Em duelo de 22 voltas na Moto3 em Montmeló, Kent segura rivais e repete Sheene ao vencer pela quarta vez em 2015
Danny Kent soube se defender dos rivais nos metros finais e garantiu seu quarto triunfo na temporada 2015 da Moto3. 0s035 atrás, Enea Bastianini ficou em segundo, com Éfren Vázquez completando o pódio catalão
A cobertura completa do GP da Catalunha no GRANDE PRÊMIO |
Danny Kent voltou a mostrar sua força neste domingo (14). Envolvido na briga pela ponta durante os 22 giros dos GP da Catalunha, o piloto da Kiefer assumiu a liderança nas voltas finais e, impecável na reta oposta e nas últimas curvas, conseguiu evitar a aproximação dos rivais e receber a bandeirada na ponta.
Com 0s035 de vantagem para Enea Bastianini, o britânico aumento seu histórico vitorioso em 2015 e vai subir no topo do pódio pela quarta vez na temporada.
Danny Kent venceu pela quarta vez no ano (Foto: Kiefer)
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP da Catalunha |
Vindo de dois abandonos, Éfren Vázquez deu a volta por cima e, depois de brigar pela ponta por toda a distância da corrida, conseguiu seu terceiro pódio no ano.
Niccolò Antonelli também teve chances de vencer, mas acabou na quarta colocação, à frente de Miguel Oliveira e Jorge Navarro, que conseguiram se manter no primeiro pelotão durante toda a disputa.
Isaac Viñales venceu uma disputa com Romano Fenati e ficou com o sétimo posto, com Brad Binder e Philipp Oettl completando o rol dos dez primeiros.
María Herrera brigou por 22 voltas e somou seu primeiro ponto na temporada 2015 ao receber a bandeirada na 15ª colocação, logo atrás de Fabio Quartararo, seu antigo companheiro de equipe nos tempos de campeonato espanhol.
Com o triunfo deste domingo, Kent se tornou o primeiro britânico a vencer quatro ou mais corridas em uma mesma temporada desde que Barry Sheene triunfou seis vezes na temporada de 1977 das 500cc.
Com o resultado, Kent chegou aos 149 pontos e agora tem 51 de vantagem para Enea Bastianini na liderança do Mundial. Com 77 pontos, Miguel Oliveira ocupa o terceiro posto, com Éfren Vázquez e Romano Fenati completando o top-5.
Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
Assim como aconteceu ao longo dos dias de treino, o domingo amanheceu com sol na Catalunha. Pouco antes da largada da Moto3, os termômetros marcavam 25°C, com o asfalto chegando aos 37°C. A velocidade dos ventos estava na casa dos 6 km/h.
Pela primeira vez desde a introdução da Moto3 — em 2012 —, todos os pilotos da primeira fila do grid eram equipados pela Honda. Estreando na posição de honra, Enea Bastianini puxava a fila, à frente de Danny Kent e Jorge Navarro.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop, fornecedora única dos compostos da categoria, levou os pneus dianteiros macio e médio, e traseiros médio ‘M1’ e duro ‘H2’.
No grid de Montmeló, todos os pilotos optaram por um par de pneus médios, a escolha mais frequente na categoria de entrada do Mundial de Motovelocidade.
Enea Bastianini tem a vice-liderança do Mundial (Foto: Gresini)
Na hora de sair para a volta de aquecimento de pneus, Alexis Masbou teve problemas com a moto e demorou para colocar a NSF250RW #10 em funcionamento. Ainda assim, o francês precisou partir do pit-lane.
Quando as luzes se apagaram em Montmeló, Navarro fez uma ótima saída, mas foi Oliveira quem mergulhou na frente na curva um. Vázquez vinha em terceiro, à frente de Bastianini e Kent.
Na curva quatro, Bastianini foi por dentro para recuperar a terceira posição de Vázquez.
Ainda nos primeiros metros, Jakub Kornfeil, Gabriel Rodrigo e Stefano Manzi se envolveram em um acidente e caíram.
Na reta principal, Bastianini usou o vácuo para assumir a liderança, seguido por Antonelli, que mal esperou a primeira curva para se colocar na ponta. Navarro vinha na sequência, à frente de Oliveira Kent, Vázquez e Binder.
Na abertura do giro seguinte, foi Oliveira quem assumiu o comando, com Bastianini em segundo, à frente de Navarro, Antonelli e Kent. O líder do Mundial logo passou Niccolò e se instalou no quarto posto.
Mais atrás, Quartararo passou Fenati para assumir o décimo posto. Viñales vinha na sequência, acompanhado por Bagnaia.
Na reta, Danny Kent engoliu todo mundo e saltou para a ponta, à frente de Vázquez, Antonelli, Bastianini e Navarro.
Mesmo na ponta, Kent não conseguiu escapar da concorrência e viu Antonelli usar o vácuo a reta para contornar primeiro a curva um. Vázquez subiu para a segunda colocação, com Danny caindo para terceiro, à frente de Bastianini, Oliveira, Navarro, Binder, Ono, Oettl e Fenati.
Na ponta, Kent pressionava Vázquez pelo terceiro posto, mas o #7 se mantinha à frente. Logo atrás, Oliveira passou Bastianini para assumir o quarto posto.
Com o vácuo sendo especialmente importante na reta de 1047 metros, Oliveira entrou por dentro na primeira curva e assumiu a liderança, à frente de Kent, Antonelli, Bastianini, Navarro e Vázquez.
Na décima curva de Montmeló, Kent colocou por dentro para tomar a ponta e Oliveira, que também perdeu a posição para Antonelli.
Na reta, Niccolò assumiu a liderança com Bastianini pulando para o segundo posto, à frente de Oliveira, Kent, Vázquez, Navarro, Ono, Brad Binder, Oettl e Fenati.
Com 16 voltas para o fim, Ono errou na curva dez e caiu. O nipônico não se feriu e recebeu ajuda dos fiscais para voltar para a pista, mas não conseguiu e abandonou.
María Herrera somou seu primeiro ponto no Mundial neste domingo (Foto: LaGlisse)
Enquanto isso, Oliveira conseguiu retomar a liderança, à frente de Vázquez, Bastianini, Kent, Antonelli e Navarro.
Sem conseguir abrir em relação aos rivais, Oliveira perdeu a ponta para Kent ainda nos primeiros metros da reta de Montmeló e, antes da freada da curva um, já estava atrás de Antonelli, Bastianini e Vázquez também.
Como fazia sempre que assumia a ponta, Kent tentou abrir uma margem, chegando a 0s330 rapidamente, mas diferença desaparecia completamente na reta.
Na abertura da nona volta, entretanto, Danny conseguiu manter a ponta mesmo com o vácuo da reta, com Bastianini recuperando o segundo posto, seguido por Antonelli, Vázquez e Oliveira.
Controlando a margem, Kent manteve a liderança na passagem seguinte pela longa reta catalã, com Bastianini mantendo a segunda posição, e Antonelli, Oliveira e Vázquez fechando o top-10.
Depois de vencer a primeira prova do ano, Alexis Masbou engatou numa sequência ruim, que continuou neste domingo com um abandono na décima volta da corrida.
Restando 11 voltas para o fim, as coisas pareciam mais calmas na ponta da prova em Barcelona, com Kent sustentando uma diferença de 0s273 para Bastianini. Embora não fosse um grande gap, a margem era boa o bastante para controlar os rivais.
Ainda assim, o vácuo seguiu com seu efeito decisivo. Na abertura da 12ª volta, Antonelli se posicionou bem e assumiu a pole, com Bastianini e Oliveira passando para se tornarem segundo e terceiro, respectivamente.
Pouco depois, Vázquez, que cravou a melhor volta da corrida — 1min50s606 — passou Kent para assumir o quarto lugar. Navarro era o sexto, com Fenati, Binder, Viñales e Oettl completando o top-10.
Os 1047 metros da reta foram decisivos mais uma vez, com Vázquez ensaiando a liderança, mas vendo Enea entrar primeiro na curva um. Oliveira era o segundo, seguido por Éfren, Danny, Niccolò, Jorge e Romano.
Mais atrás, María Herrera aparecia na 15ª colocação, à frente de Fabio Quartararo, seu antigo rival e companheiro de equipe no CEV (Campeonato Espanhol de Velocidade).
Na 14ª volta, Oliveira pulou para a ponta, seguido por Bastianini e Vázquez. Com oito voltas para o fim, o primeiro pelotão envolvia seis pilotos, com Brad Binder aparecendo como o primeiro fora da briga pela vitória.
Na entrada da curva 11, Juanfran Guevara caiu, mas levantou e voltou para a pista. Remy Gardner se acidentou na curva dez, mas também conseguiu voltar.
Enquanto isso. Vázquez assumiu a liderança, mas logo perdeu a ponta para Kent. Bastianini era terceiro, à frente de Oliveira, Antonelli e Navarro.
Mais atrás, Herrera saltou para o 11º posto, à frente de Bagnaia, Martín, Ajo, Hanika, Quartararo e Locatelli.
Jorge Navarro brigou, mas ainda não conseguiu seu primeiro pódio (Foto: Repsol)
De novo na reta, Oliveira assumiu a liderança, com Bastianini e Kent completando o top-10.
Na saída da curva dez, Andrea Migno caiu enquanto tentava passar Karel Abraham, mas conseguiu voltar para a pista.
Na passagem seguinte pelo retão, Kent pulou para a ponta na freada da curva um, com Oliveira passando Vázquez para ficar em segundo. Bastianini era o terceiro, à frente de Antonelli. Navarro já vinha ligeiramente mais atrás.
No giro seguinte, Oliveira saiu bem da fila que se formou a reta e mergulhou primeiro na primeira curva, com Vázquez subindo para segundo, à frente de Bastianini, que pulou para segundo na curva três.
Na reta oposta, Bastianini usou o vácuo e passou na curva dez, assumindo a liderança. Na entrada da reta, Vázquez pulou para a ponta, mas perdeu para Enea no fim da reta. Antonelli subiu para segundo, à frente do #7.
Atento, Antonelli aproveitou que Bastianini abriu a porta e tomou a liderança. Vázquez era o terceiro, com Oliveira e Kent fechando o top-5.
No fim da 19ª volta, Karel Hanika caiu brigando pelo 11º posto. O incidente evolveu amém Jules Danilo.
Apesar de os pilotos terem se enfileirado mais uma vez, Antonelli conseguiu manter a liderança, com Vázquez passando Oliveira pelo segundo lugar.
Na reta oposta, Vázquez roubou a ponta, mas viu Antonelli, Kent, Bastianini e Navarro passarem pouco depois.
Kent colocou por dentro na curva quatro e assumiu a ponta. Bastianini subiu para segundo, à frente de Vázquez e Antonelli.
Na reta oposta, Kent foi perfeito na defesa da ponta e seguiu firme para receber a bandeirada em primeiro, à frente de Bastianini e Vázquez.
Relacionadas
#GALERIA(5348)
Moto3, GP da Catalunha, corrida:
1 | 52 | DANNY KENT | ING | KIEFER Honda | 40:59.419 | |
2 | 33 | ENEA BASTIANINI | ITA | GRESINI Honda | +0.035 | |
3 | 7 | ÉFREN VÁZQUEZ | ESP | KIEFER Honda | +0.600 | |
4 | 23 | NICCOLÒ ANTONELLI | ITA | ONGETTA Honda | +0.687 | |
5 | 44 | MIGUEL OLIVEIRA | POR | RED BULL KTM AJO | +0.827 | |
6 | 9 | JORGE NAVARRO | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | +0.913 | |
7 | 32 | ISAAC VIÑALES | ESP | HUSQVARNA LAGLISSE | +8.871 | |
8 | 5 | ROMANO FENATI | ITA | VR46 KTM | +8.917 | |
9 | 41 | BRAD BINDER | SAF | RED BULL KTM AJO | +11.068 | |
10 | 65 | PHILIPP OETTL | ALE | SCHEDL GP KTM | +14.968 | |
11 | 88 | JORGE MARTÍN | ESP | ASPAR Mahindra | +16.596 | |
12 | 55 | ANDREA LOCATELLI | ITA | GRESINI Honda | +17.340 | |
13 | 31 | NIKLAS AJO | FIN | RBA KTM | +19.086 | |
14 | 20 | FABIO QUARTARARO | FRA | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | +19.320 | |
15 | 6 | MARÍA HERRERA | ESP | HUSQVARNA LAGLISSE | +19.366 | |
16 | 95 | JULES DANILO | FRA | ONGETTA Honda | +22.257 | |
17 | 19 | ALESSANDRO TONUCCI | ITA | AMBROGIO Mahindra | +23.345 | |
18 | 10 | ALEXIS MASBOU | FRA | RTG Honda | +26.414 | |
19 | 11 | LIVIO LOI | BEL | RW Kalex KTM | +27.080 | |
20 | 21 | FRANCESCO BAGNAIA | ITA | ASPAR Mahindra | +36.956 | |
21 | 12 | MATTEO FERRARI | ITA | TEAM ITALIA Mahindra | +37.895 | |
22 | 24 | TATSUKI SUZUKI | JAP | CIP Mahindra | +37.946 | |
23 | 22 | ANA CARRASCO | ESP | RBA KTM | +38.088 | |
24 | 63 | ZULFAHMI KHAIRUDDIN | MAL | SEPANG KTM | +53.346 | |
25 | 2 | REMY GARDNER | AUS | CIP Mahindra | +1min02s762 | |
26 | 58 | JUANFRAN GUEVARA | ESP | ASPAR Mahindra | +1min16s487 | |
27 | 29 | STEFANO MANZI | ITA | TEAM ITALIA Mahindra | +1 volta | |
28 | 16 | ANDREA MIGNO | ITA | VR46 KTM | +1 volta | |
29 | 98 | KAREL HANIKA | TCH | RED BULL KTM AJO | +3 voltas | NC |
30 | 40 | DARRYN BINDER | RSA | AMBROGIO Mahindra | +5 voltas | NC |
31 | 17 | JOHN McPHEE | ING | RTG Honda | +13 voltas | NC |
32 | 76 | HIROKI ONO | JAP | KIEFER Honda | +16 voltas | NC |
33 | 84 | JAKUB KORNFEIL | TCH | SEPANG KTM | sem tempo | |
34 | 91 | GABRIEL RODRIGO | ARG | RBA KTM | sem tempo | |
RECORDE | ÉFREN VÁZQUEZ | ESP | KIEFER Honda | 1:50.606 | 154.5 km/h | |
MELHOR VOLTA | ÉFREN VÁZQUEZ | ESP | KIEFER Honda | 1:50.606 | 153.8 km/h | |
POLE | ENEA BASTIANINI | ITA | GRESINI Honda | 1:50.137 | 154.5 km/h | |
Condições do tempo | PISTA SECA | ar: 26ºC | pista: 37ºC |