Bagnaia usa erro, passa Martín e vence sprint da Emília-Romanha. Marc Márquez é 4º
Francesco Bagnaia perdeu a liderança na largada, mas caçou o rival Jorge Martín e aproveitou um erro para vencer a corrida sprint da MotoGP em Misano. O espanhol ficou em segundo, à frente de Enea Bastianini e Marc Márquez, respectivamente
A disputa pelo título da temporada 2024 da MotoGP ganhou um novo cenário após a corrida sprint na Emília-Romanha, neste sábado (21), em Misano. Francesco Bagnaia mostrou um atuação quase perfeita para derrotar o rival Jorge Martín, vencer a prova curta correndo em casa e se aproximar ainda mais na disputa pelo campeonato da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Depois de perder a liderança para Martín logo na largada, Bagnaia começou uma intensa caçada até recuperar terreno. A seis voltas para o fim, aproveitou erro do espanhol para assumir a liderança e rumar para a grande vitória para as pretensões de título. O pódio ficou completo com Enea Bastianini, na terceira colocação.
A quarta posição ficou com Marc Márquez, seguido pelo novato Pedro Acosta. Brad Binder até fez boa largada e subiu para o segundo lugar, mas terminou em sexto, à frente de Fabio Quartararo, Marco Bezzecchi, Franco Morbidelli e Maverick Viñales.
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A Yamaha correu desfalcada em Misano. Com uma forte gripe, Álex Rins já não tinha conseguido treinar na sexta-feira, mas, depois do treino desta manhã, passou em consulta com o Dr. Ángel Charte, diretor-médico da MotoGP, que recomendou descanso para que ele esteja recuperado para a corrida da próxima semana, na Indonésia.
A largada do GP da Emília-Romanha, em Misano, 14ª etapa da temporada da MotoGP, está marcada para este domingo, às 8h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi a corrida sprint do GP da Emília-Romanha de MotoGP:
O céu de Rimini até tinha algumas nuvens no céu, mas o clima era predominantemente ensolarado para a corrida sprint do GP da Emília-Romanha. Quando os pilotos partiram para o grid, os termômetros mediam 23°C, com o asfalto chegando a 36°C. A umidade relativa do ar estava em 62%, com o vento soprando a 9 km/h.
No grid do circuito Marco Simoncelli, a maioria dos pilotos tinha pneu médio na dianteira e macio atrás, exceto Álex Márquez, que foi para a pista com um par de médios.
Dono da pole, Francesco Bagnaia saiu bem, mas não melhor do que Jorga Martín, que tomou a ponta no mergulho da curva 1. Brad Binder assumiu o segundo posto, mas, pouco depois foi superado por Bagnaia e Enea Bastianini. Marc Márquez já vinha em quinto.
Logo de cara, Martín abriu diferença, mas Pecco passou a tentar cortar rapidamente. Enquanto isso, Marc Márquez passou Binder e saltou para a quarta colocação. Pedro Acosta vinha me sexto, diante de Fabio Quartararo e Marco Bezzecchi.
Ainda na segunda volta, Acosta atacou Binder e tomou o quinto posto, deixando o sul-africano para se defender da pressão de Quartararo.
Na ponta, Bagnaia cortou para 0s615 e margem de Martín, enquanto Marc Márquez também ia encostando em Bastianini pelo terceiro posto.
Ainda no comecinho da corrida, Bastianini e Augusto Fernández foram advertidos para respeitarem os limites de pista.
Ao fim da terceira volta em Misano, a vantagem de Martín em relação a Bagnaia tinha caído para 0s4. Bastianini, Marc Márquez e Acosta vinham por perto.
Depois de derrubar a diferença para a casa de 0s3, Pecco viu Martín se afastar novamente, voltando a casa de 0s6. Bastianini encostou um tiquinho no companheiro de equipe, mas se distanciou pouco depois, beirando o 1s.
O campeão vigente não desistiu da caçada e voltou a encurtar a margem do rival da Pramac. Com a melhor volta da corrida registrada em 1min30s792, o #1 voltou a casa dos 0s3 de distância. Bastianini não conseguia acompanhar, mas tampouco estava sob intensa pressão de Marc Márquez.
Ainda com oito voltas para o fim, Bagnaia grudou em Martín, chegando a menos de 0s2, mas o espanhol aproveitava a reta para ganhar fôlego, forçando o rival a remar mais um pouquinho.
O vai e vem entre os ponteiros seguiu, mas, no oitavo giro, foi Martín que recebeu uma advertência para respeitar os limites. Pouco depois, o #89 errou, escapou da linha na Carro, a curva 14, e abriu a porta para a passagem de Bagnaia.
O titular da Ducati, então, tratou de abrir margem logo de cara, se afastando mais de 0s5 em um curto espaço de tempo. Terceiro, Bastianini cortou um pouquinho da vantagem de Jorge, mas ainda tinha mais de 1s de atraso.
Enquanto Marc Márquez não ia chegando em Bastianini, Acosta ia remando na direção do multicampeão, aproveitando um erro do irmão de Álex, que escapou da pista. Na 10ª volta, o titular da GasGas Tech3 estava a menos de 0s5.
Com três voltas para o fim, a direção de prova anunciou que Joan Mir teria de pagar uma volta longa por ter excedido os limites da pista.
Enquanto isso, Martín seguia tentando reagir a Bagnaia, mas apenas baixava a margem para 0s4 e logo voltava a se afastar mais de 0s5. Bastianini ia isolado em terceiro, com Marc Márquez de novo se afastando de Acosta. Atrás, Binder tinha o sexto posto sob ameaça, já que Quartararo vinha perto, mas pressionado por Bezzecchi.
Faltando duas voltas para a bandeirada, Raúl Fernández também foi sancionado com uma volta longa por pegar um atalho na pista.
De tanto insistir, Bezzecchi conseguiu passar Quartararo, mas o troco do francês foi quase imediato. O piloto da Yamaha vinha ainda mais perto de Binder.
Na ponta, Martín estava agora a menos de 0s3, mas o #1 não cedia espaço e tratou de se afastar de novo para receber a bandeirada com 0s285 de margem.
MotoGP 2024, GP da Emília-Romanha, Misano, Corrida sprint:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 13 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +0.285 |
3 | E BASTIANINI | Ducati | +1.319 |
4 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +5.386 |
5 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | +6.580 |
6 | B BINDER | KTM | +8.143 |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | +8.405 |
8 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +8.965 |
9 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | +9.271 |
10 | M VIÑALES | Aprilia | +9.538 |
11 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | +11.542 |
12 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +12.049 |
13 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +14.819 |
14 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +16.566 |
15 | J MILLER | KTM | +19.411 |
16 | L MARINI | Honda | +20.101 |
17 | J ZARCO | LCR Honda | +20.598 |
18 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +20.742 |
19 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +25.394 |
20 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +25.431 |
21 | J MIR | Honda | +27.708 |
22 | A RINS | Yamaha | NL |