Bagnaia agita Mugello com estilo rock n’ roll e coloca pressão em Martín após nova vitória

O equilíbrio que faltou a Pecco Bagnaia nas outras etapas, apareceu na Itália. Imbatível do início ao fim, o bicampeão da MotoGP levou mais uma vitória e colocou ainda mais pressão no rival Jorge Martín para o segundo capítulo da intensa batalha

Francesco Bagnaia deu um show no GP da Itália. Aliás, dois espetáculos. O primeiro, dentro da pista, largando da quinta posição e liderando todas as voltas da prova para conquistar a segunda vitória do fim de semana. O outro, na comemoração, quando incorporou o estilo roqueiro e fez a festa com a torcida local.

Correndo em casa, o atual bicampeão da MotoGP parece ter se encontrado no melhor momento da temporada e ainda aproveitou para entrar no clima rock, com um capacete homenageando a banda Kiss. Depois de vencer em Barcelona, na semana passada, Bagnaia dominou quase todas as atividades em Mugello, ficando apenas sem a pole-position.

Neste domingo (2), ignorou a punição que recebeu. Depois de ter perdido três posições no grid e ser obrigado a partir do quinto lugar, voou logo na primeira volta para assumir a liderança em poucos metros. De lá, não saiu mais até a bandeirada, com raros momentos de preocupação durante as 21 voltas.

“O dia começou bem porque recebi mensagem de uma lenda [Gene Simmons, vocalista e baixista da banda Kiss] e ele disse que eu provavelmente venceria. Foi incrível. Estou feliz, satisfeito e muito orgulhoso. O fim de semana foi fantástico”, afirmou o piloto da Ducati.

Francesco Bagnaia fez muita festa após o triunfo em Mugello (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Hoje foi importante liderar desde a primeira volta para colocar meu ritmo. A estratégia ficou perfeita desde as primeiras duas curvas. Mais perfeito do que isso, impossível. A saída foi muito rock and roll. Depois, fizemos um incrível trabalho durante toda a corrida”, acrescentou o italiano

“Não é uma questão de risco [a ultrapassagem contra Jorge Martín], mas uma questão de estar no lugar certo e no momento correto. Decidi tentar por fora porque lembro que no ano passado o [Jack] Miller me ultrapassou e seguiu por fora para depois ficar por dentro na curva 2”, declarou.

As duas vitórias do fim de semana colocaram Bagnaia em ótima situação no campeonato. Depois de ver Jorge Martín abrir vantagem se aproveitando de seus erros, o piloto da Ducati reagiu e agora a diferença é de apenas 18 pontos. Ou seja. o jogo pode realmente virar em Assen.

O espanhol segue líder do campeonato após terminar no pódio neste domingo. Depois de errar e cair na sprint, Martín parecia mais disposto a garantir alguns pontos, mas não contava com um erro na última volta, o que me permitiu ultrapassagem de Enea Bastianini e uma dobradinha da montadora de Bolonha.

Francesco Bagnaia e Jorge Martín durante a prova na Itália (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Olhando de fora, estou bem feliz. Foi uma corrida interessante. Foi grande frustração na última volta, mas antes da corrida eu teria aceitado um pódio. Sofri muito ontem e estava em crise, digamos. Melhorei muito de ontem para hoje e com três voltas para o fim me aproximei do Pecco”, disse.

“Uma coisa é chegar perto, outra é se aproximar a ponto de fazer uma manobra. Hoje cometi um erro idiota, como um novato, e no próximo ano quando chegar na última volta em Mugello, vou ficar na linha branca”, comentou o piloto da Pramac.

Uma coisa é fato, após sete etapas o campeonato da MotoGP esquentou de vez. Martín e Bagnaia se destacam na disputa, no segundo capítulo da rivalidade, mas Marc Márquez ainda tenta ser um fator decisivo nessa batalha. Hoje, porém, foi abaixo. A verdade é que muita água ainda vai rolar até o fim da temporada.

MotoGP volta a acelerar entre 28 de 30 de junho para o GP dos Países Baixos, em Assen, com a 8ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.