Estreando na 1ª fila, Smith dispara: “Não sei do que os outros pilotos da Yamaha estão reclamando”

Pela primeira vez no top-3 do grid da MotoGP, Bradley Smith reconheceu que atualizações fornecidas pela Yamaha são a fonte de seu bom resultado. Britânico afirmou que não sabe o motivo das reclamações dos demais pilotos da fábrica de Iwata, uma vez que todos sabiam como seriam os compostos

A cobertura completa do GP do Catar no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado de Mundial de Motovelocidade no Catar
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Pela primeira vez na carreira, Bradley Smith conquistou uma posição na primeira fila do grid da MotoGP. Neste sábado (22), com seu melhor giro em 1min54s601, o britânico conquistou o terceiro posto na grelha de partida, 0s094 atrás de Marc Márquez, que ficou com a pole.

Smith alfinetou dupla da Yamaha pelas criticas aos novos pneus (Foto: Mirco Lazzari/Getty Images)

“Estou feliz por começar na primeira fila, pois, olhando para os tempos de volta e o ritmo de todos, será muito importante escapar na largada”, comemorou. “É um pouco surreal. Eu sabia que podia conseguir hoje. Sentei no hotel esta manhã e pensei que se fizesse tudo certo, poderia lutar pela primeira fila”, contou.

“Sendo realista, estava pensando mais na segunda fila e a terceira seria um desastre, levando em contra a proximidade do ritmo de todos”, ponderou.

Na visão do piloto da Tech3, as atualizações fornecidas pela Yamaha tiveram efeito direto em seu desempenho. Durante os testes de inverno, os pilotos do time de Hervé Poncharal receberam de Iwata o câmbio seamless.

“No teste de Valência, no fim do ano passado, a Yamaha me deu um chassi atualizado. Eu logo consegui ser rápido e isso me deu muita confiança”, lembrou. “Ao longo do inverno, a Yamaha me deu o câmbio seamless e eles nos apoiaram bastante. Acho que a especificação da nossa moto é muito próxima das de fábrica e eu tenho que agradecer a Yamaha pela confiança que depositaram em mim e no Pol. Acho que o nosso pacote é hoje muito mais próximo do que era no ano passado e é basicamente daí que veio a performance”, resumiu.

Por fim, Smith deu uma alfinetada nos pilotos do time oficial – Jorge Lorenzo e Valentino Rossi – ao dizer que não entende a reclamação da dupla sobre os novos pneus, uma vez que todos sabiam como seriam os novos compostos.

“Realmente não sei do que os outros pilotos da Yamaha estão reclamando tanto, pois nós sabíamos que esta seria a situação”, falou. “A Bridgestone deixou muito claro desde o primeiro teste e, de fato, no último dia do primeiro teste de Sepang eu desisti dos meus velhos pneus e comecei a trabalhar com os novos”, continuou.

“Aceitei que não funcionou bem no primeiro dia, mas eu e meu time simplesmente continuamos a trabalhar”, frisou. “Nós também temos três dias aqui de vantagem, enquanto os pilotos de fábrica foram para a Austrália e isso não foi bom para eles, pois testaram pneus que não são necessariamente estes. O composto aqui é exatamente o mesmo de Sepang, então eu tenho três dias mais de informações sobre o pneu do que eles”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.