Bastianini bate Aleix Espargaró e comanda treino 2 da MotoGP na França. Quartararo é 6º
Piloto da Gresini sofreu uma queda nos instantes finais da sessão, mas assegurou a liderança da MotoGP com 0s202 de margem para o veterano piloto da Aprilia. Álex Rins ficou em terceiro
Enea Bastianini viveu uma tarde de altos e baixos na França nesta sexta-feira (13). Em um treino livre 2 de muitos tombos, o italiano sofreu uma queda nos minutos finais da sessão, mas nem por isso deixou de colocar a Gresini no topo da folha de tempos da MotoGP em Le Mans.
Com 1min31s148 na melhor de 16 voltas, um novo recorde para o traçado Bugatti, Bastianini superou Aleix Espargaró por 0s202 para garantir a ponta da tabela. Só 0s095 atrás do piloto da Aprilia, Álex Rins colocou a Suzuki no terceiro posto.
Relacionadas
O BRASIL EM DUAS RODAS
Dez pilotos brasileiros para acompanhar nas categorias do exterior
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Johann Zarco superou um susto nesta tarde para ficar com a quarta colocação, diante de Francesco Bagnaia, que liderou parte da atividade. Fabio Quartararo ficou em sexto.
Brad Binder ficou com a sétima colocação, diante de Joan Mir e Pol Espargaró. Jorge Martín completa um top-10 coberto por 0s764.
A classificação da MotoGP para o GP da França, em Le Mans, sétima etapa da temporada, acontece no sábado, às 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Le Mans:
Tal qual aconteceu com a sessão matutina, o treino livre dois aconteceu com sol e calor. Quando os pilotos foram para a pista nesta tarde, os termômetros mediam 21°C, com o asfalto chegando a 33°C. A umidade relativa do ar estava em 41%, com a velocidade do vento chegando a 5 km/h.
A segunda sessão do dia também começou agitada. Fabio Quartararo logo se colocou na ponta, apenas 0s085 à frente de Pol Espargaró. Álex Rins vinha em terceiro, diante de Aleix Espargaró e Brad Binder.
O sul-africano, aliás, foi só 0s020 mais lento que o piloto francês da Yamaha pouco depois e assumiu o segundo posto.
Ainda nos primeiros minutos da sessão, Joan Mir caiu na curva 7, mas escapou de ferimentos maiores e deixou a pista caminhando para voltar aos boxes da Suzuki. O espanhol tinha o 19º tempo da sessão, 1s292 atrás do líder.
Francesco Bagnaia saltou para o segundo posto e, na volta seguinte, virou 0s005 melhor que Quartararo para tomar a liderança da sessão. Aleix era o terceiro, diante de Jack Miller, Brad Binder, Pol Espargaró, Rins, Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi.
Minutos depois, Miller levou um susto na curva 11. O australiano caiu, mas não se feriu e tratou de tentar recuperar a moto para voltar para a pista e seguir para os boxes da Ducati.
Logo em seguida, um susto ainda maior para Johann Zarco. O francês escapou da pista na curva 3 passou pela brita, cortou a pista curva 4, mas deu sorte de não encontrar ninguém e evitar a queda. Foi um momento de turismo em um dos pontos mais rápidos do circuito Bugatti.
Com dez minutos para o fim, foi Darryn Binder quem caiu. O sul-africano tombou na curva 7, mas não se feriu e voltou de carona para os boxes.
Na reta final da sessão, a pista vinha praticamente vazia antes de um ataque final à folha de tempos. Bagnaia liderava a atividade, diante de Quartararo, Aleix, Zarco, Miller, Brad Binder, Pol, Viñales, Marc Márquez e Rins.
Para os minutos finais do TL2, os pneus macios traseiros entraram em cena, um indício de que os tempos iriam baixar para valer. A previsão é de um sábado mais nublado, mas também sem chuva.
Assim que saiu, Miller escapou da pista na Garage Vert, mas se manteve na moto e voltou para a pista. Pouco depois, foi Marco Bezzecchi quem caiu na 7.
Enquanto isso, Aleix Espargaró tomou a liderança com 1min31s574, 0s061 melhor que Bagnaia. Mir também melhorou e subiu para a quarta colocação. Pouco depois,Luca Marini caiu na chicane Dunlop, motivando uma bandeira amarela no primeiro setor.
Franco Morbidelli melhorou e saltou para oitavo, mas perdeu um posto em seguida, já que Enea Bastianini passou em 1min31s148 para tomar a liderança com 0s426 de margem para Aleix. Viñales também foi mais rápido, mas apenas para ser décimo.
Johann Zarco subiu para terceiro, 0s360 atrás do líder. Aleix foi melhor e manteve o segundo posto, mas agora com 0s202 de atraso para o piloto da Gresini. Álex Rins passou Zarco com 0s063 e ficou em terceiro.
Nos instantes finais do treino na França, Bastianini caiu, mas escapou de lesões e sustentou a liderança da MotoGP.
MotoGP 2022, Le Mans, Treino Livre 2, resultado final:
1 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:31,148 | |
2 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:31,350 | +0,202 |
3 | Á RINS | Suzuki | 1:31,445 | +0,297 |
4 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:31,508 | +0,360 |
5 | F BAGNAIA | Ducati | 1:31,635 | +0,487 |
6 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:31,640 | +0,492 |
7 | B BINDER | KTM | 1:31,657 | +0,509 |
8 | J MIR | Suzuki | 1:31,666 | +0,518 |
9 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:31,912 | +0,764 |
10 | J MILLER | Ducati | 1:31,914 | +0,766 |
11 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:32,025 | +0,877 |
12 | M VIÑALES | Aprilia | 1:32,051 | +0,903 |
13 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:32,076 | +0,928 |
14 | M MARQUEZ | Honda | 1:32,153 | +1,005 |
15 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:32,275 | +1,127 |
16 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:32,314 | +1,166 |
17 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:32,416 | +1,268 |
18 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:32,505 | +1,357 |
19 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 1:32,536 | +1,388 |
20 | M OLIVEIRA | KTM | 1:32,695 | +1,547 |
21 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:32,737 | +1,589 |
22 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:33,397 | +2,249 |
23 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:33,557 | +2,409 |
24 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:33,561 | +2,413 |
LEIA TAMBÉM
# Aprilia perde direito a concessões na MotoGP com pódio de Aleix Espargaró em Jerez
# Suzuki quebra silêncio e diz que “discute com Dorna possibilidade” de deixar MotoGP em 22
# Leopard assume interesse em ocupar vaga da Suzuki na MotoGP: “Ficaríamos muito felizes”
# MotoGP modifica regra e permite motor extra após aumento de calendário para 21 corridas