Quartararo indica, e A. Fernández fica perto de assinar como piloto de testes da Yamaha
Augusto Fernández frisou que ainda não tem nada assinado, mas deixou claro que vê a oportunidade de ser piloto de testes da Yamaha como a melhor chance que tem. Espanhol frisou desejo de retornar ao grid titular
Augusto Fernández está perto de assinar com a Yamaha para se tornar piloto de testes. E tudo por indicação de Fabio Quartararo, que apostou no espanhol como alguém como experiência recente na MotoGP para ajudar no desenvolvimento da YZR-M1.
Atualmente, Cal Crutchlow é o piloto de testes da Yamaha, mas Quartararo acredita que é importante ter alguém com experiência recente na classe rainha e que tenha o desejo de retornar ao grid. Augusto, por sua vez, perdeu o lugar na GasGas Tech3, que será defendida por Enea Bastianini e Maverick Viñales a partir do próximo ano.
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“Há alguns meses que estou pressionando para termos um piloto de testes que subiu em uma MotoGP há pouco tempo”, contou Quartararo. “Um piloto que esteja realmente cansado de ter de se movimentar. Tenho pressionado por Augusto há alguns meses, e acho que ele é jovem. Se é rápido, tenho certeza de que em 2025 fará algum wild-card com a Yamaha. E tenho certeza que terá capacidade de voltar também ao Mundial. Acho que é muito importante encontrar um piloto que queira voltar e que nos dê a informação adequada”, apontou.
Com ‘El Diablo’ assumindo a indicação, Augusto se sentiu livre para falar da oportunidade e acreditou que trabalhar nos bastidores com a casa de Iwata oferece uma boa chance de retornar ao grid.
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“Agora que Fabio falou disso, também vou falar. Fabio me procurou há algumas corridas para dizer que a Yamaha está formando uma nova equipe de testes, que precisam de um bom piloto, e que ele pensou em mim”, revelou Augusto. “A primeira coisa que me veio a cabeça foi que seria uma aposentadoria, mas, pensando bem, acho que é a melhor oportunidade para me manter neste paddock. Mais do que ir ao Mundial de Superbike”, seguiu.
“Poderia estar em uma moto de fábrica, fazendo muitos testes e também lutando para fazer muitos wild-cards. E, se conseguir render, meu plano é poder voltar ao grid. Seja quando for, mas estar aqui. Não está fechado, ainda estamos conversando e é uma questão de detalhes, mas, sim, vejo essa oportunidade como a melhor para voltar. É uma questão de detalhes”, insistiu.
Ainda, Fernández considerou que, além de trabalhar nos testes, tem de estar preparado para assumir a posição na equipe caso um dos titulares se ausente.
“Esperamos que não aconteça nada, mas vou estar ali, pronto para correr [como wild-card ou substituto]. Como disse a Fabio, vou forçar nos testes como se fosse um GP. E tendo a ele como referência. Vou pedir a ele tempos de volta e tentar fazer os mesmos registros que ele para mostrar que posso voltar”, garantiu.
Fernández destacou que sempre entendeu a YZR-M1 como uma moto mais ajustada ao próprio estilo de pilotagem.
“Sempre achei que a Yamaha pode se adaptar mais ao meu estilo de pilotagem do que a KTM, desde o começo. Ainda que o ano passado tenha sido um pouco melhor, sempre mudei meu estilo, desde que provei a moto, para ser rápido com a KTM. Então, quem sabe, talvez a Yamaha possa se adaptar ao meu estilo. Mas, sim, é um bom projeto”, destacou.
Augusto não teme, aliás, que a mudança para o posto de piloto de testes lhe afaste do sonho de voltar à MotoGP como titular, mesmo com a maioria dos contratos sendo assinados até 2026.
“Terei 28 anos em 2027, com tudo pela frente. Veja a idade de Aleix Espargaró e de outros pilotos. Realmente acho que não estou acabado. Então vou aceitar isso, talvez por dois anos, de uma maneira diferente, trabalhando muito para estar de volta em um nível competitivo e merecer uma moto na Yamaha”, assegurou. “Não vou me aposentar. Mas digamos que este papel como piloto de testes será diferente, e vou ajudar a Yamaha o máximo que puder. Quero que a Yamaha venha para as corridas e prove tudo que eu tiver de provar. Serei um piloto de testes e darei 150, 200% de mim para que a Yamaha melhore. Talvez em 2027 voltemos a vencer. Mas, como eu disse, não está fechado. Vou ficar feliz se fechar, porque acho que é a melhor oportunidade que tenho. Vamos tentar fechar nas próximas corridas”, encerrou.
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