FIM anuncia congelamento de motores da MotoGP para temporadas 2025 e 2026

A MotoGP vai congelar os motores pelas próximas duas temporadas, até a introdução do novo regulamento, a partir de 2027. A medida visa, segundo a categoria, cortar custos e permitir que as montadoras tenham mais tempo para desenvolvimento das futuras unidades de potência

A MotoGP vai seguir com o plano de congelar motores nas próximas duas temporadas, antes da introdução do novo regulamento, no início de 2027. Nesta quinta-feira (10), a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou a medida que pretende ajudar montadoras na preparação das motos de acordo com as regras que vão entrar em vigor.

Em 2027, a MotoGP vai passar por uma mudança no regulamento esportivo, com a introdução de motores de 850cc no lugar dos atuais 1.000cc

Agora, as montadoras vão fornecer novos motores antes do início de cada temporada e não vão modificá-los pelo resto do ano. A decisão do congelamento foi unânime e cada fábrica precisa enviar uma unidade de potência até a semana do GP da Tailândia de 2025, que abre o próximo certame da MotoGP.

“As especificações de motores da MotoGP serão congeladas para 2026, exigindo que todas as montadoras usem suas especificações de 2025 também no campeonato seguinte. A medida vista controlar custos e maximizar igualdade antes da introdução do novo regulamento em 2027. Esses novos equipamentos vão deixar a MotoGP mais segura, mais sustentável e ainda mais espetacular, inclusive com novas especificações de motores”, disse a FIM em comunicado.

As disputas no meio do pelotão no início do GP do Japão (Foto: Repsol)

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“Certas permissões podem ser concedidas visando segurança ou confiabilidade, ou comprovação de falta de disponibilidade de componentes que evitem o aumento de performance. As únicas exceções serão as montadoras colocadas no nível D da concessões. Para essas fábricas, as especificações de motores não mudam enquanto o ranking ficar inalterado”, acrescentou a entidade.

As duas únicas equipes livres do congelamento de motores serão Honda e Yamaha, que estarão amparadas pela regra de concessões por conta de resultados ruins nos últimos campeonatos disputados. Ambas só devem perder o direito se conseguirem uma grande evolução nas quatro etapas finais da temporada 2024.

As duas montadoras japonesas, no entanto, vão passar pelo congelamento antes da temporada 2027, quando houver a mudança. Isso será acompanhado de extrema restrição de elementos aerodinâmicos, principalmente o dispositivo que ajusta a altura dos protótipos, inclusive para a largada.

MotoGP volta à pista entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP da Austrália, em Phillip Island, 16ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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