Bastianini bate Aleix Espargaró e comanda treino 2 da MotoGP na França. Quartararo é 6º

Piloto da Gresini sofreu uma queda nos instantes finais da sessão, mas assegurou a liderança da MotoGP com 0s202 de margem para o veterano piloto da Aprilia. Álex Rins ficou em terceiro

BASTIANINI, MARTÍN OU MILLER: QUEM FICA COM A VAGA NA DUCATI NA MOTOGP EM 2023?

Enea Bastianini viveu uma tarde de altos e baixos na França nesta sexta-feira (13). Em um treino livre 2 de muitos tombos, o italiano sofreu uma queda nos minutos finais da sessão, mas nem por isso deixou de colocar a Gresini no topo da folha de tempos da MotoGP em Le Mans.

Com 1min31s148 na melhor de 16 voltas, um novo recorde para o traçado Bugatti, Bastianini superou Aleix Espargaró por 0s202 para garantir a ponta da tabela. Só 0s095 atrás do piloto da Aprilia, Álex Rins colocou a Suzuki no terceiro posto.

O BRASIL EM DUAS RODAS
Dez pilotos brasileiros para acompanhar nas categorias do exterior

Enea Bastianini liderou a tarde na França (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Johann Zarco superou um susto nesta tarde para ficar com a quarta colocação, diante de Francesco Bagnaia, que liderou parte da atividade. Fabio Quartararo ficou em sexto.

Brad Binder ficou com a sétima colocação, diante de Joan Mir e Pol Espargaró. Jorge Martín completa um top-10 coberto por 0s764.

A classificação da MotoGP para o GP da França, em Le Mans, sétima etapa da temporada, acontece no sábado, às 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Le Mans:

Tal qual aconteceu com a sessão matutina, o treino livre dois aconteceu com sol e calor. Quando os pilotos foram para a pista nesta tarde, os termômetros mediam 21°C, com o asfalto chegando a 33°C. A umidade relativa do ar estava em 41%, com a velocidade do vento chegando a 5 km/h.

A segunda sessão do dia também começou agitada. Fabio Quartararo logo se colocou na ponta, apenas 0s085 à frente de Pol Espargaró. Álex Rins vinha em terceiro, diante de Aleix Espargaró e Brad Binder.

O sul-africano, aliás, foi só 0s020 mais lento que o piloto francês da Yamaha pouco depois e assumiu o segundo posto.

Joan Mir caiu ainda no início do TL2 (Vídeo: MotoGP)

Ainda nos primeiros minutos da sessão, Joan Mir caiu na curva 7, mas escapou de ferimentos maiores e deixou a pista caminhando para voltar aos boxes da Suzuki. O espanhol tinha o 19º tempo da sessão, 1s292 atrás do líder.

Francesco Bagnaia saltou para o segundo posto e, na volta seguinte, virou 0s005 melhor que Quartararo para tomar a liderança da sessão. Aleix era o terceiro, diante de Jack Miller, Brad Binder, Pol Espargaró, Rins, Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi.

Francesco Bagnaia tomou a liderança ainda na primeira metade do treino (Vídeo: MotoGP)

Minutos depois, Miller levou um susto na curva 11. O australiano caiu, mas não se feriu e tratou de tentar recuperar a moto para voltar para a pista e seguir para os boxes da Ducati.

Logo em seguida, um susto ainda maior para Johann Zarco. O francês escapou da pista na curva 3 passou pela brita, cortou a pista curva 4, mas deu sorte de não encontrar ninguém e evitar a queda. Foi um momento de turismo em um dos pontos mais rápidos do circuito Bugatti.

Escapa de Johann Zarco em Le Mans (Vídeo: MotoGP)

Com dez minutos para o fim, foi Darryn Binder quem caiu. O sul-africano tombou na curva 7, mas não se feriu e voltou de carona para os boxes.

Na reta final da sessão, a pista vinha praticamente vazia antes de um ataque final à folha de tempos. Bagnaia liderava a atividade, diante de Quartararo, Aleix, Zarco, Miller, Brad Binder, Pol, Viñales, Marc Márquez e Rins.

Para os minutos finais do TL2, os pneus macios traseiros entraram em cena, um indício de que os tempos iriam baixar para valer. A previsão é de um sábado mais nublado, mas também sem chuva.

Assim que saiu, Miller escapou da pista na Garage Vert, mas se manteve na moto e voltou para a pista. Pouco depois, foi Marco Bezzecchi quem caiu na 7.

Enquanto isso, Aleix Espargaró tomou a liderança com 1min31s574, 0s061 melhor que Bagnaia. Mir também melhorou e subiu para a quarta colocação. Pouco depois,Luca Marini caiu na chicane Dunlop, motivando uma bandeira amarela no primeiro setor.

Franco Morbidelli melhorou e saltou para oitavo, mas perdeu um posto em seguida, já que Enea Bastianini passou em 1min31s148 para tomar a liderança com 0s426 de margem para Aleix. Viñales também foi mais rápido, mas apenas para ser décimo.

Enea Bastianini caiu no final, mas manteve a liderança (Vídeo: MotoGP)

Johann Zarco subiu para terceiro, 0s360 atrás do líder. Aleix foi melhor e manteve o segundo posto, mas agora com 0s202 de atraso para o piloto da Gresini. Álex Rins passou Zarco com 0s063 e ficou em terceiro.

Nos instantes finais do treino na França, Bastianini caiu, mas escapou de lesões e sustentou a liderança da MotoGP.

MotoGP 2022, Le Mans, Treino Livre 2, resultado final:

1E BASTIANINIGresini Ducati1:31,148 
2A ESPARGARÓAprilia1:31,350+0,202
3Á RINSSuzuki1:31,445+0,297
4J ZARCOPramac Ducati1:31,508+0,360
5F BAGNAIADucati1:31,635+0,487
6F QUARTARAROYamaha1:31,640+0,492
7B BINDERKTM1:31,657+0,509
8J MIRSuzuki1:31,666+0,518
9J MARTÍNPramac Ducati1:31,912+0,764
10J MILLERDucati1:31,914+0,766
11F MORBIDELLIYamaha1:32,025+0,877
12M VIÑALESAprilia1:32,051+0,903
13P ESPARGARÓHonda1:32,076+0,928
14M MARQUEZHonda1:32,153+1,005
15F DI GIANNANTONIOGresini Ducati1:32,275+1,127
16M BEZZECCHIVR46 Ducati1:32,314+1,166
17L MARINIVR46 Ducati1:32,416+1,268
18A MÁRQUEZLCR Honda1:32,505+1,357
19A DOVIZIOSORNF Yamaha1:32,536+1,388
20M OLIVEIRAKTM1:32,695+1,547
21R GARDNER Tech3 KTM1:32,737+1,589
22T NAKAGAMILCR Honda1:33,397+2,249
23R FERNÁNDEZTech3 KTM1:33,557+2,409
24D BINDERRNF Yamaha1:33,561+2,413

LEIA TAMBÉM
Aprilia perde direito a concessões na MotoGP com pódio de Aleix Espargaró em Jerez
Suzuki quebra silêncio e diz que “discute com Dorna possibilidade” de deixar MotoGP em 22
Leopard assume interesse em ocupar vaga da Suzuki na MotoGP: “Ficaríamos muito felizes”
MotoGP modifica regra e permite motor extra após aumento de calendário para 21 corridas

SUZUKI DETONA BOMBA NA MOTOGP COM ANUNCIO DE SAÍDA EM 2022
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar