Bastianini ganha ouro em Silverstone e mostra espírito olímpico para salvar Bagnaia
Enea Bastianini foi impecável na corrida sprint da MotoGP na Grã-Bretanha e literalmente levou uma medalha para casa. De quebra, ainda tirou valiosos pontos de Jorge Martín e ajudou o companheiro Francesco Bagnaia a manter a liderança do campeonato, ainda que por uma vantagem mínima na tabela
A MotoGP ficou três semanas ausente, de férias, e voltou a acelerar neste fim de semana com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, bem no meio dos Jogos Olímpicos. E como se estivesse com saudade das emoções, os pilotos decidiram entregar drama com quedas e ultrapassagens, além de uma inesperada vitória de Enea Bastianini na corrida sprint. Surpresa não pelo que vem mostrando ao longo do ano, mas por conseguir aproveitar os dias ruins dos rivais.
Bastianini foi como um atleta que ganha diversas chances e alcança o índice olímpico. Já sabendo que vai sair da Ducati no fim do ano, o italiano tem crescido de rendimento a cada fim de semana e não tem sido diferente em Silverstone. Depois de garantir uma posição na primeira fila do grid, aproveitou-se de uma largada bagunçada para ficar na segunda posição.
Relacionadas
E como se estivesse estudando o adversário, passou diversas voltas estudando o líder Jorge Martín até conseguir a manobra que rendeu a vitória. Em sua reta final com a montadora italiana, mostrou-se digno de uma medalha de ouro, entregue ao vencedor da corrida sprint e abre um leque de oportunidades para a sequência do fim de semana no circuito inglês.
RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Foi um ritmo incrível que tivemos. Acho que estávamos sempre na casa de 1min58s e não esperávamos isso por toda a corrida. No fim, estou muito feliz porque é meu primeiro pódio em sprint e a primeira vitória. Foi complicado porque o Jorge [Martín] tinha um ritmo incrível nas primeiras duas ou três voltas”, destacou Bastianini.
“Não foi fácil ficar próximo a ele, mas no final aconteceu a ultrapassagem. Gostei de como estava sentindo a moto, acho que fizemos um bom trabalho até agora e amanhã teremos 10 voltas a mais, então vamos ver”, acrescentou o italiano da moto #23.
“Amanhã não será fácil. Precisamos ver como estará a temperatura. Se for como hoje, pode ser um problema, pois teremos um pouco de desgaste a mais no lado esquerdo em relação ao lado direito. Precisamos ver bem a temperatura antes da corrida, não será fácil. O pneu traseiro não será macio, isso é certeza”, finalizou.
A vitória de Bastianini ainda ajudou um parceiro muito próximo, o companheiro Pecco Bagnaia, mesmo sabendo que vai sair da Ducati no fim do ano. O atual bicampeão da MotoGP caiu nas primeiras voltas, quando tentava se recuperar da largada em que perdeu duas posições. Tinha acabado de fazer o giro mais veloz da sprint e encostava nos ponteiros, mas perdeu o controle e foi para o solo.
Com isso, o triunfo de Enea, superando Martín, foi importante para manter Bagnaia na ponta da tabela de pontos. Agora, no entanto, a diferença despencou de dez pontos para apenas um. No fim, Pecco buscou explicações para o incidente e mostrou uma surpreendente calma.
“Larguei bem, mas logo perdi posições. Não me encontrei bem com o pneu traseiro, principalmente nas curvas para a direito. Ao entrar na curva 4, fechei demais e perdi controle. O bom é que sei perfeitamente o que aconteceu, isso me deixa tranquilo”, pontuou.
“Acho que amanhã fará mais frio, então podemos usar o pneu duro. Se o Aleix Espargaró não tivesse colocado, teria vencido. Sabemos que a Aprilia é muito veloz, mas o Jorge [Martín] também está muito forte”, finalizou o #1.
No meio da Olimpíada, alguns acabam agraciados pelos deuses do Olimpo, outros acabam enfrentando as dores das perdas. A nossa sorte é que o fim de semana em Silverstone ainda não acabou e a MotoGP pode nos entregar ainda mais emoções na prova principal.
A largada da MotoGP para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, está marcada para às 9h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.