FOTO: Às vésperas do GP de San Marino, pilotos visitam Vaticano e se encontram com Papa Francisco

Conhecer o Papa Francisco é daquelas oportunidades únicas da vida, e alguns pilotos da MotoGP viveram essa experiência. nesta quarta-feira (5), às vésperas do GP de San Marino e Riviera de Rimini, alguns competidores visitaram o Vaticano e tiveram um encontro com o Sumo Pontífice, a quem presentearam com seus capacetes

Alguns pilotos da MotoGP tiveram uma experiência bastante especial às vésperas do GP de San Marino e Riviera de Rimini. Nesta quarta-feira (5), os competidores foram ao Vaticano e se encontraram com ninguém menos que o Papa Francisco.
 
O evento contou com a presença de Marc Márquez, Dani Pedrosa, Andrea Iannone, Jack Miller e Danilo Petrucci, além de Paolo Simoncelli, pai de Marco e chefe da Sic58, e Carmelo Ezpeleta. A visita foi organizada com a colaboração do CONI (Comitê Olímpico Nacional Italiano) e também contou com Giovanni Copioli, presidente da FMI, Giovanni Málago, presidente do CONI, e Carlo Mornati, secretário-geral do CONI.
 
O Sumo Pontífice aproveitou para falar algumas palavras sobre a importância do esporte. “O esporte, respeitando as regras, é uma importante maneira de aprender, especialmente para as novas gerações. O esporte promove uma maneira saudável de superar a si mesmo, treinar o espírito e promover uma lealdade nos relacionamentos pessoais e de amizade”.
Ezpeleta beija a mão de Papa Francisco (Foto: Divulgação/MotoGP)

“O esporte é expressado em língua universal que transcende confinamento, raça, religião e ideologia. Isso é visto com mais frequência no esporte a motor, quando vem do coração. Portanto, tem a capacidade intrínseca de unir as pessoas. Eu encorajo vocês a espalharem os valores do esporte. Desta maneira, vocês contribuirão em criar uma sociedade mais justa e solidária”.

 
Os pilotos também aproveitaram para falar um pouco sobre a incrível experiência vivida nesta manhã. “Foi uma ótima experiência em uma roupa diferente. Eu acredito que uma vez na vida é bom conhece-lo caso tenha a oportunidade. Foi tão legal, fomos capazes de conversar com ele. Foi um prazer estar aqui. O que ele disse foi ótimo”, contou Marc Márquez.
 
Quem acompanhou o discurso do espanhol foi Dani Pedrosa. “Foi uma oportunidade muito especial e única em conhecer o Papa e ser capaz de trocar algumas palavras, para mim e os outros pilotos. Nós praticamos um esporte muito extremo e tem muitos riscos, então é sempre importante se sentir bem. Esse evento é algo especial e fiquei agradecido de estar aqui”.
 
Andrea Iannone, outro competidor que esteve no encontro, agradeceu a MotoGP pela oportunidade e ainda aproveitou para fazer uma piada. “É realmente um dia incrível para nós, é a primeira vez que venho aqui para conhecer o Papa. Eu sou um homem de sorte em ter essa experiência, espero que depois de hoje eu tenha ainda mais sorte. Mas brincadeiras a parte, eu aproveitei muito. Obrigado, MotoGP, por essa oportunidade. Irei lembrar de hoje para o resto de minha vida”.
Marquéz entrega seu capacete (Foto: Divulgação/MotoGP)
“Estive em Roma muitas vezes, mas nunca tive a chance de conhecer o Papa. Foi bastante emocional, ele é uma ótima pessoa e disse ótimas palavras. Foi incrível ele disse coisas especiais para nós sobre paixão e ser um campeão na vida antes do que no esporte. Nunca vou esquecer isso, não é algo que acontece todo dia. Nunca estive tão feliz em estar aqui no Vaticano”, contou Danilo Petrucci.
 
Por fim, Jack Miller também deixou o seu depoimento. “Hoje foi uma oportunidade de uma vez na vida, minha primeira vez no Vaticano e conhecer o papa é definitivamente algo que você conta aos seus filhos sobre. Foi algo surreal. Foi ótimo trocar algumas palavras com ele, ele é bastante engraçado, ele disse que iria usar os capacetes e achei engraçado imaginar ele andando por aí de capacete. Conheci o Primeiro Ministro da Tailândia no início do ano, agora o Papa… Estou me sentindo um pouco um diplomata australiano”, encerrou.
 
No evento, os pilotos ainda aproveitaram para presentar Papa Francisco com seus capacetes. Em abril deste ano, o Sumo Pontífice recebeu os pilotos da FE.
Pilotos seguram capacetes que entregaram ao Papa (Foto: Divulgação/MotoGP)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.