Finlândia libera construção do circuito de KymiRing e pode receber MotoGP já a partir da temporada 2017

A Finlândia concedeu a aprovação final para o início das obras de construção do circuito de KymiRing. Responsáveis pela pista negociam para receber o Mundial de Motovelocidade já a partir de 2017

A MotoGP vive mesmo um bom momento. Aproveitando a boa fase na pista, o Mundial de Motovelocidade vem expandindo seus horizontes e após garantir a entrada da Áustria no calendário de 2016, pode ter a Finlândia como próximo destino.
 
O país natal de Mika Kallio concedeu a aprovação final para a construção do circuito KymiRing, que fica cerca de 160 km ao norte de Helsinque. E os responsáveis pelo trajeto, que conta com um traçado de 4.8 km, já negociam para sediar o Mundial de Motovelocidade a partir de 2017 ou 2018.
 
A Finlândia recebeu o Mundial entre 1962 e 1982, primeiro na pista de Tampere e, depois, no traçado de Imatra.
Kymi Motorsport Park quer receber a MotoGP a partir de 2017 (Foto: Apex Circuit Design)
“Nós temos um bom entendimento com a Dorna”, disse Timo Pohjola, gestor do projeto, em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. “Nós vamos ter uma reunião em fevereiro, eles vão visitar a Finlândia mais uma vez e nós vamos discutir o cronograma”, continuou.
 
 “Nós estamos satisfeitos com tudo que eles fizeram até aqui”, frisou.
 
Mesmo satisfeito, Pohjola ressaltou que “no momento, é muito cedo para dizer” se o circuito estará pronto para receber a MotoGP em 2017 ou 2018. 
 
Apesar de a aprovação final ter sido concedida na semana passada, o trabalho mais significativo de construção do circuito não deve começar tão cedo, já que o inverno finlandês é bastante severo.
 
“Nós temos um cronograma preliminar dos nossos construtores e ele diz que vai levar entre 12 e 13 meses”, explicou Pohjola. “No momento, a primeira coisa que podemos continuar é a cortar a floresta, então este será o próximo estágio, e aí também vamos começar o trabalho de terraplanagem”, relatou.
 
“A terra está congelada no momento, a profundidade é de cerca de dois metros congelada. Nós temos de esperar um pouco para que derreta, aí fica muito mais fácil e barato de trabalhar”, justificou. “Nós temos cerca de cinco meses por ano onde não é muito inteligente começar o trabalho de terraplanagem”, apontou.
 
O inverno, entretanto, voltará a ser um problema na reta final da construção do circuito, especialmente na hora de aplicar o asfalto.
 
“Nós não sabemos qual será o cronograma no final deste ano”, falou Pohjola. “Ainda é um pouco cedo para dizer. Nós só queremos falar em fatos, porque este inverno está sendo muito, muito mais duro do que estávamos esperando”, ressaltou.
 
Quando as obras estiveram concluídas, o circuito de KymiRing vai receber a homologação A da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a Grau 2 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o que vai permitir que a pista receba outras categorias do esporte, como o DTM, por exemplo.
 
“A federação de automobilismo teve algumas conversar sérias com a FIA e com outros promotores”, revelou Timo. “Então tem muitas coisas em negociação. Posso dizer que esperamos alguns resultados ou declarações antes do verão”, concluiu.
VEJA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.