Danny Kent voltou a mostrar sua força neste domingo (14). Envolvido na briga pela ponta durante os 22 giros dos GP da Catalunha, o piloto da Kiefer assumiu a liderança nas voltas finais e, impecável na reta oposta e nas últimas curvas, conseguiu evitar a aproximação dos rivais e receber a bandeirada na ponta.
Com 0s035 de vantagem para Enea Bastianini, o britânico aumento seu histórico vitorioso em 2015 e vai subir no topo do pódio pela quarta vez na temporada.
Niccolò Antonelli também teve chances de vencer, mas acabou na quarta colocação, à frente de Miguel Oliveira e Jorge Navarro, que conseguiram se manter no primeiro pelotão durante toda a disputa.
Isaac Viñales venceu uma disputa com Romano Fenati e ficou com o sétimo posto, com Brad Binder e Philipp Oettl completando o rol dos dez primeiros.
María Herrera brigou por 22 voltas e somou seu primeiro ponto na temporada 2015 ao receber a bandeirada na 15ª colocação, logo atrás de Fabio Quartararo, seu antigo companheiro de equipe nos tempos de campeonato espanhol.
Com o triunfo deste domingo, Kent se tornou o primeiro britânico a vencer quatro ou mais corridas em uma mesma temporada desde que Barry Sheene triunfou seis vezes na temporada de 1977 das 500cc.
Assim como aconteceu ao longo dos dias de treino, o domingo amanheceu com sol na Catalunha. Pouco antes da largada da Moto3, os termômetros marcavam 25°C, com o asfalto chegando aos 37°C. A velocidade dos ventos estava na casa dos 6 km/h.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop, fornecedora única dos compostos da categoria, levou os pneus dianteiros macio e médio, e traseiros médio ‘M1’ e duro ‘H2’.
No grid de Montmeló, todos os pilotos optaram por um par de pneus médios, a escolha mais frequente na categoria de entrada do Mundial de Motovelocidade.
Enea Bastianini tem a vice-liderança do Mundial (Foto: Gresini)
Na hora de sair para a volta de aquecimento de pneus, Alexis Masbou teve problemas com a moto e demorou para colocar a NSF250RW #10 em funcionamento. Ainda assim, o francês precisou partir do pit-lane.
Quando as luzes se apagaram em Montmeló, Navarro fez uma ótima saída, mas foi Oliveira quem mergulhou na frente na curva um. Vázquez vinha em terceiro, à frente de Bastianini e Kent.
Na curva quatro, Bastianini foi por dentro para recuperar a terceira posição de Vázquez.
Ainda nos primeiros metros, Jakub Kornfeil, Gabriel Rodrigo e Stefano Manzi se envolveram em um acidente e caíram.
Na reta principal, Bastianini usou o vácuo para assumir a liderança, seguido por Antonelli, que mal esperou a primeira curva para se colocar na ponta. Navarro vinha na sequência, à frente de Oliveira Kent, Vázquez e Binder.
Na abertura do giro seguinte, foi Oliveira quem assumiu o comando, com Bastianini em segundo, à frente de Navarro, Antonelli e Kent. O líder do Mundial logo passou Niccolò e se instalou no quarto posto.
Mais atrás, Quartararo passou Fenati para assumir o décimo posto. Viñales vinha na sequência, acompanhado por Bagnaia.
Na reta, Danny Kent engoliu todo mundo e saltou para a ponta, à frente de Vázquez, Antonelli, Bastianini e Navarro.
Mesmo na ponta, Kent não conseguiu escapar da concorrência e viu Antonelli usar o vácuo a reta para contornar primeiro a curva um. Vázquez subiu para a segunda colocação, com Danny caindo para terceiro, à frente de Bastianini, Oliveira, Navarro, Binder, Ono, Oettl e Fenati.
Na ponta, Kent pressionava Vázquez pelo terceiro posto, mas o #7 se mantinha à frente. Logo atrás, Oliveira passou Bastianini para assumir o quarto posto.
Com o vácuo sendo especialmente importante na reta de 1047 metros, Oliveira entrou por dentro na primeira curva e assumiu a liderança, à frente de Kent, Antonelli, Bastianini, Navarro e Vázquez.
Na décima curva de Montmeló, Kent colocou por dentro para tomar a ponta e Oliveira, que também perdeu a posição para Antonelli.
Na reta, Niccolò assumiu a liderança com Bastianini pulando para o segundo posto, à frente de Oliveira, Kent, Vázquez, Navarro, Ono, Brad Binder, Oettl e Fenati.
Com 16 voltas para o fim, Ono errou na curva dez e caiu. O nipônico não se feriu e recebeu ajuda dos fiscais para voltar para a pista, mas não conseguiu e abandonou.
María Herrera somou seu primeiro ponto no Mundial neste domingo (Foto: LaGlisse)
Enquanto isso, Oliveira conseguiu retomar a liderança, à frente de Vázquez, Bastianini, Kent, Antonelli e Navarro.
Sem conseguir abrir em relação aos rivais, Oliveira perdeu a ponta para Kent ainda nos primeiros metros da reta de Montmeló e, antes da freada da curva um, já estava atrás de Antonelli, Bastianini e Vázquez também.
Como fazia sempre que assumia a ponta, Kent tentou abrir uma margem, chegando a 0s330 rapidamente, mas diferença desaparecia completamente na reta.
Na abertura da nona volta, entretanto, Danny conseguiu manter a ponta mesmo com o vácuo da reta, com Bastianini recuperando o segundo posto, seguido por Antonelli, Vázquez e Oliveira.
Controlando a margem, Kent manteve a liderança na passagem seguinte pela longa reta catalã, com Bastianini mantendo a segunda posição, e Antonelli, Oliveira e Vázquez fechando o top-10.
Depois de vencer a primeira prova do ano, Alexis Masbou engatou numa sequência ruim, que continuou neste domingo com um abandono na décima volta da corrida.
Restando 11 voltas para o fim, as coisas pareciam mais calmas na ponta da prova em Barcelona, com Kent sustentando uma diferença de 0s273 para Bastianini. Embora não fosse um grande gap, a margem era boa o bastante para controlar os rivais.
Ainda assim, o vácuo seguiu com seu efeito decisivo. Na abertura da 12ª volta, Antonelli se posicionou bem e assumiu a pole, com Bastianini e Oliveira passando para se tornarem segundo e terceiro, respectivamente.
Pouco depois, Vázquez, que cravou a melhor volta da corrida — 1min50s606 — passou Kent para assumir o quarto lugar. Navarro era o sexto, com Fenati, Binder, Viñales e Oettl completando o top-10.
Os 1047 metros da reta foram decisivos mais uma vez, com Vázquez ensaiando a liderança, mas vendo Enea entrar primeiro na curva um. Oliveira era o segundo, seguido por Éfren, Danny, Niccolò, Jorge e Romano.
Mais atrás, María Herrera aparecia na 15ª colocação, à frente de Fabio Quartararo, seu antigo rival e companheiro de equipe no CEV (Campeonato Espanhol de Velocidade).
Na 14ª volta, Oliveira pulou para a ponta, seguido por Bastianini e Vázquez. Com oito voltas para o fim, o primeiro pelotão envolvia seis pilotos, com Brad Binder aparecendo como o primeiro fora da briga pela vitória.
Na entrada da curva 11, Juanfran Guevara caiu, mas levantou e voltou para a pista. Remy Gardner se acidentou na curva dez, mas também conseguiu voltar.
Enquanto isso. Vázquez assumiu a liderança, mas logo perdeu a ponta para Kent. Bastianini era terceiro, à frente de Oliveira, Antonelli e Navarro.
Mais atrás, Herrera saltou para o 11º posto, à frente de Bagnaia, Martín, Ajo, Hanika, Quartararo e Locatelli.
Jorge Navarro brigou, mas ainda não conseguiu seu primeiro pódio (Foto: Repsol)
De novo na reta, Oliveira assumiu a liderança, com Bastianini e Kent completando o top-10.
Na saída da curva dez, Andrea Migno caiu enquanto tentava passar Karel Abraham, mas conseguiu voltar para a pista.
Na passagem seguinte pelo retão, Kent pulou para a ponta na freada da curva um, com Oliveira passando Vázquez para ficar em segundo. Bastianini era o terceiro, à frente de Antonelli. Navarro já vinha ligeiramente mais atrás.
No giro seguinte, Oliveira saiu bem da fila que se formou a reta e mergulhou primeiro na primeira curva, com Vázquez subindo para segundo, à frente de Bastianini, que pulou para segundo na curva três.
Na reta oposta, Bastianini usou o vácuo e passou na curva dez, assumindo a liderança. Na entrada da reta, Vázquez pulou para a ponta, mas perdeu para Enea no fim da reta. Antonelli subiu para segundo, à frente do #7.
Atento, Antonelli aproveitou que Bastianini abriu a porta e tomou a liderança. Vázquez era o terceiro, com Oliveira e Kent fechando o top-5.
No fim da 19ª volta, Karel Hanika caiu brigando pelo 11º posto. O incidente evolveu amém Jules Danilo.
Apesar de os pilotos terem se enfileirado mais uma vez, Antonelli conseguiu manter a liderança, com Vázquez passando Oliveira pelo segundo lugar.
Na reta oposta, Vázquez roubou a ponta, mas viu Antonelli, Kent, Bastianini e Navarro passarem pouco depois.
Kent colocou por dentro na curva quatro e assumiu a ponta. Bastianini subiu para segundo, à frente de Vázquez e Antonelli.
Na reta oposta, Kent foi perfeito na defesa da ponta e seguiu firme para receber a bandeirada em primeiro, à frente de Bastianini e Vázquez.