Em dia de título de Márquez na Moto2, Espargaró sobra na Austrália e vence com 16s de vantagem

Pol Espargaró confirmou o excelente ritmo exibido ao longo do fim de semana e, uma vez na ponta, tratou de disparar na liderança. Terceiro atrás de Anthony West, Marc Márquez garantiu título da Moto2

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Pol Espargaró tinha uma possibilidade mínima de seguir vivo na luta pelo título da Moto2, mas isso não impediu o piloto da Pons de encara o GP da Austrália com força máxima. O espanhol se colocou na primeira posição ainda na volta inicial e tratou de disparar sem nem notar os adversários.

A atuação dominante de Pol, entretanto, não foi capaz de apagar o brilho de Marc Márquez, que garantiu o título da classe intermediária do Mundial de Motovelocidade ao cruzar a linha de chegada na terceira colocação.

O piloto da Catalunya brigou com Scott Redding durante toda a corrida, caiu para o quarto posto ao ser ultrapassado por Anthony West, contrariou a ordem de Emílio Alzamora, insistiu, passou o piloto da Marc VDS nos metros finais e garantiu o terceiro posto na Austrália.


 

Espargaró dominou prova em Phillip Island (Foto: MotoGP)

Redding ficou em quarto, à frente de Dominique Aegerter, Johann Zarco, Simone Corsi, Esteve Rabat, Randy Krummenacher e Takaaki Nakagami. Eric Granado ficou com o 26º posto.

O título de Márquez marca mais uma temporada incrível do jovem prodígio espanhol. O piloto da Catalunya começou o ano como dúvida, já que não pôde participar da maior parte da pré-temporada por conta de um acidente ainda nos treinos livres do GP da Malásia de 2011, que o deixou com um problema de visão.

Sem enxergar direito, Márquez não foi liberado para participar da fase preparatória e chegou para a etapa do Catar com muito menos quilometragem que os rivais. O período fora das pistas, entretanto, não serviu para abalar o espanhol. De volta às pistas, Márquez venceu logo de cara em Losail e mostrou que aprendeu com os erros de sua temporada de estreia na classe intermediária.

Sem perder sua principal característica, a agressividade, Marc se mostrou consciente da importância de pontuar em todas as etapas, mas isso não o impediu de brigar pela vitória sempre que havia uma possibilidade.

A prova no Japão foi mais uma das atuações da gala de Marc. O piloto errou na largada ao não engatar a primeira marcha e caiu para o fundo do grid, mas já integrava o top-10 antes de fechar a primeira volta. Depois de escalar o pelotão, Márquez conseguiu mais um triunfo e chegou ao circuito de Sepang com sua primeira chance de vencer o Mundial.

Só que a Malásia não é um lugar de boas memórias para o piloto da Catalunya. O espanhol sofreu uma queda e abandonou a disputa, adiando a conquista do título para a etapa da Austrália.

Com a conquista deste domingo, Marc entra para a história como o terceiro piloto mais jovem a vencer na classe intermediária. Com 19 anos e 254 dias, Márquez fica atrás de Daniel Pedrosa, com 19 anos e 18 dias, e Jorge Lorenzo, com 19 anos e 178 dias.

Com seu segundo Mundial garantido – o primeiro foi em 2010, na extinta 125cc – Márquez agora passa a focar em sua estreia na MotoGP. Responsável pela queda da regra do novato, o jovem piloto será companheiro de Daniel Pedrosa na HRC em 2013, assumindo a vaga de Casey Stoner, que vai se retirar do campeonato no fim do ano.

 

Saiba como foi a corrida deste domingo:
 
Assim como aconteceu na Moto3, a Moto2 também contou com uma baixa na prova deste domingo (28). Alex De Angelis sofreu uma fratura na mão esquerda em decorrência de uma queda em Phillip Island e não correu, pois precisa passar por uma cirurgia.
 
A dois pontos do título da Moto2, Márquez saiu em terceiro, atrás de Espargaró, o pole, e Redding. Pol saiu bem e manteve a ponta, mas Márquez logo colocou por dentro e assumiu a liderança. 
 
Ainda nos primeiros metros, Nakagami passou o líder do Mundial e assumiu a liderança à frente de Marc, Lüthi, Espargaró e Redding. 
 
No fim do primeiro giro, Márquez passou Takaaki e assumiu a ponta. Espargaró subiu para terceiro, seguido por Zarco, Redding e Lüthi. Pol logo dividiu com o piloto da Italtrans e assumiu o segundo posto.
 
O piloto da Pons logo mostrou seu bom ritmo em Phillip Island e assumiu a ponta ao passar Márquez no fim da reta. Redding também deixou Nakagami para trás e passou a andar em terceiro.
 
Granado completou o segundo giro em 30º, à frente de Elena Rosell e a 0s050 de Marco Colandrea.
 
Na frente, Pol disparou, enquanto Redding se aproximava de Márquez. Com 20 voltas para o fim, Iannone abandonou a prova após o motor da moto estourar. 
 
Na ponta, Redding colocou por dentro e tomou a segunda colocação de Márquez, que não conseguiu reagir imediatamente. West vinha em quarto, à frente de Aegerter, Rabat, Zarco e Corsi. 
 
Com 19 voltas para o fim, Espargaró estabeleceu um novo recorde para o circuito de Phillip Island ao anotar 1min33s729. A marca anterior, de 1min34s549, era de Alex De Angelis.
Márquez conquistou segundo título mundial aos 19 anos e 254 dias (Foto: MotoGP)
Pol abriu a nona volta com 6s296 de vantagem para Redding, que tinha outros 0s353 de diferença para Márquez. Marc, entretanto, vinha reduzindo o atraso e já aparecia colado em Scott na abertura da volta seguinte. 
 
Enquanto Espargaró seguia disparado na ponta, West pouco a pouco reduzia a vantagem de Márquez, que seguia pressionando Redding pelo segundo lugar. 
 
Ciente da aproximação de West, Márquez apertou o ritmo e passou a pressionar Redding mais insistentemente. Faltando quatro voltas para o fim, o trio já andava no mesmo pelotão. No giro seguinte, Anthony foi por dentro e tomou o terceiro posto de Marc. 
 
Na volta seguinte, West tentou a mesma manobra em Redding, que fechou a porta e seguiu à frente. A duas voltas do fim, Kallio trombou com Nakagami e abandonou após sofrer uma queda.
 
Na última volta, West passou Redding e assumiu o segundo lugar. Nos metros finais, Marc passou Scott e garantiu a última posição do pódio australiano.
O campeão
 
Nascido em 17 de fevereiro de 1993 em Cervera, na Espanha, Márquez estreou no Mundial em 2008, correndo na extinta 125cc. Em sua temporada de estreia, o jovem piloto conquistou seu primeiro pódio, um terceiro lugar no GP da Inglaterra, em Donington. 
 
De 13º na estreia, Márquez fechou seu segundo ano nas 125cc em oitavo, tendo somado 94 pontos.
 
A primeira vitória veio um ano mais tarde, em 2010. No circuito de Mugello, Marc bateu Nico Terol por 0s039 e abriu caminho para uma série de dez vitórias e dois terceiros lugares que resultaram em seu primeiro título Mundial. 
 
Campeão na categoria de entrada, o pupilo de Emílio Alzamora estreou na Moto2 no ano passado e já de cara brigou pelo título. Mas 2011 não foi um ano fácil para o novato. 
 
Márquez não pontuou nas primeiras três provas do ano – Catar, Espanha e Portugal –, mas venceu na França e começou a reduzir a vantagem até entrar de vez na briga pelo título com Stefan Bradl. 
 
Foi um acidente nos treinos livres para o GP da Malásia que impediu o piloto da Catalunya de brigar pelo título até a etapa final do Mundial. Com um edema periorbitário, lesão que produz a chamada visão turva, Marc não pôde correr em Sepang e em Valência e viu o piloto da Viessmann Kiefer vencer a temporada por uma diferença de 23 pontos.
 
O problema de visão, aliás, se estendeu além do previsto e mesmo com Marc recorrendo a uma cirurgia, acabou impactando a pré-temporada do piloto. Fora de combate nos primeiros treinos coletivos, Márquez voltou às pistas antes da última bateria de testes e, mesmo defendendo que precisaria de mais tempo para entrar no mesmo ritmo dos adversários, venceu na abertura do Mundial de 2012 ao bater Andrea Iannone por 0s061.
 
2012 também foi um ano cercado de polêmicas para Márquez. A maior delas aconteceu por conta de um acidente com Pol Espargaró no GP da Catalunha. Marc chegou a ser punido pela direção de prova, mas a pena acabou sendo revogada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
 
Exibindo uma ótima performance ao longo do ano, Marc viu em Espargaró o seu maior adversário. O piloto da Pons fez o que pôde, mas as oito vitórias, dois segundos lugares e dois terceiros garantiram o título do futuro piloto da Honda com uma etapa de antecedência. 

Moto2, GP da Austrália, Phillip Island, Final:

 

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