Em prova marcada por lance polêmico entre Márquez e Miller, Fenati garante vitória na última volta da Moto3 em Aragão
De uma forma ou de outra, Álex Márquez foi protagonista do GP de Aragão de Moto3. O piloto de Cervera, no entanto, não conseguiu segurar o ataque de Romano Fenati na volta final e viu o piloto do Team Sky VR46 receber a bandeirada com 0s057 de vantagem
A cobertura completa do GP de Aragão no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
O GP de Aragão de MotoGP foi mais uma daquelas provas movimentadas que só a Moto3 é capaz de produzir. Marcada por inúmeros acidentes, a etapa deste sábado (28) viu Romano Fenati encerrar um jejum de vitórias e Jack Miller perder a liderança do Mundial pela primeira vez no ano.
A história da corrida começou a se desenrolar antes de mesmo da largada. Por conta de uma brusca mudança no tempo, os pilotos tiveram de encarar o asfalto molhado, mas já com um trilho de pista seca, o que fez com que os competidores apostassem nos compostos slicks.
Fenati bateu Márquez na última volta em Aragão (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP de Aragão |
Na quarta volta da disputa, Miller tentou passar Álex Márquez por fora no fim da reta oposta, mas acabou sendo empurrado para fora da linha seca pelo piloto espanhol. Um choque entre os dois acabou com uma queda do representante da Red Bull KTM Ajo, que resultou na mudança do líder do Mundial.
A direção de prova do Mundial decidiu investigar o incidente e decidiu ouvir os dois pilotos ao fim do GP de Aragão.
Sem Miller, Márquez tinha Álex Rins como principal adversário. Na disputa interna da Estrella Galicia 0,0, foi o piloto #12 quem levou a melhor, já que o rival escapou da pista e despencou para quinto.
Assim, Romano Fenati apareceu como principal desafiante, levando a disputa pela vitória até os metros finais do MotorLand. Com bom ritmo, Danny Kent tentou entrar na briga pela ponta, mas foi barrado por Fenati e Márquez.
Na última volta, o italiano conseguiu se colocar à frente e trancou a porta para evitar a reação de Álex. Fenati, então, recebeu a bandeirada na ponta, 0s057 atrás do irmão mais novo de Marc. Kent completa o pódio.
Depois de escapar da pista, Rins precisou trabalhar para se recuperar na tabela, mas havia pouco a ser feito. O espanhol recebeu a bandeirada na quarta colocação, 11s631 atrás do companheiro de equipe.
Jakub Kornfeil conseguiu superar uma queda e ficou em quinto, à frente de Enea Bastianini, que também não escapou ileso dos problemas da prova. Melhor Mahindra, Miguel Oliveira completa a prova no sétimo posto.
24s773 atrás de Fenati, Brad Binder completou a disputa no oitavo posto, seguido por Niccolò Antonelli. Alexis Masbou fecha a lista dos dez melhores colocados.
Eric Granado, por sua vez, completou a prova na 17ª colocação. Ainda nos metros iniciais, o brasileiro foi empurrado para fora da pista em uma queda de Luca Grünwald, mas conseguiu se recuperar para receber a bandeira da com 1mins06s486 de atraso para Fenati.
Com o resultado, Miller perder a liderança do Mundial pela primeira vez na temporada. Com 206 pontos, Márquez agora lidera, 11 pontos à frente do rival da Red Bull KTM Ajo. Rins aparece em terceiro, com 188.
Saiba como foi o GP de Aragão de Moto3:
O tempo virou em Aragão e causou um atraso na programação do Mundial de Motovelocidade. Por conta de uma forte neblina, a cronograma foi atrasado em 15 minutos e corria foi declarada com pista molhada, embora uma linha seca já fosse exibida no traçado.
Pela quarta vez no ano, Álex Rins tinha a pole, à frente de Danny Kent. Terceiro, Juanfran Guevara estreava na primeira fila. Jack Miller aparecia logo atrás, à frente de Álex Márquez, Enea Bastianini, Isaac Viñales, John McPhee, Niccolò Antonelli e Éfren Vázquez. Romano Fenati saiu em 13º, com Eric Granado largando em 21º.
Apesar de a corrida ter sido declarada em pista molhada, os pilotos apostaram nos pneus slicks fornecidos pela Dunlop, já que um trilho já tinha se formando no asfalto aragonês.
Quando as luzes se apagaram na reta do MotorLand, Kent pulou na frente, seguido por Miller, Bastianini, McPhee, Rins, Guevara, Márquez, Antonelli, Viñales e Vázquez. Nos metros iniciais, Luca Grünwald sofreu uma queda, forçando Granado para fora da pista. O brasileiro despencou para 33º.
Pouco depois, Matteo Ferrari caiu e abandonou a disputa no MotorLand.
Ainda no primeiro giro, Miller assumiu a ponta, à frente de Rins, que conseguiu deixar Kent para trás. Metros mais tarde, Álex passou Jack e assumiu o comando da disputa.
Ainda na volta inicial, Karel Hanika sofreu uma queda, mas, sem nenhuma lesão, conseguiu voltar para a pista.
Álex Márquez será ouvido pela direção de prova por incidente com Miller (Foto: Repsol)
Na segunda volta, já com Miller de volta à liderança, Niklas Ajo foi para os boxes para trocar os pneus. O finlandês tinha saído com os compostos de pista molhada.
Na ponta, Miller seguia no comando, mas agora era seguido por Márquez, que passou Rins para se instalar em segundo. Kent vinha em quarto, à frente de McPhee e Bastianini.
Dando sequência à acidentada prova, Scott Deroue e Juanfran Guevara caíram, mas não se lesionaram. Ambos abandonaram a disputa no MotorLand.
Pouco antes de abrir a quarta volta, Miller colidiu com Márquez durante uma disputa pela ponta e caiu. Foi uma manobra agressiva de Álex, o que fez com que o titular da Red Bull KTM Ajo ficasse gesticulando na área de escape da curva 17.
O piloto #12 assumiu o comando da prova, mas foi superado por Kent pouco depois. Rins apareceu para assumir a liderança, mas logo foi ultrapassado por Danny.
Enquanto isso, Miller conseguiu voltar para a moto e voltar para os boxes da Red Bull KTM Ajo. Os mecânicos começaram, então, a reparar a moto, mas o resultado já estava completamente comprometido.
A direção de prova, aliás, decidiu investigar o incidente entre Márquez e Miller.
Pouco depois, Kent errou e escapou da posta na curva um, despencando na tabela. Rins se instalou na ponta, à frente de Márquez, Kornfeil e McPhee.
Jorge Navarro também caiu, aumentando a lista de abandonos. Pouco depois, Alessandro Tonucci também caiu, deixando apenas 29 pilotos na pista.
Jack Miller perdeu a liderança do Mundial de Moto3 (Foto: Gold & Goose/Ajo)
Mais atrás, Granado vinha escalando o pelotão e aparecia em 24º na sexta volta da disputa.
Alheio ao conflito entre Márquez e Miller, Rins tomou a ponta e conseguiu abrir uma ligeira vantagem, que caiu na sequência para 0s155.
Pouco depois, foi Viñales quem caiu, mas o espanhol conseguiu voltar para a pista quase que imediatamente, caindo para 15º.
Na ponta, Márquez atacou Rins e assumiu a liderança. McPhee vinha em terceiro, à frente de Kornfeil, Vázquez, Fenati, Kent, Bastianini, Andrea Migno e Antonelli.
Na sequência, Rins reagiu e deixou o companheiro de Estrella Galicia 0,0 para trás para reassumir a liderança. Márquez passou mais uma vez, mas levou o troco imediatamente.
Na garagem da Red Bull KTM Ajo, os mecânicos repararam a moto de Miller usando fita adesiva e devolveram o australiano para a pista. Os pontos eram improváveis.
Depois de uma rápida investigação, a direção de prova decidiu que Miller e Márquez tinham de ser ouvidos após a prova e adiou a decisão referente a uma punição.
Na sequência, Márquez atacou Rins na curva um, forçando o companheiro de equipe para fora da linha seca. O #42 despencou para sétimo, com o irmão de Marc assumindo o comando da disputa.
Aumentando a lista de tombados, Philipp Oettl e Andrea Migno também foram ao chão. Pouco depois, Bastianini escapou da pista, mas conseguiu voltar. Éfren Vázquez também se acidentou, mas conseguiu voltar. Companheiro de Team Germany, McPhee caiu e voltou em nono.
Álex Rins segue em terceiro na classificação do Mundial (Foto: Repsol)
Assim, Márquez tinha a ponta, seguido por Fenati. Kornfeil, Kent, Rins, Bastianini, Binder, Oliveira, McPhee e Viñales. Granado era 18º.
Na ponta, Márquez errou e facilitou a passagem de Fenati, que assumiu a liderança da corrida. Kent vinha em terceiro, à frente de Kornfeil. Quinto, Rins tinha 3s7 de atraso para o piloto que vinha à frente.
Com sete voltas para o fim, Márquez passou Fenati e recuperou a liderança. Romano não demorou para reagir, atrasou a freada e se instalou na ponta mais uma vez.
Metros mais tarde, o piloto da Estrella Galicia 0,0 voltou a assumir o comando da disputa. Kent era o terceiro, seguido por Kornfeil e Rins, que vinha tentando reduzir seu atraso.
Com bom ritmo, o piloto do Team Sky VR46 seguiu insistindo e recuperou a ponta, mas foi superado por Márquez outra vez poucos metros depois.
Com cinco voltas para o fim, McPhee sofreu uma segunda queda e abandonou de vez a disputa.
Nas voltas finais, a disputa entre Márquez e Fenati não suavizou, com os dois trocando sequencialmente de posição. Aproveitando a briga entre os dois, Kent foi se aproximando, tentando entrar na briga pela vitória.
Restando três giros para o fim, Fenati assumiu a liderança mais uma vez, mas seguia pressionado por Márquez. O italiano aproveitava a longa reta do MotorLand para deixar o rival para trás.
Eric Granado ficou com o 17º posto no MotorLand (Foto: LaGlisse)
Márquez usou da mesma tática e passou Fenati, deixando o italiano para se defender de Kent. Romano deu uma leve escapada da pista, permitindo a aproximação de Danny.
Com ritmo forte, Kent conseguiu passar Fenati e assumiu a segunda posição, logo atrás de Márquez. A disputa, certamente, iria até a curva final.
Já no fim da corrida, Jakub Kornfeil caiu, mas conseguiu voltar para a pista. O tcheco aparecia em quinto.
Em um dia ruim, Jack Miller escapou da pista, mas conseguiu evitar a queda e logo voltou para a pista.
Na ponta, Fenati passou Kent e voltou a pressionar Márquez pela vitória. Usando o vácuo de Álex, Fenati tentou passar, mas o espanhol conseguiu fechar a porta. Metros depois, Romano encontrou uma passagem e tomou a frente para receber a bandeirada em primeiro. Kent completa o pódio.
Depois de uma prova de recuperação, Granado conseguiu evitar acidentes e concluiu a prova na 17ª colocação.
Relacionadas
As imagens exclusivas deste domingo no MotorLand de Aragão
#GALERIA(5086)
Moto3, GP de Aragão, MotorLand, Final:
1 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
40:52.209 |
20 voltas |
2 |
12 |
ÁLEX MARQUEZ |
ESP |
ESTRELLA GALICIA Honda |
+0.057 | |
3 |
52 |
DANNY KENT |
ING |
AJO Husqvarna |
+0.283 | |
4 |
42 |
ALEX RINS |
ESP |
ESTRELLA GALICIA Honda |
+11.631 | |
5 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
LAGLISSE KTM |
+18.382 | |
6 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI KTM |
+19.259 | |
7 |
44 |
MIGUEL OLIVEIRA |
POR |
MAHINDRA |
+23.706 | |
8 |
41 |
BRAD BINDER |
SAF |
AMBROGIO Mahindra |
+24.773 | |
9 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
GRESINI KTM |
+37.023 | |
10 |
10 |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
ONGETTA Honda |
+39.044 | |
11 |
50 |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+39.584 | |
12 |
25 |
ISAAC VIÑALES |
ESP |
LAGLISSE KTM |
+1:02.015 | |
13 |
7 |
ÉFREN VÁZQUEZ |
ESP |
RTG Honda |
+1:02.061 | |
14 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
AMBROGIO Mahindra |
+1:02.238 | |
15 |
63 |
ZULFAHMI KHAIRUDDIN |
MAL |
ONGETTA Honda |
+1:05.268 | |
16 |
13 |
JASPER IWEMA |
HOL |
CIP Mahindra |
+1:05.282 | |
17 |
57 |
ERIC GRANADO |
BRA |
LAGLISSE KTM |
+1:06.486 | |
18 |
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+1:12.074 | |
19 |
38 |
HAFIQ AZMI |
MAL |
SIC-AJO KTM |
+1:21.830 | |
20 |
91 |
GABRIEL RODRIGO |
ESP |
RBA KTM |
+1:25.126 | |
21 |
4 |
GABRIEL RAMOS |
VEN |
KIEFER Kalex KTM |
+1:25.242 | |
22 |
20 |
ANA CARRASCO |
ESP |
RW Kalex KTM |
+1:35.044 | |
23 |
98 |
KAREL HANIKA |
TCH |
AJO KTM |
+1:37.368 | |
24 |
14 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
VR46 KTM |
+1 volta | |
25 |
31 |
NIKLAS AJO |
FIN |
AJO Husqvarna |
+1 volta | |
26 |
43 |
LUCA GRÜNWALD |
ALE |
KIEFER Kalex KTM |
+2 voltas | |
27 |
8 |
JACK MILLER |
AUS |
AJO KTM |
+3 voltas | |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
RTG Honda |
NC | ||
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
MAHINDRA |
NC | ||
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
INTERWETTEN Kalex KTM |
NC | ||
99 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
MARC VDS KTM |
NC | ||
19 |
ALESSANDRO TONUCCI |
ITA |
CIP Mahindra |
NC | ||
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
ASPAR Kalex KTM |
NC | ||
9 |
SCOTT DEROUE |
ALE |
RW Kalex KTM |
NC | ||
3 |
MATTEO FERRARI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
NC | ||
POLE |
ALEX RINS |
ESP |
ESTRELLA GALICIA Honda |
1:58.318 |
154.5 km/h | |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
2:00.176 |
152.1 km/h | |
RECORDE |
PHILIPP OETTL |
ALE |
INTERWETTEN Kalex KTM |
1:59.681 |
152.7 km/h | |
MELHOR VOLTA |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
ASPAR Kalex KTM |
1:57.930 |
155.0 km/h | |
Condições do tempo |
PISTA MOLHADA |
ar: 17ºC | pista: 20ºC |