Em Sepang, Dovizioso testa Ducati dentro da configuração do novo regulamento Aberto da MotoGP

Andrea Dovizioso testou a Ducati dentro da especificação do novo regulamento Aberto do Mundial, nesta quinta-feira (27), em Sepang. A equipe italiana estuda a possibilidade de utilizar a nova configuração

 

Andrea Dovizioso testou uma especificação da Ducati dentro do regulamento Aberto do Mundial, nesta quinta-feira (27), em Sepang, no segundo dia de testes da pré-temporada 2014 da MotoGP. Buscando uma forma melhorar a competitividade da difícil GP14, a equipe italiana estuda a possibilidade de aderir à nova configuração, mas o prazo para uma decisão final se encerra nesta sexta-feira.

A classe que estreia nesta temporada obriga a moto a usar uma centralina padrão, mas permite 24 l de combustível no tanque, além de pneus mais macios e 12 motores por temporada, ao invés dos cinco aprovados pela categoria Fábrica, em que estão inscritas a Honda, a Yamaha e, a princípio, a Ducati, pois as três adversárias possuem unidade própria do controle eletrônico.

Andrea Dovizioso andou com Ducati dentro do regulamento Aberto do Mundial (Foto: Getty Images)

O regulamento, na verdade, entrou no lugar da classe CRT e originalmente tinha como objetivo abrigar apenas as equipes privadas, por conta do custo mais baixo no desenvolvimento da centralina.

Dovizioso foi o quinto mais rápido na sessão de hoje, embora a esquadra de Borgo Panigale não tenha revelado com qual moto o piloto registrou sua melhor marca hoje. "Há alguns controles diferentes com a moto dentro do regulamento Aberto e, obviamente, não funciona tão bem como a nossa centralina de fábrica, mas amanhã vamos fazer mais alguns testes", explicou o italiano.

A nova categoria já causou controvérsias no paddock devido ao forte ritmo imposto por Aleix Espargaró e sua Forward, que utiliza motor da Yamaha. A Honda já lançou dúvidas sobre a performance da rival.

A gigante japonesa também tem fornece equipamento dentro do regulamento Aberto. A moto de produção nipônica, a RCV 1000R, é utilizada pela Aspar, com Nicky Hayden e Hiroshi Aoyama, pela Cardion de Karel Abraham e pela Gresini, com Scott Redding.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube