculpou pela bandeira estampada (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Já a Estelada Blava, como é chamada na língua local, foi adotada pelos movimentos nacionalistas catalães e, especialmente, independentistas. A imagem é igual a de Senyera, mas com um triângulo azul e estrela de cinco pontas, inspirada nas bandeiras da independência de Cuba e Porto Rico. Entretanto, é considerada ilegal e desafia a Constituição de 1978.

Portanto, a ilustração dos bonés que Tony Arbolino, Raúl Fernández e Gabriel Rodrigo ganharam após a tomada de tempos estava errada. Em uma rede social, a Dunlop se desculpou e escreveu que “hoje, alguns pilotos Dunlop receberam um boné que continha um erro de impressão. Assim que percebemos, as peças rapidamente foram substituídas. Sentimento pelo erro”.

A Catalunha vem em um longo processo de tentativa de separação da Espanha. Em 2017, um referendo foi realizado para saber se a população gostaria da independência e 90% dos votos foram favoráveis. Entretanto, toda a votação foi marcada por polêmicas, pois a Suprema Corte da Espanha a rotulou como ilegal sob a alegação de que viola a Constituição.

LEIA TAMBÉM
Fernández pula de moto em chamas no warm-up da Moto2 na Catalunha
Rossi assina contrato de um ano com Yamaha e corre pela SRT na temporada 2021

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube